Tema: Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil
Promulgada pela Organização das Nações Unidas, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito ao lazer. Entretanto, no Brasil, a falta de uma distribuição democrática ao acesso do cinema impede que esse direito seja completamente cumprido. Nesse sentido, tanto a omissão estatal quanto a lenta mudança da mentalidade social devem ser analisadas.
Em primeiro lugar, cabe avaliar que a dificuldade em democratizar o acesso ao cinema é um grave problema governamental. Isso ocorre, pois, ainda que na Constituição Federal de 1988 seja prevista a cultura e o lazer; a existência de uma “barreira sociocultural” que limita o ingresso de pessoas economicamente menos favorecidas impede que esse direito, na prática, seja plenamente assegurado. Isso evidencia uma quebra do Contrato Social, proposto pelo filósofo Thomas Hobbes, o qual afirma que é dever do Estado manter a ordem e assegurar o cumprimento das leis. Contudo, verifica-se que o atual contexto se mostra distante da ideologia proposta pelo pensador, visto que, em virtude da negligência estatal, muitos indivíduos são marginalizados e, por conseguinte, impossibilitados do uso completo de seus direitos.
Ademais, cabe avaliar que a alienação social é uma das grandes contribuintes para a falta do acesso ao cinema. Nesse contexto, a filósofa alemã Hannah Arendt, em Banalidade do Mal, refletiu sobre a massificação da sociedade, a qual torna os indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados ao aceitar, sem questionar, tudo que lhes é imposto. Dessa forma, é possível observar que o pensamento da filósofa está presente no contexto de alienação da sociedade brasileira, tendo em vista que muitos dos sujeitos sociais se omitem diante das situações que prejudicam os grupos socialmente menos favorecidos, desconsiderando a importância de sua voz para garantir os direitos básicos à sociedade, como o acesso ao cinema. Assim, é imperativo a existência de medidas governamentais, a fim de superar esse problema sociocultural.
Portanto, infere-se a necessidade de que medidas sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Logo, compete ao Estado – como garantidor dos direitos dos cidadãos – fornecer acesso gratuito ao cinema, por meio da criação de um projeto que use escolas estaduais aos fins de semana para exibir filmes que abordem temáticas culturais e sociais. Essa ação tem como objetivo não apenas cumprir o direito ao lazer e à cultura, mas também conscientizar os indivíduos em estado de alienação. Desse modo, espera-se que os direitos dos cidadãos sejam devidamente assegurados, como antes previsto pro Hobbes.
Agradeço sua correção desde já.
Se possível, corrigir por competência <3
Taíssa Gleyse
Bom, vou avalia-lo conforme oque eu aprendi. Você tem uma ótima linha de raciocínio. Sua introdução está perfeita: repertório, apresentação do problema é tese. Estão maravilhosa
No desenvolvimento 1, sua análise e expressividade estão ótimos, só não acho necessário 2 repertório seja bom, pois na folha real são só 30 linha e abordar dois repertórios não é muito bom, também porque isso pode fazer você se perder no raciocínio.
Eu amei seu desenvolvimento 2, só tente não repetir palavras.
Sua intervenção está maravilhosa, me inspirou de fato kklkk.
Olá Matheus,tudo bem?!
Eu li a sua redação,e ela está incrível!! Você domina a escrita do seu texto muito bem.
Dito isso, só vou pontuar algumas coisas que notei no seu texto e que acho que poderia melhorar.
1°-No seu D1,achei que usar o “pois” ali no início não ficou legal.Minha dica seria você substituir o pois pelo porque.Acho que isso tornaria o seu texto mais fluido.
2°- Ainda no teu desenvolvimento 1 acho que o conectivo “contudo” poderia ser substituído por um conectivo de conclusão:logo,dessa maneira…Isso torna mais nítida a conclusão do teu parágrafo de desenvolvimento.
3°- Na tua conclusão, você fez uma retomada daquilo que citou no teu D1,e isso é bom.Só acho que se você tivesse dado uma retomada naquilo que você tinha citado na introdução,da Organização das Nações Unidas,talvez poderia ter causado um impacto ainda maior na mensagem que você quis passar ao escrever a redação.Digo, é como se durante todo o teu texto, você desse a entender que você defendeu aquilo que você citou lá no início até o fim.
Mas tirando essas partes,a sua redação está muito incrível mesmo!! Parabéns!!
Eu fiz uma redação a pouco tempo sobre Os impactos da Pandemia na educação brasileira,se não for incomodo você poderia dar uma olhada nela por favor?Toda ajuda é bem vinda.
E eu espero ter te ajudado!!!
Bianca Cabral
-No segundo parágrafo, em “Isso ocorre, pois, ainda que…”, você não deve usar vírgula antes do pois. O correto seria “Isso ocorre pois, ainda que…”.
-Ainda nesse parágrafo, achei que o final ficou meio confuso. Quando você apresenta a ideia de Hobbes, menciona uma “quebra” dessas ideias, Porém, no próximo período, começa com a conjunção “Contudo”, o que indicaria uma contradição ao que você acabou de falar. Eu colocaria assim: Essa quebra ocorre pois verifica-se que o atual contexto se mostra distante da ideologia proposta…”.
No mais, seu texto tá MUITO bom, sua introdução tá perfeita e a conclusão tem todos os elementos necessários. Espero ter ajudado :)