TEMA: DESAFIOS PARA GARANTIR A VACINAÇÃO DOS BRASILEIROS
De acordo com o art. 6°, da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a saúde é um direito social dos brasileiros, o qual o Estado busca garantir mediante políticas sociais e econômicas, como, por exemplo, o calendário de vacinação. No entanto, o Estado tem encontrado dificuldades para garantir esse direito à sociedade. Logo, é fundamental defender a importância da vacinação para a saúde dos brasileiros.
A princípio, a vacinação é um método muito eficaz de imunização contra doenças, e que, no Brasil, foi responsável por erradicar graves doenças, como varíola, febre amarela, sarampo e poliomielite. Dessa maneira, o Ministério da Saúde por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, que é um sistema de saúde universal e igualitário, busca levar as vacinas para toda a população do país.
Contudo, mesmo havendo disponibilidade do recurso, muitas pessoas não aderem à vacinação, seja por questionarem a segurança do método, temerem os efeitos colaterais ou acreditarem que não estão suscetíveis às doenças. Diante disso, a disseminação de notícias que colocam em dúvida a credibilidade das vacinas colabora com a queda da taxa de imunização no país, fazendo com que doenças já erradicadas, como, recentemente, febre amarela e caxumba, retornem à realidade dos brasileiros.
Por fim, para garantir a abrangência da imunização para o máximo de brasileiros possível, é fundamental demonstrar o quanto se vacinar e vacinar as crianças são importantes para a saúde da sociedade. Portanto, ações como a busca ativa a comunidade por meio dos agentes de saúde, a prevenção e a correta alimentação dos sistemas de informações são indispensáveis.
Kenia
TEMA: DESAFIOS PARA GARANTIR A VACINAÇÃO DOS BRASILEIROS
De acordo com o art. 6°, da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a saúde é um direito social dos brasileiros, o qual o Estado busca garantir mediante políticas sociais e econômicas, como*, por exemplo, o calendário de vacinação. No entanto, o Estado tem encontrado dificuldades para garantir esse direito à sociedade. Logo, é fundamental defender a importância da vacinação para a saúde dos brasileiros.
*Como, por exemplo, é redundância. Use um ou outro.
*Você usou Estado duas vezes, use sinônimos, como nação, país.
Tese = Causa = garantir a vacinação + Consequência = dificuldade de garantir esse direito. Você precisa melhorar essa parte, deixar evidente cada elemento para assim argumentar a tese.
A princípio, a vacinação é um método muito eficaz de imunização contra doenças, e que, no Brasil, foi responsável por erradicar graves doenças, como varíola, febre amarela, sarampo e poliomielite. Dessa maneira, o Ministério da Saúde por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, que é um sistema de saúde universal e igualitário, busca levar as vacinas para toda a população do país.
Contudo, mesmo havendo disponibilidade do recurso, muitas pessoas não aderem à vacinação, seja por questionarem a segurança do método, temerem os efeitos colaterais ou* acreditarem que não estão suscetíveis às doenças. Diante disso, a disseminação de notícias que colocam em dúvida a credibilidade das vacinas colabora com a queda da taxa de imunização no país, fazendo com que doenças já erradicadas, como, recentemente, febre amarela e caxumba, retornem à realidade dos brasileiros*.
*Seja. São pares de oposição e precisam ser iguais. Seja… seja, quer seja…quer seja.
*Cabe nessa argumentação você trazer dados de alguma revista para dar sustentação as suas afirmações.
Por fim, para garantir a abrangência da imunização para o máximo de brasileiros possível, é fundamental demonstrar o quanto se vacinar e vacinar as crianças são importantes para a saúde da sociedade*. Portanto, ações como a busca ativa* a comunidade por meio dos agentes de saúde, a prevenção e a correta alimentação dos sistemas de informações são indispensáveis.
*E como vai ser feito isso? Por meio de campanhas? Quem fará? Como vai ser feita? Quais objetivos quer alcançar?
*O que é essa busca ativa?
Proposta de intervenção tem que ter (atente para o fato que a intervenção deve ser realizada por meio de algo a médio e curto prazo).
O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Bom, espero ter ajudado. Você escreve bem e a estrutura da redação dissertativo-argumentativa já está bem organizada. Agora é só preencher essas lacunas.
Mateus Silva
Olá Camila, Tudo bem?
PONTOS NEGATIVOS:
– Então, na introdução você começou super bem citando a Constituição, mas eu senti a falta de sua tese(seu posicionamento) que, no caso, você poderia defende-la nos parágrafos do desenvolvimento.
– Nos desenvolvimentos, é importante começar com um tópico frasal, para não deixar os parágrafos soltos. Também é importante apresentar repertórios socioculturais(uma citação, um dado estatístico, etc.) para reforçar seus argumentos, ok!?
– Na conclusão, você pode retomar o tema( praticamente ocupa de 1 a 2 linhas), por exemplo:
“Portanto, ações são imprescindíveis para garantir a vacinação da população brasileira.”
A partir daí, você precisa detalhar muito bem sua proposta, que deve conter: Agente( quem deve resolver o problema),Ação( o que deve ser feito), Meio / Modo( como deve ser resolvido), Finalidade( qual o objetivo).
OBS: cuidado ao repetir palavras no mesmo parágrafo, pesquise por sinônimos para não ficar repetitivo.
PONTOS POSITIVOS:
– Mesmo não apresentando a tese, você se posicionou bem.
– Usou bem os conectivos, que são muito importantes para a coerência do seu texto.
naiara
olá!
você apresentou introdução e tese muito bons, soube defende-los em seu desenvolvimento por meio de argumentos muito bons. faltou algum tipo de repertório para validar seus argumentos e tome cuidado com o uso das virgulas.
vc apresentou conectivos muito bons.
sua intervenção deixa a desejar visto que vc precisa responder agente+ meio+ ação+ finalidade e detalhamento.
continue treinando vc parece ter um bom potencial.
Jacqueliny
Boa tarde! Li sua redação, você tem um bom domínio da língua. No entanto, há muitas palavras repetidas em um curto espaço de tempo como ”doenças” e ”vacinas”, busque por sinônimos. Há também a falta de conectividade entre um parágrafo e outro, busque por conectivos para que no seu texto haja uma melhor coesão. Uma dica pessoal: faça uso de alusões históricas ou citações, como por exemplo a revolta da vacina. Enriquecerá seu texto. Espero ter ajudado.
gust
Faltou um pouco de coesão no início
[a saúde é um direito social dos brasileiros, o qual o Estado busca garantir mediante políticas sociais e econômicas, como, por exemplo, o calendário de vacinação.]
poderia ser reescrito retirando o “como, por exemplo” ficaria
[De acordo com o art. 6° da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a saúde é um direito social dos brasileiros, o qual o Estado busca garantir mediante políticas sociais e econômicas o calendário de vacinação.]
Ademais ótimo texto só as vírgulas são um problema