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TEMA DA REDAÇÃO: A participação do jovem em movimentos sociais no Brasil (REDAÇÃO MODELO ENEM)

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           Busca por melhores condições. Internet como novo meio de expressão. A juventude em ação. Entre os diversos fatores pertinentes à participação dos jovens em projetos e movimentos sociais no Brasil, a falta de apoio por uma parcela da sociedade e a negligência do Estado em atender as mobilizações sociais figuram como importantes obstáculos para a manutenção da democracia e harmonia no país. Nesse sentido, faz-se necessária a análise das principais causas, consequências e possível medida no que se refere a esta contraditória realidade de luta por direitos e não reconhecimento.

          Inicialmente, podemos compreender que a participação dos jovens em questões sociais não é algo novo no país, mas envolve o resultado de diversas conjunturas ao longo do tempo. Segundo a entrevista publicada pelo site G1, feita com jovens e estudantes, a participação em movimentos sociais e comunitários, hoje, tornou-se mais acessível devido o advento da internet e redes sociais, o que promove  maior engajamento, principalmente da juventude, em assuntos públicos, como acesso à educação, transporte e discussão política. Entretanto, essa mesma participação não é compartilhada pela classe conservadora brasileira, que enxerga tais mobilizações como formas de causar a desordem na sociedade, o que gera, em muitos casos, a pressão sobre o Estado para cessar esses movimentos. É imprescindível a participação da comunidade brasileira não só nestas manifestações populares, mas também no que diz respeito ao apoio prestado na busca por melhores condições cidadãs.

          Outrossim, vale salientar a marginalização das manifestações como importante legado desse contexto. Uma vez que o grupo juvenil não detém o apoio de parte da comunidade e, consequentemente, do Governo nacional, os atos de mobilização são vistos como marginalizados e sem fundamento prático, o que se configura uma atitude errônea. Segundo o filósofo John Locke, defensor do “Contrato Social” entre Estado e nação, o poder público tem, entre outros deveres, a responsabilidade de garantir os direitos de expressão do seu tecido social, mesmo que esta expressão não represente toda a nação, mas deve ser respeitada desde que não promova a desorganização social. Diante disso, é notória a necessidade de liberdade para a deliberação das questões comunitárias.

          Portanto, a fim de garantir a plena participação dos jovens nos projetos sociais, medidas devem ser adotadas. Cabe ao Governo Federal, por meio da justiça e poder legislativo, criar as condições necessárias, como leis e fiscalizações, para que a comunidade, quando for necessário, possa ir às ruas pedir melhores condições de vivência ao Estado e órgãos responsáveis, como melhor transporte público, educação, saúde, etc., e tais ações se deem de forma responsável e harmoniosa. Espera-se, com isso, garantir uma sociedade mais equitativa, ao passo que o Estado haja conforme preconizava Locke.

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6 Correções

  1. Redação muito boa com um ótimo vocabulário.
    A introdução está em ótima performa
    O desenvolvimento está com os argumentos adequados para o título do texto
    E a conclusão tendo seu ponto de vista, entretanto a solução está devidamente sendo entregue a redação.
    Meus parabéns Carlos Eduardo!

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  2. Essa correção foi editada.

    COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA. O aluno apresenta boa variação linguística, mas penso que poderia ser mais breve em sua introdução, uma vez que há limitação no número de linhas para alguns concursos.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Foram apresentados vários conceitos demostrando conhecimento ao tema proposto.
    Muito boa!!
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO. Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL. Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto, portanto é bom evitar o termo “etc” e substituí-lo por “entre outros”.

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  3. Muito boa, abrangente. Houve o uso de praticamente todos os elementos (contexto, tese….) houve o uso de conectivos que ligavam as ideias as quais expôs muito bem, bem como coesão e coerência nos parágrafos. Concluiu muito bem. faltou, entretanto, nomear ou detalhar as pequisas citadas, elas dão um ar de segurança nas informações.

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  4. Introdução-
    A problemática ficou bem destacada, alegando os problemas que a sociedade provoca;
    Conectivos bem utilizados;
    Desenvolvimento-
    Trouxe dados; apontou de onde veio os dados e quem fez;
    Conclusão-
    Trouxe uma intervenção bem organizada;
    proprôs o agente, a ação,modo e meio e por fim a finalidade para a solução;
    Continue assim

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  5. Com plena convicção, o autor do texto expôs seu ponto de vista, com clareza e auto conhecimento do fato.
    Ao identificar que a população brasileira, ainda tem um déficit muito grande, o aluno, mostrou as melhorias e as dificuldades que é preciso enfrentar, para ter uma sociedade mais justa.
    É um texto eficaz em palavras, trazendo uma linguagem de fácil compreensão e modelos notórios.

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  6. Olá, sou nova na comunidade, então se houver algo que você não concorde ou que eu tenha corrigido ou entendido de maneira errado, por favor, sinta- se a vontade para vir falar comigo:
    Pelo que eu tenho lido de redações modelos, vejo que a sua segue o padrão exigido para uma redação ENEM, mas creio que falta objetividade na sua escrita. Lembre-se que são muitas redações corrigidas em um mesmo dia, por uma mesma pessoa, e você não sabe se a sua será uma das primeiras ou uma das últimas a serem corrigidas, então quanto mais objetivo melhor.
    Também acho que seria importante dar nome aos problemas e soluções: Você citou pesquisas, participação dos jovens em questões sociais, liberdade para questões comunitárias e mobilização social, mas não chegou a nomear nenhum desses temas abordados.

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