Tema: Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

  • 2

Em 1988, Ulysses Guimarães promulgou a Carta Magna e estabeleceu que o direito à saúde deveria ser garantido a todos. Entretanto, os desafios para garantir a vacinação monstram que a promessa de Guimarães está distante de ser a realidade no Brasil. Com efeito, há de se desconstruir a falta de fornecimento de vacinas essenciais nos postos de saúde bem como a recusa dos cidadãos em se vacinarem.
Em primeira análise, o desabastecimento dos imunizantes causa preocupação por risco de surtos de doenças letais. Nesse sentido, Os números do PNI– Programa Nacional de Imunização–, demonstram que desde 2013 a cobertura de vacinação para algumas enfermidades, vêm caindo a cada ano. No entanto, esse problema torna-se um dos principais obstáculos que impossibilita que muitos indivíduos se protejam.
De outra parte, a despreocupação de alguns habitantes também diminui o índice de imunização da sociedade. Nesse contexto, é possível citar a Revolta da Vacina — que ocorreu em 1905–, onde o povo se recusou a seguir a lei que obrigava- os a se vacinar. Todavia, os brasileiros se recusam a tomar as vacinas por não terem conhecimento de seus efeitos, assim como a população na época da revolta. Dessa forma, é perceptível que a situação se repete ultimamente.
Diante disso, o Ministério da Saúde deve proporcionar a melhora do sistema de saúde por intermédio de investimentos para o aumento de distribuição de vacinas, com o objetivo de ampliar o número de pessoas imunizadas. E além disso, precisa informar mais sobre as medições que são aplicadas por meio de campanhas e panfletos explicativos, para que o medo e a ignorância deixem de existir.

Compartilhar

4 Correções

  1. C1-demostra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convecções da escrita. pontos(180)
    C2-desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio de tipo textual dissertativo-argumentativo. pontos(160)
    C3-seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente em defesa de seu ponto de vista. pontos(160)
    C4- articula as partes de um texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. pontos(160)
    c5-elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada a discussão desenvolvida no texto. pontos(90)

    • 3
  2. A redação ficou muito coerente, a pontuação está ótima, achei muito importante ter citados exemplos, e como foi você citou, a revolta da vacina, hoje em dia ainda acontece muito, muitas pessoas não tem conhecimento, elas não fazem mínima ideia da importância de se previnir, o Governo deveria proporcionar campanhas mais específicas.
    A sua redação está ótima

    • 2
  3. •Introdução: ótima contextualização, a tese foi elaborada de maneira coerente.
    •Argumento 1: bom argumento, porém não foi muito desenvolvido, poderia ter abordado um pouco mais.
    •Argumento 2: a alusão histórica à revolta da vacina foi bastante interessante, mas, também faltou um pouco mais de desenvoltura, poderia ter dissertado mais acerca de por qual motivo o cenário volta a se repetir.
    Conclusão: a proposta de intervenção ficou coerente e detalhada, ótima!

    • 2
  4. Sobre a escolha do tema: perfeita, um senário que foi visto em 2019 com a volta de doenças que a muitos anos não aconteciam no brasil. me fez abrir e ter vontade de ler.
    Foram citados vários fatos importantes, como a revolta da vacina, um marco da saúde brasileira.
    sobre a conclusão, na minha opinião deve ser realizado o investimento em informação antes do investimento em vacina. pois como foi explicado, muitas famílias carentes não se vacinam principalmente por falta de conhecimento e não por falta da vacina em si.
    ademais, ótimo tema, ótimo desenvolver e ótima conclusão.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.