Tema da Redação: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 1

Corrigir com competências do Enem

Na Constituição Federal, no art.196, a saúde, direito de todos e dever do Estado, deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Contudo, o cenário hodierno diverge da lei constitucional, uma vez que os cidadãos brasileiros enfrentam a perpetuação do estigma associado às doenças mentais, o qual têm ocasionado a violação do bem-estar social. Logo, convém analisar a omissão governamental e o prejulgamento da comunidade como pilares fundamentais dessa problemática.

Nesse sentido, o principal desafio a ser combatido, em relação ao estigma associado às doenças mentais no Brasil, é a omissão do Estado, pois essa instituição falha ao não cumprir seu dever jurídico, e, como resultado, a população sofre um desequilíbrio. Sob esse prisma, o filósofo Aristóteles diz que o equilíbrio na sociedade deve ser alcançado por intermédio da justiça, todavia, no que tange aos portadores de transtornos psicológicos, a jurisdição em voga não é praticada, realidade a qual pode ser ratificada por meio do descaso do Governo por não proporcionar políticas públicas eficazes, visto que esse grupo não tem o devido acesso aos tratamentos de qualidade, os quais deveriam ser igualmente ofertados às pessoas que têm depressão, ansiedade e outros problemas, assim, a comunidade brasileira tende a estigmatizar tais indivíduos que enfrentem efeitos maléficos. Em suma, é indubitável que o Poder Público intervenha para apaziguar esse estorvo.

Ademais, o prejulgamento dos cidadãos corrobora para a continuidade do estigma relacionado às doenças mentais no Brasil. Nessa lógica, tal conjuntura pode ser associada ao sociólogo Pierre Bourdieu, o qual explica que a violação dos “Direito Humanos” não consiste só na questão física, o desrespeito está na perpetuação do preconceito que atenta contra a dignidade do indivíduo. Em face disso, é perceptível a semelhança da ideia do pensador supracitado ao panorama presente nas relações sociais entre os brasileiros, uma vez que a sociedade tem rotulado, de modo errôneo, as pessoas com transtornos mentais, e, consequentemente, excluído esse grupo dos ambientes de convívio, dificultando a interação social. Portanto, é preciso que um agente intervenha para modificar esse quadro.

Destarte, é mister que medidas sejam implementadas para coibir a omissão do Estado e o prejulgamento da sociedade quanto ao estigma associado às doenças mentais no Brasil. Para isso, cabe ao Poder Público, por meio de verbas governamentais, incentivar a criação de políticas públicas eficazes destinadas aos portadores de transtornos mentais, com o escopo de alcançar o equilíbrio na esfera social. Outrossim, o Ministério da Educação, por intermédio da mídia, deve promover campanhas, na televisão e nas redes sociais, sobre as consequências do preconceito contra indivíduos com problemas psicológicos, com o intuito de mudar o comportamento da população. Somente assim, será construída uma nação conforme o direito constitucional, e, desfeito o estigma relacionado aos brasileiros.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde,

    Eu pessoalmente não uso a Constituição como repertório logo na introdução, pois faz parecer que a problemática acontece por uma brecha na Constituição e que isso é culpa somente do governo. Não sei se você usou algum modelo pronto mas sempre é bom diversificar a sua escrita (se você apenas escreve desse modo) pois na hora de fazer uma redação, no enem por exemplo, talvez você se depare com algum tema social (preconceito e etc) que não seja culpa do governo, até porque nem tudo é culpa do governo.
    Eu não sei o tamanho da sua letra para falar que o seu texto está grande mas posso afirmar que a sua introdução está curta se compararmos com os parágrafos argumentativos e a conclusão, talvez isso tire alguns pontos seus.
    O resto do seu texto está bom, sem nenhum erro gramatical perceptível e com um bom desenvolvimento.
    C1; 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    No meu ponto de vista, a sua redação é nota mil. Mas como eu sou apenas uma aluna, talvez essa nota esteja errada.

    • 1
  2. Oie muito boa sua redação, c poderia tentar deixa mais na 3 pessoa,algumas partes ficou meio que pessoal.

    Seria bom vc ter colocado um exemplo da ação da sociedase para esse agravante, se concentrou muito em questão do governo, ademais estar muito bom.

    Conclusão muito boa..

    Acho que vc receberia 650 ou mais..

    Sou aprediz…

    • 0
  3. Oiii Victoria
    Tudo bem ?
    Seu texto ficou maravilhoso,você realmente escreve muito bem, porém tenho algumas considerações a fazer.
    O seu texto ficou muito grande ,o Enem disponibiliza apenas trinta linhas e acho que este seu problema seja pela falta de planejamentto ou a utilização incorreta de modelos prontos, então fica de olho…
    Tenta não ultilizar palavras como “supracitado” não é muito recomendado,já ouvir falar que os corretores não gostam muito. Era só isso. Beijinhos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.