Decretada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a todos os indivíduos à educação e ao bem-estar social. No entanto, a fraca incidência de idosos no ensino superior os impossibilita de desfrutarem desse direito universal na prática. Seguindo o contexto, é importante analisarmos as principais consequências dessa problemática para a sociedade. Em primeiro plano, é importante salientar que a educação é o principal fator para o desenvolvimento de um país. De modo corriqueiro, ocupando o nono lugar na economia mundial, seria possível crer que o Brasil possui uma população desenvolvida e com maior apoio aos idosos. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de inclusão deles no ensino superior. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos com 60 anos ou mais será maior que o de crianças de até 14 anos em 2030. É inadmissível que a sociedade aceite tal postura como essa vinda do Estado, visto que daqui há alguns anos, os idosos serão uma grande parte da população ativa.
Faz-se necessário, ainda, ressaltar as estruturas das universidades para os idosos como impulsionador do problema. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Diante de tal contexto, é importante analisar que as instituições de ensino superior não usufruem de elementos essenciais aos idosos, como elevador, corrimãos nas escadas e uma cadeira de rodas, caso necessário.
Portanto, é preciso modificar a realidade, conforme o pensamento do jornalista irlandês George Shaw, que diz que o progresso é impossível sem mudança. Assim, o Ministério da Educação, juntamente com a participação de ONGs e jovens estudantes, devem encorajar a população idosa por meio de campanhas e encontros para que essa parte da sociedade tenha um estudo necessário. Dessa forma, será possível garantir a educação das pessoas de terceira idade e, assim, o Brasil dará mais um passo para se tornar um País onde a educação é o principal fator.
TEMA: Desafios para inclusão de idosos no ensino superior
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Joãovictormacedo
C1- 120 ( alguns erros, como crase, vírgula, e palavras ou termos colocadas erroneamente)
C2- 160 ( seu repertório é bom, mas deve selecioná-lo melhor para ser mais pertinente ao tema, e não basta apenas citar, tem que fazer dele produtivo, ou seja, vc deve explicar pq está utilizando-o).
C3- 120 ( Faltou estruturar melhor sua redação em termos de separação dos parágrafos, início deles, elaboração de uma tese explícita demonstrando projeto de texto, ok? Cuidado com isso.
C4- 160 ( Sua estrutura coesiva é boa, mas você deve diversificar melhor os conectivos e selecioná-los melhor, verificar se realmente está fazendo sentido, ok?
C5- 120 ( a proposta deve ser dividida em 5 elementos, agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade. Na sua encontrei 4 elementos, mas devido sua ação ter ficado fraca, ou seja, uma ação meio que abstrata, optei por não considerá-la por completo. A ação deve ser mais concreta, como assim encorajar por meio de campanhas? Entende? Além disso, faltou detalhar, certo?
Continue praticando, vc tem potencial.
NOTA: 680
Luana Rodrigues
Olá Gustavo, eu quero te repassar algumas dicas que aprendi em um canal de redações.
Vamos começar com a introdução. A maioria das redações nota 1000 apresentaram algumas semelhanças como começar a introdução com um repertório sócio cultural, apresentar o tema, problematizar, apresentar argumentos explícitos e dividir a tese em 2 argumentos que vão ser reapresentados nós desenvolvimentos.
No desenvolvimento1, inicia- se com tópico frasal ( como você começou seu D1) reapresentando o argumento 1 da tese, posteriormente você irá apresentar um repertório sociocultural ( se possível uma área diferente da que você colocou na introdução) para embasar o argumento. E depois você termina com um desfecho por meio de uma crítica.
No segundo desenvolvimento é a mesma lógica, você inicia o parágrafo com um tópico frasal reapresentando o segundo argumento, depois uma área do conhecimento e por fim um desfecho.
Na conclusão, você irá começar com um tópico frasal conclusivo. Depois você irá apresentar o agente interventor, a ação interventiva, o modo/meio( que é identificado pelas palavras por meio e por intermédio), detalhamento e finalidade, e termina com uma frase de enfeito( opcional).
Espero ter ajudado!
thainadutral
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. NOTA: 120
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo NOTA: 180
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista NOTA: 120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação NOTA: 60
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural NOTA: 120
TOTAL: 600
gustavogomess
Obrigado pela correção, Thainá! É um dos meus primeiros textos que eu faço no estilo ENEM e confesso que fiquei um pouco nervoso e inseguro ao formar o corpo do texto. Um dos pontos mais cruciais da dissertação argumentativa é, de fato, a argumentação e foi onde eu mais errei. Mas com o tempo eu pretendo organizar melhor todas as minhas teses. Muito obrigado!!!
Ezequiasss
Olá Gustavo, tudo bem? Eu queria trazer algumas dicas que possam te ajudar. Bom, gostei da introdução, mas senti falta de uma tese explicita e do anúncio de argumentos. A tese é sua opinião sobre o assunto.
Exemplo:
Num tema de uma redação como: A automedicação no Brasil:
“O problema da auto-medicação no Brasil, atinge, em sua maioria, a população jovem”
Essa é minha opinião, e com os argumentos eu vou sustentar a tese.
Exemplo: Arg= Jovens se automedicam porque querem a melhorar os desempenhos de suas atividades
E fazendo um jogo de causa e consequência posso mostrar no 3 parágrafo a ideia de que: Esse uso abusivo dos medicamentos, mesmo não sendo crime(por se tratar de drogas lícitas) pode causar danos contra a saúde da juventude
E na conclusão é legal resolver o problema que foi evidenciado no desenvolvimento. Se tratando sobre causa e consequência, é melhor as vezes tratar a consequência, pois a causa na maioria das vezes é algo abstrato. Tipo p resolver o problema de jovens forçados psicologicamente a exercerem auto performance e com isso se automedicam. O que levaria a um âmbito muito mais abistrato.
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gustavogomess
Ezequias, muito obrigado pelas dicas. Pode ter total certeza que vou usá-las no meu próximo texto. Prometo melhor também (é a minha terceira redação estilo ENEM que eu faço, então eu fico meio inseguro), mas eu acredito que cada dia é um novo passo para chegar em uma nota alta. Muito obrigado!