Por favor, não colem a correção do primeiro comentário. Tá óbvio e eu vou denunciar quem fizer isso!
No filme As Vantagens de Ser Invisível, o protagonista Charlie demonstra como a ansiedade resulta em consequências negativas na vida dos adolescentes, afetando suas relações sociais e sua saúde mental. Infelizmente, o universo criado pelo filme não se diferencia da realidade. Segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, tendo 9,3% da população afetada por esse mal. O número é alarmante, e não só impacta na vida dos jovens, como na saúde pública e economia do país, fazendo-se, então, necessários os cuidados e melhorias sobre a ansiedade entre os adolescentes.
Os impactos da doença não afetam somente a mente e a vida social dos indivíduos, também afetam seus corpos, causando várias lesões corporais, pois, ao elevar sua produção hormonal, a musculatura é afetada, provocando dores e consequentemente gerando empecilhos na realização de atividades diárias. Ademais, o transtorno pode agravar e gerar consequências ainda piores. O projeto ERICA, o qual tem o objetivo de estudar os fatores que podem aumentar as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, concluiu que os TMC (transtornos mentais comuns), contribuem consideravelmente no aumento da pressão arterial e obesidade, consequentemente aumentando também as chances de se desenvolver doenças cardíacas. Diante de tais fatos, a ansiedade deve ser considerada um problema de saúde pública do país e ser tratada de acordo.
Observando tantos efeitos da doença na saúde física e mental, podemos inferir que a pessoa afetada por ela poderá ter uma queda drástica em questão de produtividade, afetando então sua ocupação. Posteriormente, isso acarretará uma possível aposentadoria precoce. Além disso, há um custo para se haver um diagnóstico da doença e um tratamento. Todas essas situações impactam diretamente na economia global, como é demonstrado na pesquisa da The World Economic. Nela, constata-se que os transtornos mentais custaram ao mundo cerca de 2,5 trilhões de dólares. Não poderia ser diferente em um país tão afetado por essa mazela, como o Brasil.
Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se como a ansiedade afeta não só pessoas individualmente, mas sim o país inteiro e sua população, prejudicando a saúde pública e economia. Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver a problemática. Primeiramente, o Ministério da Saúde precisa criar centros especializados em transtornos mentais através de um projeto de lei posto a votação pelos parlamentares. Há também a necessidade de o Ministério da Educação pôr em prática a lei 13.935/2019, que garante serviços psicológicos nos ensinos básico e médio, fazendo com que os governos estaduais e municipais garantam isso de fato para todas as escolas. Dessa maneira, a doença seria diagnosticada prematuramente, podendo ser tratada com eficácia para minimizar os impactos futuros na vida dos jovens, contribuindo para uma melhora na saúde pública e economia.
evaristacunha2
Olá.
A sua redação foi ótima.
Mas eu senti falta do seu posicionamento em relação a temática. O texto ficou muito expositivo,você utilizou ótimos repertórios e dados, mas acabou deixando implícito a sua tese. Aconselho você a colocar dados estatísticos no desenvolvimento assim não fica confusa a introdução e você pode desenvolver melhor a sua tese nela.
Continue praticando, você vai longe:)
Terezinha
C1: 120 Demonstrar domínio da norma culta
C2:120 Compreensão da proposta
C3:120 Selecionar, relacionar argumentos
C4:120 Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação
C5:120 Elaboração de propostas de solução para o problema
Nota:600
Na sua redação teve alguns erros gramaticais, e também faltou implícita mais os seus argumentos. Mas continui estudado que você vai longe. Bjs
Leticiaaspomberg
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
120
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
120
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
120
nota: 600
iasmin004
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(120)
Competência 2 – Compreensão da proposta (120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(120)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
Nota:600
Camila_T
No primeiro parágrafo ouve alguns desvios gramaticais, e também faltou você deixar mais implícito seus argumentos. Eu também recomendo que você coloque os dados no desenvolvimento, pois os dados são usados para confirmar o seu argumento no desenvolvimento.
No segundo parágrafo, você não colocou um tópico frasal, e ficou meio confuso seus argumentos. Além disso, na conclusão do seu argumento vc colocou “Diante de tais fatos, a ansiedade deve ser considerada um problema de saúde pública do país e ser tratada de acordo” , faltou você colocar de acordo com o que?
No terceiro parágrafo eu não entendi muito bem o que você queria argumentar, só compreendi no final ,no qual você fala que afeta a economia global.
Na sua proposta de intervenção você deveria ter sido mais claro, e abordar propostas mais simples. Eu recomendo também que você no final da conclusão, conclua voltando ao seu repertório.
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(120)
Competência 2 – Compreensão da proposta (120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(120)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
Nota:600