Tema: Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil.

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A Constituição de 1988 prevê, em seu artigo 144, o direito à mobilidade urbana eficiente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, nota-se que tal virtude não tem sido aplicada de forma satisfatória, uma vez que se percebe o aumento de problemas na locomoção urbana no Brasil. Diante disso, é necessário analisar os fatores que favorecem essa problemática: a precariedade do transporte público no Brasil e o legado rodoviarista que o país carrega.

A priori, há uma ressalva para a carência de medidas governamentais para sanar os entraves existentes em relação à má qualidade dos transportes coletivos. Por mais que as tarifas para a utilização do meio de transporte estejam em constante aumento, a infraestrutura não acompanha essa mudança. Nesse sentido, a ineficiência torna-se presente cada vez mais nos cenários urbanos, impedindo, assim, que o bem-estar social ocorra.

Convém lembrar que, durante o Governo de Juscelino Kubitschek, criou-se  uma cultura, em detrimento do surgimento da indústria automobilística, em que carros são usados como indicador de status social. Nesse cenário, houve um aumento no uso de automóveis, acentuando, desse modo, a dificuldade na locomoção em cidades. Dessarte, segundo George Bernard Shaw, “é impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.”, corroborando para evidenciar ser possível a mudança nessa situação.

Em suma, enxerga-se a necessidade de combater esses infortúnios. Convém, portanto, à Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, por intermédio de governos municipais, a aplicação de políticas públicas que visem a reparação da infraestrutura de transportes, a fim de oferecer à população uma melhor qualidade de vida. Outrossim, é imprescindível que as prefeituras instiguem campanhas de conscientização, no sentido de incentivar o uso de transportes coletivos pela população. Pois, somente assim, será possível provar a eficiência da legislação instituída na Constituição do Brasil. 

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1 Correção

  1. A Constituição de 1988 prevê, em seu artigo 144, o direito à mobilidade urbana eficiente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, nota-se que tal virtude não tem sido aplicada de forma satisfatória, uma vez que se percebe o aumento de problemas na locomoção urbana no Brasil. Diante disso, é necessário analisar os fatores que favorecem essa problemática: a precariedade do transporte público no Brasil e o legado rodoviarista que o país carrega.
    – boa introdução, bom uso da norma culta, apresentação da tese e dos argumentos

    A priori, (1) há uma ressalva para a carência de medidas governamentais para sanar os entraves existentes em relação à má qualidade dos transportes coletivos. Por mais que as tarifas para a utilização do meio de transporte estejam em constante aumento, a infraestrutura não acompanha essa mudança. (2) Nesse sentido, a ineficiência torna-se presente cada vez mais nos cenários urbanos, impedindo, assim, que o bem-estar social ocorra. (3)

    (1) já vi muitos corretores brigando com alunos que usam “a priori” como conectivo. para evitar problemas, opte por “a princípio”, “em primeiro lugar”, etc
    (2) de onde você tirou essas informações? apresente dados ou algum outro repertório para embasar seu argumento
    (3) sua argumentação ficou prejudicada devido à falta de um repertório, capaz de efetivar suas ideias acerca desse assunto

    (1) Convém lembrar que, durante o Governo de Juscelino Kubitschek, criou-se uma cultura, (2) em detrimento (3) do surgimento da indústria automobilística, em que carros são usados como indicador de status social. Nesse cenário, houve um aumento no uso de automóveis, acentuando, desse modo, a dificuldade na locomoção em cidades. Dessarte, segundo (4) George Bernard Shaw, “é impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.”, corroborando (5) para evidenciar ser possível a mudança nessa situação.

    (1) inicie o parágrafo com um conectivo
    (2) esse período ficou meio confuso devido a alguns erros de vírgula
    (3) “em detrimento” é uma expressão que não cabe bem nesse contexto
    (4) quem é ele? um escritor? filósofo? tente especificar
    (5) “corroborando para evidenciar” é errado

    Em suma, enxerga-se a necessidade de combater esses infortúnios. Convém, portanto, à Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, por intermédio de governos municipais, a aplicação de políticas públicas que visem a reparação da infraestrutura de transportes, a fim de oferecer à população uma melhor qualidade de vida. Outrossim, é imprescindível que as prefeituras instiguem campanhas de conscientização, no sentido de incentivar o uso de transportes coletivos pela população. Pois, somente assim, será possível provar a eficiência da legislação instituída na Constituição do Brasil.
    – bom parágrafo, mas contém duas propostas incompletas.

    NOTA FINAL: 840
    c1: 160 (vírgulas e concordância)
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 200
    c5: 160

    caso tenha alguma dúvida, manda uma mensagem
    espero que tenha te ajudadoo

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