Estudante

TEMA: Cultura de transgressão de leis, tão comentada no Brasil de hoje

  • 0

Em 1988, Ulysses Guimarães promulgou a Carta Magna e estabeleceu que o princípio da legalidade deveria ser respeitado por todos. Entretanto, os frequentes casos de transgressão das leis mostram que esse dever imposto por Guimarães está distante de ser realidade no Brasil. Com efeito, há de se desconstruir a herança histórica, bem como a corrupção.
Em primeiro plano, é necessário analisar o contexto histórico do país. Nesse viés, até 1808 — com a chegada da corte portuguesa — a nação era uma colônia atrasada e ignorante, sendo 98% dos habitantes analfabetos. Ocorre que ainda hoje a cultura verde-amarela apresenta uma inadequada geração transgressora, onde o individualismo se sobrepõe ao conjunto da sociedade. Portanto, é contraditório que, mesmo sendo nação pós-moderna, o descumprimento das leis ainda seja realidade no Brasil.
Outrossim, a corrupção representa obstáculo para a obediência das normas. A esse respeito, segundo o índice do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é a quarta nação mais corrupta do mundo — perdendo apenas para Chile, Bolívia e Venezuela. Nesse sentido, é instigante que na nação seja comum a desonestidade,como mostra o índice, o que prejudica o governo, bem como os cidadãos. Logo, a manutenção da corrupção representa grave retrocesso e causa um dos mais graves problemas para o país: a violação das regras.
O cumprimento das leis, portanto, precisa ser colocado em prática no Brasil. Desse modo, os indivíduos devem praticar mais a solidariedade, com urgência, por meio de ações comunitárias, a fim de que todos executem as leis e transformem-se em cidadãos honestos. O Poder Judiciário, por sua vez, precisa ser mais rigoroso, cujo foco seria a classe social alta, por intermédio do julgamento dos decretos, tais como os da Constituição Federal, para que diminua a corrupção, como ocorre em nações desenvolvidas. Assim, a efetivação das normas poderá construir uma sociedade livre, justa e solidária.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oiiii, sou estudante também, mas vou tentar ajudar!!!

    Sua redação está ótima, porém creio que faltou planejamento, você tem bons argumentos, apesar deles serem pouco aprofundados ao longo do texto. Você também feriu algumas vezes os direitos humanos, recomendo que dê um lida nesses, pois ferir os direitos humanos no enem zera sua redação. Assim, conseguirá atingir uma nota melhor!

    Continue assim, logo terá nota máxima! 🥰

    • 0
  2. Olá Irismattos, vamos corrigir e pontuar seu texto. No 1 paragraf. tem uma tese a ser defendida, mas eu nao encontrei como a corrupção é uma herança histórica, pois a sua citação apresentou a Carta Magna como instauradora das leis ( o que é positivo) mas no decorrer ninguem obedeceu. Certo?! Procure apresentar em uma frase ou palavra porque o brasileiro desobedece as leis( como: Apesar da Carta Magna, o comportamento perante às leis impostas sob pressão dificultou a aceitação de deveres e direitos na sociedade).
    os seus desenvolvimentos tem muito repertorio sociocultural isso é bom, pois voce nao terá dificuldade na argumentacao. Porém, te aconselho a escolher um dado estatistico ou uma citacao historica ou filosofica para cada paragraf. de Desenv. e um tema para o paragrafo, entao voce vai argumentar e provar nesse paragrafo sua ideia, tudo dentro do que foi apresentado na tese, concluindo com com indicio de autoria e entao vai fechar a nota com certeza
    no ultimo paragrf. faltou o conectivo entreparagrafos (no enem é obrigatorio) – Por fim, Logo, Entao, –
    voce fez duas intervencoes, na primeira eu nao encontrei seu detalhamento e na segunda sua acao ficou muito subjetiva. meu conselho é que você foque em uma porposta e coloque os 5 elementos nela. E será so sucesso. Pois, no enem nao conta fazer duas porpostas e sim colocar os 5 elementos.
    I- 120 -Fica de olho na gramatica
    II- 140
    III-200
    IV-160
    V-160

    • 1
  3. Olá, Iris. Boa noite! Tudo bem?
    Você tem um ótimo repertório e estrutura textual. Porém, falta o PLANEJAMENTO para dissertar.
    *A Introdução ficou muito boa. Parabéns. Nela, conseguistes ligar um repertório ao assunto. Desse modo, a transgressão ocorreu com facilidade.
    * No primeiro parágrafo de desenvolvimento, achei fraco a sua exposição. Isso por que te faltou um planejamento antes d construir o texto.Note que você deu uma leve ferida aos direitos humanos ao afirmar que os nativos eram ignorantes. Assim, concluiu, mesmo sem querer que estudo está ligado a civilizado, fato que não tem relação. Logo, a falta de artigos que comprovassem sua ideia me levou a não concordância da mesma. como por exemplo a emissão da explicação de como o individualismo afeta essa problemática.
    *No início do segundo parágrafo de desenvolvimento, houve uma leve exposição, quando você relatou outros países, fato que não precisaria acontecer. Você, mais uma vez feriu o direito do homem ao relatar que todos somos corruptos, evite a metonímia nesses casos. E, ao final, quando você está prestes a concluir, você contradiz tudo o que acaba de falar, evidenciado na frase “manutenção da corrupção “. Se vai fazer uma manutenção, tornar-se-a boa, não um empecilho.
    Na proposta você deveria apontar soluções para os dois problemas citados, mas você fez o mesmo para apenas um deles, tonando, então o primeiro argymento sem chance se ser “consertado”.
    Na sua segunda proposta, você selecionou apenas as classes mais alta. Por que?
    NO MAIS, SEU TEXTO ESTÁ NO CAMINHO CERTO! VOCÊ SE DEDICA MUITO E, ISSO, TORNARÁ SEU SONHO REALIDADE. PEÇO QUE QUANDO FOR ESCREVER, ANTES MESMO DE COLOCAR A INTRODUÇÃO, FAÇA UM “CANTO DE CONVERSA” E INTRODUZA TUDO O QUE FOR FALAR, CRIANDO UM CLÍMAX GRADATIVO. SUA DISSERTAÇÃO MELHORARÁ 100%! PARABÉNS E BOA SORTE! <3

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.