Iniciante

Tema: desafios para o combate ao analfabetismo no brasil.

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Por cerca de 100 anos, no Brasil, homens e mulheres analfabetos não possuíam direito ao voto. Logo, eram submetidos as decisões da elite, já que grande parte da população não tinha acesso à escolarização. Nos dias atuais, apesar de ter como direito, a sociedade brasileira enfrenta desafios no processo de alfabetização dos indivíduos. Certamente, a ineficiência das instituições e a evasão escolar são agravantes neste contexto.

Em primeira análise, enquanto houver falhas no sistema educacional não será possível solucionar este problema. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra (PNAD), em 2015, 8% dos brasileiros com 15 anos não sabiam ler ou escrever. Assim, é inquestionável que há um grande distanciamento entre a lei e a prática, tendo em vista a Constituição Federal de 1988, que garante educação de qualidade em todo território nacional.

Em segunda análise, a evasão escolar é consequência da ineficácia da aprendizagem. Uma vez que, não absorvendo o conteúdo, os estudantes se desmotivam e se distanciam do ambiente escolar. Conforme retrata o filme estadunidense “Amor de um pai”, apesar de todos os obstáculos um estudante e pai solteiro persiste em seu objetivo até se formar na faculdade dos sonhos. Desse modo, assim como na trama, é necessário que os estudantes mantenham a persistência e motivação buscando por uma alfabetização eficiente.

Portanto, faz-se mister a adoção de medidas que visem combater essa problemática. Cabe ao Ministério da Educação, em parceria com os governos municipais, a criação de avaliações para capacitação profissional e adaptação dos métodos utilizados conforme o rendimento dos alunos. Aliado a isso, a promoção de campanhas de incentivo ao letramento, por intermédio de verbas governamentais, para que assim, a preocupante taxa de analfabetismo seja reduzida do cenário nacional. Desse modo, tomando-se as medidas discutidas, o contexto brasileiro se distanciará da realidade vivenciada há aproximadamente 100 anos e se aproximará da realidade retratada em “Amor de um pai”.

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2 Correções

  1. Oii (:
    Parabéns, eu gostei muito da sua redação! A alusão histórica citada fez comparação com a realidade do brasil. Os desenvolvimentos estão bons, contudo, acho que você poderia trazer um pouco mais de conectivos e detalhamento para o seu texto. A conclusão esta ótima, você propõe uma solução e disse as 5 competências conclusivas. A retomada das duas citações no final do texto fez com que a sua redação ficasse realmente concluída pois você fechou o que disse no começo.
    Continue treinando e não desista (:
    Eu sou só uma vestibulanda, então pode ter algo que eu disse que esta errado. Mas, espero ter te ajudado!! (:
    NOTA: 800

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  2. Oi, Debora! Vou corrigir por parágrafos, pode ser? Sou estudante, se eu errar alguma coisa, você me corrige, pode ser? :)

    -INTRO-
    –> ausência de crase: “às decisões da elite”
    –> evite dizer “nos dias atuais” traga algo tipo “cenário hodierno/contemporâneo” (não ta errado, é apenas uma besteirinha que os corretores não gostam)
    –> sua introdução está perfeita! Contextualizou muito bem, trouxe uma tese e as duas problemáticas.

    D1 [ineficiência das instituições]
    –> não observei desvios gramaticais
    –> você trouxe tópico frasal, citação e opinião final, mas esqueceu da afirmação, esta é seu local de fala, é onde você vai dizer que ta errado por isso, por isso e por aquilo, onde vai dizer que o problema afeta tal parcela da sociedade, que tem isso e aquilo lá como consequências. A afirmação vem entre a citação e a opinião.

    D2 [evasão escolar]
    –> antes de “uma vez que”, deve ser uma vírgula, se não voce não quiser que este período entre dentro do seu tópico frasal, substitua “uma vez que” por um conectivode transição
    –> coesão “os obstáculos um estudante e pai solteiro persiste”
    –> você está esquecendo da sua afirmação, não gaste muitas linhas falando sobre sua citação, o mais importante é a sua argumentação

    CONCLUSÃO
    –> ação: criação de avaliações para capacitação profissional e adaptação dos métodos utilizados conforme o rendimento dos alunos | promoção de campanhas de incentivo ao letramento
    –> meio/modo: por intermédio de verbas governamentais
    –> agente: Ministério da Educação, em parceria com os governos municipais
    –> finalidade: a preocupante taxa de analfabetismo seja reduzida do cenário nacional
    –> detalhamento: ?

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 900 [nota representativa]

    Parabéns pelo texto, você escreve muito bem! =)

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