É notável que a saída dos jovens das escolas é um problema que persiste no cenário brasileiro. Embora a Constituição Federal , no artigo 6, garanta o acesso á educação como direito social, entraves precisam ser superados para que essa escolarização seja plena. Esses obstáculos ocorrem pela desigualdade social existente no país e também pela passividade da população com relação ao tratamento que os professores recebem. Logo, essa questão precisa ser discutida e combatida.
Convém destacar que as oportunidades educacionais não são ofertadas de forma igualitária no Brasil. Consoante a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilíos (pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, muitas vezes adolescentes que vivem em condições precárias de vida e necessitam se inserir no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Dessa forma, é evidente a negligencia governamental na assistencia á população, visto que esses estudantes não atingem o ápice do pensamento freiriano em que o indivíduo pode de se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais a que é submetido , dado que não recebe o amparo adequado e necessita abandonar a escola antes disso.
Deve-se ressaltar também que a falta de cobrança de atitudes por parte da população torna o problema ainda mais complexo. No filme Escritores da Liberdade a professora Gruwell supera as dificuldades existentes e consegue tornar participativos alunos da periferia . Esse feito é complexo na sociedade brasileira, posto que além das instituições de ensino não serem atrativas para o jovem tupiniquim, os professores sentem-se desvalorizados em todas as esferas da sociedade. Dessa forma , a baixa remuneração salarial e o desrespeito de responsáveis e estudantes tornam a situação ainda mais difícil para os profissionais de ensino, visto que não há uma mobilização para mudar o quadro.
Diante disso, medidas são necessárias para amenizar o problema. O Ministério da Educação deve remunerar melhor os profissionais de ensino através da destinação de verbas arrecadadas por meio de impostos pagos pela sociedade a fim de manter os professores satisfeitos e motivados e desempenharem um trabalho melhor com os alunos. Assim, os estudantes se sentirão mais atraídos pela escola e não abandonarão os estudos. É fundamental também que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais para que as famílias mais humildes sejam auxiliadas. Assim, seus filhos não precisarão abandonar a escola para trabalhar e o que está previsto na Constituição será finalmente vivenciado na prática.
HelenaMS
É notável que a saída dos jovens das escolas é um problema que persiste no cenário brasileiro. Embora a Constituição Federal , no artigo 6, garanta o acesso (1) á educação como direito social, entraves precisam ser superados para que essa escolarização seja plena. Esses obstáculos ocorrem pela desigualdade social existente no país e também pela passividade da população com relação ao tratamento que os professores recebem. Logo, essa questão precisa ser discutida e combatida.
1- “à educação” com crase.
-Está boa a sua introdução, porém achei as ideias um pouco vagas. Tente especificá-las um pouco mais, por exemplo, no fim você escreve “Logo, essa questão precisa ser discutida e combatida.”, seria interessante você colocar alguma palavra do tema.
Convém destacar que as oportunidades educacionais não são ofertadas de forma igualitária no Brasil. Consoante a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilíos (pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, muitas vezes (2) adolescentes que vivem em condições precárias de vida (3) e necessitam se inserir no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Dessa forma, é evidente a negligência governamental na assistencia (4) á população, visto que esses estudantes não atingem o ápice do pensamento (5)freiriano em que o indivíduo pode de se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais a que é submetido ,(6) dado que não recebe o amparo adequado e necessita abandonar a escola antes disso.
Deve-se ressaltar também que(7) a falta de cobrança de atitudes por parte da população torna o problema ainda mais complexo. No filme (8)Escritores da Liberdade (9)a professora Gruwell supera as dificuldades existentes e consegue tornar participativos alunos da periferia . (10)Esse feito é complexo na sociedade brasileira, posto que além das instituições de ensino não serem atrativas para o jovem tupiniquim, os professores sentem-se desvalorizados em todas as esferas da sociedade. (11)Dessa forma , a baixa remuneração salarial e o desrespeito de responsáveis e estudantes tornam a situação ainda mais difícil para os profissionais de ensino, (12)visto que não há uma mobilização para mudar o quadro.
7- Insira uma vírgula.
8- O nome do filme é entre aspas.
9- Insira uma vírgula.
10- Repetição do pronome “esse”. Cuidado com as repetições!
11- Repetição da conjunção “Dessa forma”. Você poderia usar, por exemplo, “Desse modo”, “Sendo assim”, “Dessa maneira”, etc.
12- Repetição do “visto que”. Você poderia substituir por: “uma vez que”, “já que”, etc.
-O seu repertório não foi bem articulado com a argumentação. Você não explorou como o repertório se relaciona com o argumento e não explicou como a professora do filme supera as dificuldades.
-Por que não há uma mobilização para mudar o quadro? Argumentação muito genérica e ambígua.
Diante disso, medidas são necessárias para amenizar o problema. O Ministério da Educação deve remunerar melhor os profissionais de ensino (13)através da destinação de verbas arrecadadas por meio de impostos pagos pela sociedade(14) a fim de manter os professores satisfeitos e motivados (15)e desempenharem um trabalho melhor com os alunos. Assim, os estudantes se sentirão mais atraídos pela escola e não abandonarão os estudos. (16)É fundamental também que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais para que as famílias mais humildes sejam auxiliadas. Assim, seus filhos não precisarão abandonar a escola para trabalhar e o que está previsto na Constituição será finalmente vivenciado na prática.
13- Esse “através” deve ser evitado em redações. Substitua por: “por intermédio”, “mediante”, etc.
14- Insira uma vírgula.
15- Insira uma vírgula.
16- Faltou uma conjunção, como por exemplo, “Desse modo”.
-A sua conclusão apresentou os 5 elementos exigidos pelo Enem.
Você demonstra que escreve bem, mas precisa ter mais cuidado com o uso de vírgula, acentuação gráfica, uso de conjunções, entre outras questões gramaticais. Além disso, sugiro estudar um pouco mais a estrutura da redação e como articular melhor o repertório com os argumentos.
Nota representativa: entre 640 e 700.
Grasi
Olá! Tudo bem?
Li a sua redação e não tem muito o que corrigir, a achei ótima.
Tem uma boa estrutura, está bem organizada, a única coisa que recomendo é que revise a gramática, assista algumas aulas sobre crase e acentuação gráfica.
Introdução -ok, D1- ok, estão ótimos. Mas em relação ao D2 eu concordo com a correção acima, falta um pouco de detalhamento no que se refere aos responsáveis, esse detalhe é importante para que não corra o risco do leitor interpretar errado o que você quis dizer, mas acredito que entendi bem a relação que você fez.
Conclusão- ok também, tem todos os 5 fundamentos e está muito boa.
LayneSilva123
Olá Jéssica,tudo bem!
Ao ler a sua redação percebi que você apresentou o seu conhecimento acerca do assunto tratado e gostei bastante da sua redação, ela está muito bem estruturada. Você desenvolveu bem o seu texto, então só deixo apenas algumas observações.
°Notei alguns erros de gramática no seu texto, por isso eu recomendo você assistir algumas aulas de crase, vai te ajudar muito.
° No seu D2 senti falta de um melhor detalhamento,por exemplo, na parte que você diz: “Dessa forma , a baixa remuneração salarial e o desrespeito de responsáveis e estudantes tornam a situação ainda mais difícil para os profissionais de ensino”
Quem seriam esses responsáveis? Seria os diretores, o Governo? Esse desrespeito seria referente à que? À didática de ensino do professor?
Algumas coisas vale a pena você detalhar pra que quando alguém leia o seu texto não sinta nenhuma dificuldade de interpretação.
°Outra coisa, no seu D2, quando você escreve: “jovem tupiniquim”. Toma cuidado ao colocar palavras novas no seu texto porque às vezes elas acabam dando um sentido ambíguo. Por exemplo, podem pensar que você se refere à algum jovem indígena, ou seja, que está se referindo somente à uma parte específica dos jovens brasileiros. Seria melhor trocar por: jovem brasileiro, juventude, essa faixa etária, etc. São só alguns exemplos. Porque eles dão um sentido de que abrange a todos os jovens do território brasileiro.
Mesmo assim eu acredito que consegui entender o que você queria dizer.
No todo, achei a sua redação muito boa, a sua conclusão está com todos os requisitos completos, ou seja, corresponde às exigências da competência 5.
Enfim, eu espero ter te ajudado de alguma forma. Bons estudos!! E parabéns!!!