Tema ” Desafios para a formação Educacional dos surdos no Brasil”
Em sua obra “cidadão de papel” o célebre escritor Gilberto Dimenstein dissertou que, só há efetivação da democracia quando se garante os direitos fundamentais de um povo. A discussão levantada por Dimenstein continua válida nos dias atuais, como visto a partir do alto índice de deficientes auditivos que não possuem formação educacional, fator que os exclui da cidadania. Com base nesse viés, é válido discutir a principal razão para a formação educacional dos surdos promover a democracia, bem como principal entrave que impede que tantos deles não se formem.
Com efeito, nota-se que a importância da formação do deficiente auditivo para a democracia se relaciona com sua alta capacidade de promover um sentimento de “justiça cidadã”. Tal situação ocorre porque, desde a formação do país, esse sentimento é escasso, visto que, desde 1500, a nação brasileira que têm sido formada é altamente capitalista, buscando apenas o lucro como objetivo mor, sendo constantemente excluídos os indivíduos que geram despesas- como no caso dos deficientes que precisam de equipamentos especiais em sala, por exemplo. Logo, a sociedade brasileira contraria os dizeres do artigo 6º promulgado na Constituição de 1988: o direito à educação a todos. Assim, a formação educacional dos surdos funciona como uma espécie de âncora para um grupo com constante sentimento de injustiça cidadã, e garante na prática real democracia.
Ademais, o principal entrave que impede que tantos deficiêntes auditivos não se formem é o perfil da educação brasileira, a qual não possui classes especiais suficientes para esse público. Isso ocorre porque, assim como dito pelo sociólogo Émile Durkheim, as escolas brasileiras “não conhecem o contexto em que estão inseridas e por isso não agem nele”, não reconhecendo, portanto, o que se deve existir numa classe inclusiva . Nota-se então, a partir dessa educação falha, a formação de cada vez mais escolas que não reconhecem seus máximos deveres: o de incluir a pessoa com surdez. Assim, forma-se um ciclo de desigualdade, observado no fato de a maioria surda estar matriculada em classes comuns, sem a devida a preparação, segundo o Inep, já que, assim como afirmado pelo sociólogo Forest Fernandes, uma nação com acesso à educação de qualidade não sujeitaria seu povo a precarias condições de cidadania, como as vistas com tal segmento social.
Destarte, os desafios para formação educacional do deficiente auditivo deve ser sanado. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação (ME), reforce políticas de instrução às escolas acerca dos seus deveres para com o surdo. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um projeto nacional de “inclusão total”, o qual irá promover, nas escolas dos mais de 5570 municípios brasileiros, debates acerca da importância da formação educacional do surdo para uma sociedade verdadeiramente democrática, os quais acontecerão nas aulas de sociologia e explicarão detalhadamente o que uma sala inclusiva possui. Isso deve ocorrer a fim de formar escolas que, ciente de seus deveres alcancem a efetiva democracia dita por Dimenstein.
jujubizinha123
Preciso corrigir duas redações pra conseguir enviar alguma, estou começando agora mas, de qualquer forma dá pra ver que você escreve muito bem, sabe organizar cada competência em seu lugar, tudo bem organizado, uma leitura que não há repetição de conectivos, uma redação que não é cansativa nem repetitiva ao se ler.
laris
Redação muito boa, mas eu faria algumas mudanças
Na introdução:
– Letra maiúscula e virgula
”Em sua obra “O Cidadão de Papel”, o célebre escritor Gilberto Dimenstein dissertou que só há efetivação da democracia quando se garante os direitos fundamentais de um povo.”
– Eu substituiria “fator que os exclui da cidadania” por “fator que os exclui da sociedade”
No D1:
“Tal situação ocorre porque esse sentimento é escasso, visto que, desde a formação do país, a nação brasileira que tem sido formada é altamente capitalista…”
– O tema pedia desafios
D2:
“Isso ocorre porque, assim como dito pelo sociólogo Émile Durkheim, as escolas não conhecem o contexto em que estão inseridas e por isso não agem nele, não reconhecendo, portanto, o que se deve existir numa classe inclusiva”
– As aspas são desnecessárias, pois você está explicando o pensamento dele, não repetindo do mesmo jeito que ele falou
Ainda no D2:
“Nota-se então, a partir dessa educação falha, a formação de cada vez mais escolas que não reconhecem seu máximo dever: a inclusão da pessoa com surdez.”
– Você escreveu “máximos deveres” (no plural), mas só citou um
– O último período ficou um pouco grande
Alecrinrr
Sua introdução está muito boa. Tem tema, contextualização, tese e os argumentos.
D1: aqui no seu desenvolvimento 1 eu não usaria esse argumento, visto que o tema quer falar sobre os DESAFIOS e você acabou usando um motivo do por que os surdos precisam de educação. Porém seu parágrafo está bem escrito. você tem que se atentar ao uso inadequado da vírgula.
D2: o argumento está bom. Parágrafo bom. Só toma cuidado com tamanho das linhas viu. No enem não pode ultrapassar 30.
Conclusão: Aqui você foi muito bem de verdade.
Lilianemaira
Muito boa, mesmo !
Porém não usaria “nos dias atuais ” (por conta não pontuação direta do tempo)na introdução. Uma alternativa coerente é na sociedade conteporanea
Não sei como é visto na ótica dos corretores mas acho que a D2 está com muitas alusões. Poderia ter focado um pouco mais na dissertação
OBS sou estudante do ensino médio. Tal fator deve ser considerado em sua análise
Juliiaツ
Adorei sua redação!
Introdução: bom uso da citação reforçando um grande problema existente.
Desenvolvimento 1: ainda citando porém usa uma alusão histórica e uma legislação fazendo uma crítica ao que que real não ocorre na prática.
Desenvolvimento 2: explica bem o problema dentro das escolas que prejudica pessoas surdas.
Conclusão: usa dados estatísticos como argumentos e mostra uma solução, quem irá fazer, onde e como.