Promulgada pela ONU em 1948,o Direito Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à água potável e o direito ao saneamento básico,também ao bem-estar social.Contudo,a democratização do acesso a água potável e ao saneamento básico impossibilita que essa parcela da sociedade desfrute desse direito universal na prática.Nessa perspectiva, esses desafios devem-se pela imperícia educacional,tal como pela segregação sócio-espacial,sendo fatores a serem superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Em primeira análise,vale ressaltar que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um País.Hodiernamente,ocupando a nona posição na economia mundial,seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente.Contudo,a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na acessibilização do escoto e da água de qualidade.Partindo dessa lógica,torna-se intrigante o discurso do defensor de um sistema educacional mais equânime e digno- Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” ,em que,fica evidente que ensinar os jovens a buscarem seus direitos por meio da educação,pode-se mudar mazelas sociais.
Faze-se mister,ainda,salientar a segregação sócio-espacial como impulsionador do problema.De acordo com a obra “Quarto de Despejo”,de Carolina Maria de Jesus,narra de modo fiel o cotidiano passado na favela do Canindé (em São Paulo)-na qual,sua condição econômica julga o lugar em que vive,um ambiente sem água potável e escoto correndo a céu aberto-característica da segregação sócio-espacial,que classes de baixa renda “acabam” morando em favelas ou periferias,a merce de inúmeras doenças causadas pela ausência do saneamento(Febre Tifoide,Febre Paratifoide,Febre Paratifoide,Cólera,Hepatite A,Leptospirose e entre outras),tornando uma questão de saúde pública.
Portanto,são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto,urge que o Governo Federal crie parcerias com as prefeituras municipais,para fornecer a população carente uma estrutura civil(terrenos de construção)com água e rede de saneamento básico de qualidade é ao preço acessível aos padrões da sociedade local,ou seja,um acordo bom para o governo e bom para as famílias-assim,com a população tendo esses direitos essências à vida,estará precavendo futuros transtornos(saúde pública).Outra forma de abordagem,sera o Ministro da Educação(Abraham Weintraub),criar em seu plano de metas,palestras em instituições educacionais para serem debatidos tal problemática acima,com o intuito de formar cidadães críticos e que busquem seus direitos.Somente assim,tal problema pressuposto,estará de maneira análoga aos direitos exibido pela ONU em 1948.
Gislâine Martins de Souza
Observei um erro grave ao ler inicialmente sua introdução. Você utilizou como alusão histórica a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que fora promulgada pela ONU em 1948, só que ao invés disso você postulou que era ” Direito Universal dos Direitos humanos”, isto é, algo que nem sequer existe, o que te faria perder muitos pontos na competência III e causaria uma péssima impressão nos examinadores, uma vez que se trata de um documento de relevância universal. Também houve grafia errada de palavras em letra maiúscula como em “País “, usado no meio da frase e que não constitui um substantivo próprio para ser grafado dessa forma. Fora isso, há muitos erros de ortografia, no que tange ao uso errado da vírgula, do hífen e das aspas, como na palavra “acabam”, posta em aspas em seu texto, o que não seria necessário. A concordância nominal em gênero e número também deixou a desejar, como no trecho “salientar a segregação sócio-espacial como impulsionador do problema”, em que faltou a concordância em gênero das palavras segregação e impulsionador. Sugiro que leia mais e aprimore seus conhecimentos acerca da norma culta da língua portuguesa e também da ortografia bem como do uso de mecanismos linguísticos necessários para uma boa argumentação. Espero ter ajudado❣. Bons estudos e muito sucesso!
LeoGuedes
Olá, Pedro Henrique. Sua redação ficou boa. Citações como a de Nelson Mandela enriquecem a redação. Gostei que nomeou o agente que solucionará a problemática, o ministro da educação. A estrutura do seu texto ficou clara, parágrafos bem formados, o que valoriza visualmente o seu texto.
Porém, ela pode melhorar em alguns pontos. Destaco:
– Atenção a errinhos “bobos”, acredito que possa ser apenas erros de digitação e que com uma revisada você identifica. Erros ortográficos como “escoto” e “cidadães” e repetição de uma das doenças citadas.
– A introdução ficou confusa. Você fala sobre determinada parcela da população, sem antes não ter citado nada relativo.
– Evite a repetição de conjunção adversativa. Ao invés de repetir “contudo” poderia ter usado: mas, porém, ainda assim, entretanto, todavia entre outras.
– Evite períodos longos. Revise a pontuação da conclusão. Use mais o “ponto final”.
No mais, sua redação está boa. Continue escrevendo, pois é praticando que chegará a perfeição!
Miguel
1- apresenta poucos desvios gramaticais-160
2- explore mais seu repertório sociocultural no desenvolvimento-160
3- evite períodos muito longos-120
4- utilize mais conectivos para interligar os períodos-80
5- Elabore uma proposta de intervenção bem detalhada para o tema-80
Seu texto é muito bom. Um conselho, seria evitar um orações baseadas em modelos prontos como seu tópico frasal na introdução .
Espero ter ajudado!
oliverx10x
Olá, tudo bem?
Acerca da sua redação, o tema é interessante e a sua abordagem também, mas eu acho que tem algumas coisas que eu acredito que possam sem melhoradas ou corrigidas:
Introdução:No começo, sempre é interessante citar um livro, um filme, uma música para trabalhar o tema que será abordado, pois assim o seu leitor ficará mais bem introduzido ao tema da redação, afinal, a maioria das pessoas conseguem entender melhor algo quando isso está relacionado com algo que lhes é familiar, como os livros, filmes e etc.
Aqui também teve uma parte que eu não entendi, e que eu acredito que não tenha sido da sua intenção deixar assim: ”Contudo,a DEMOCRATIZAÇÃO do acesso a água potável e ao saneamento básico IMPOSSIBILITA que essa parcela da sociedade desfrute desse direito universal na prática”
Mas a democratização da água não possibilitaria que uma maior parcela da população tivesse acesso à mesma?
Desenvolvimento:Aqui é possível ver boas citações, além de uma boa apresentação dos seus argumentos, sem senso comum, evidenciando a sua posição em relação ao assunto.Mas eu vi algumas coisas na própria estrutura do texto como a não utilização de espaço após a vírgula. ou a escrita ”escoto”, nesse caso, esgoto.
Conclusão: Na conclusão, você apresenta duas propostas de intervenção, uma relacionada a uma melhor distribuição desses serviços pelo estado.Aqui não há muito detalhes de como seria feito, nem quem em específico faria , mas sim o que tem que ser feito e os efeitos, o que faz com que essa proposta fique meio vazia, além do fato de não ser nada muito fora do senso comum.
Já a segunda se refere ao MEC realizando palestras incentivando os cidadãos a buscar os seus direitos, também não há muitos detalhes em relação a como seria feita, com que dinheiro e etc.Mas todas se relacionam ao que você apresentou mantendo assim uma coerência.
Acho que a nota fica entre 700 e 750.
Bons estudos.