Iniciante

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (ENEM 2019)

  • 0

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante aos cidadãos o direito ao bem-estar e ao lazer. Sob esse viés, é notório que no Brasil, grande parte da população tem acesso a cinemas, todavia, as classes mais baixas ainda são privadas de tal programação, e é algo inaceitável para um país em desenvolvimento. Esse problema é realidade devido à desigualdade e a centralização de atrações culturais em grandes metrópoles.

Nessa perspectiva, vale salientar que, as diferenças sociais são persistentes na sociedade brasileira. Paralelamente, no seriado mexicano “chaves”, essa realidade é evidente, em que o garoto pobre é o único que não vai ao cinema em um dos episódios, por consequência da falta de recursos para se divertir. Sendo assim, é inadmissível que em um país, no qual há uma constituição que garante o acesso ao lazer e à cultura, que isso seja uma realidade.

Ademais, a ausência de cinemas em áreas rurais ou em pequenas cidades, dificulta a locomoção da população até o local de exibição. Essa realidade advém do processo de urbanização acelerada, que é consequência da revolução industrial, na qual levou pessoas do campo para trabalharem nas cidades, o que promoveu grandes desenvolvimentos nas metrópoles. Com isso, o processo de democratização se torna mais difícil de acontecer.

Urge, portanto, para que as classes mais baixas e os habitantes rurais tenham acesso ao cinema que, o Ministério da Educação, invista em escolas profissionalizantes, a fim de desenvolver os jovens e colocá-los no mercado de trabalho, desse modo, diminuirá às desigualdades presentes na sociedade. Somado a isso, é mister que, o Ministério da Infraestrutura desenvolva um projeto objetivando desenvolver as médias e pequenas cidades, ao colocar pavimentação, iluminação e saneamento básico, com a visão de atrair empresas de cinemas para que os habitantes tenham fácil acesso a esse tipo de atração. Somente assim, a realidade do seriado chaves ficará apenas na ficção, e o acesso ao cinema estará democratizado.

Compartilhar

4 Correções

  1. – Introducao:
    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante (cuidado! Não se separa o sujeito do verbo, a pontuação está incorreta);
    Sob esse viés, é notório que no Brasil, grande parte da população tem acesso a cinemas, todavia, as classes (as conjunções adversativas só serão seguidas de vírgula se estiverem deslocadas – entre vírgulas- ou iniciarem períodos);
    e ( vc poderia usar um conectivo, como: o que ou isso) é algo inaceitável para um país
    a (deveria está craseado também) centralização de atrações.
    – D1:
    vale salientar que, (pontuação incorreta, esse que é uma conjunção integrante que dá início a uma oração subordinada substantiva subjetiva, a qual desempenha a função de sujeito da oração) as diferenças sociais são persistentes na sociedade brasileira.
    -D2:
    a ausência de cinemas em áreas rurais ou em pequenas cidades, (pontuação incorreta, não se separa sujeito de verbo) dificulta a locomoção;
    na qual (o correto seria a qual, pois o pronome relativo faz referência à revolução industrial e desempenha a função de sujeito do verbo levar, por isso não pode ser preposicionado).
    – Conclusão:
    levou pessoas do campo para trabalharem
    que,o Ministério da Educação, (o sujeito não pode ser separado do seu verbo) invista em escolas;
    diminuirá às (não há crase, o verbo diminuir é VTD – quem diminui, diminuiu algo) desigualdades presentes;
    que, (pontuação indevida, pois esse que é uma conjunção integrante, a qual inicia uma oração subordinada substantiva subjetiva (sujeito da oração)) o Ministério da Infraestrutura desenvolva um projeto objetivando desenvolver as médias e pequenas cidades.
    Espero que tenha ajudado!

    • 0
  2. Sua redação é muito bem estruturada mas não faz uma correlação um parágrafo com outro fazendo assim a redação voltar um pouco confusa, mesmo com você em todas as conclusões conseguirem voltar para o tema da democratização.
    Sua proposta de intervenção é muito larga e um tanto como sem especificação, e tirando a relação da do acesso ao cinema, e sim colocando que a principal causa para tal seria a falta de investimentos em municípios sem muito recursos, como para atingir as necessidades básicas da sociedade.

    • 0
  3. A sua redação em si é muito bem estruturada, segue os padrões e tem coerência. Porém, os seus desenvolvimentos deveriam ser mais trabalhados, fica a dica de utilização de Filósofos e teórias. Além disso, a proposta de intervenção também deve ser mais trabalhada, com propostas mais ágeis.

    • 0
  4. Em geral, a sua redação é bem estrutura. Contudo, há alguns erros no que se confere á proposta de intervenção, no último parágrafo. Assim, seria melhor você utilizar apenas um conectivo para iniciar o parágrafo, como portanto ou em suma e também retomar ao tema na primeira frase, colocando a palavra-chave: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Além disso, na parte do ministério da infraestrutura ficou meio vago, pois, sabemos que a grande maioria ou todas as cidades do Brasil já têm pavimentação, iluminação e etc.
    A última frase começa com “Somente assim”,esse é um erro muito comum, porém, sabemos que não é somente dessa maneira que é possível solucionar o problema, outras pessoas vão soluciona-lo de forma diferente, então, ao começar a última frase que é muito importante, começe com a expressão “Antes que” tal coisa aconteça.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.