“A educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, segundo Nelson Mandela. Contudo, essa mudança encontra como um grande desafio, a deserção escolar contida no Brasil. À vista disso, torna-se indispensável o debate acerca do trabalho infanto-juvenil e do desinteresse presente nos estudantes com as técnicas de aprendizagem atuais.
Em primeira análise, vale ressaltar que no país existem famílias que sofrem com a falta de condições financeiras, logo, as crianças ou adolescentes optam por trabalhar e abandonam os estudos. De acordo com o site Nova Escola, Renato, ex aluno de rede pública, abandonou a escola 2 vezes para ajudar nas despesas de casa, sua mãe sempre desaprovou a decisão e atualmente ele conta com o resultado do Encceja. Assim, é possível enxergar que ao ingressarem no mercado de trabalho prematuramente, os indivíduos são prejudicados por futuramente terem que correr atrás desse abandono.
Em segundo lugar, é importante frisar que as metodologias de ensino triviais causam falta de interesse nos estudantes, por se tratar de uma sala de aula, um quadro e a escassez de autonomia. Consequentemente, a confirmação se apresenta conforme os dados do site Nova Escola, pois em média, 700 mil alunos param de estudar antes do fim do ano letivo. Dessa maneira, fica explícita a necessidade de criar uma nova forma de aprendizado que desperte vontade nos educandos para estudar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de solucionar a temática abordada. Dessarte, cabe ao Governo Federal e ao Ministério da Educação (MEC), realizarem a criação de programas sociais que cedam dinheiro a cidadãos necessitados, com o intuito de que seus filhos não abandonem as instituições escolares por emprego, além disso, devem investir em métodos educacionais inovadores e autônomos, como o uso da internet em classe. Feito isso, o mundo poderá ser mudado através da educação dada ao corpo discente.
Natan23
———-CORREÇÃO——
INTRODUÇÃO-> A sua introdução apresenta todos os requisitos, que são: tópico frasal, apresentação do problema e as TESES.
DESENVOLVIMENTO-> Possui o tópico frasal para tese, exemplos como dados e um fato marcante e a consequência.
CONCLUSÃO-> Você colocou os 3 de 4 agentes, faltando como vai fazer? (implementação)
OBSERVAÇÕES-> o uso de virgulas e a escrita de palavras
Victória Morganna
Olá, Krisleinara! Tudo bom? Parabéns pelo texto!! Irei fazer algumas observações, espero que sejam úteis nos seus estudos.
Introdução: Muito bem! Você apresentou uma citação de um ativista muito importante. Entretanto, a ligação com essa citação no próximo período ficou confusa, pois a frase não ficou no seu sentido literal, prefira reformulá-la
Ex.: “Contudo, essa mudança encontra como um grande desafio, a deserção escolar contida no Brasil.” .>>>>” Contudo, a deserção escolar, contida no Brasil, inviabiliza a concretização da mudança prevista por Mandela.”
Teses foram bem apresentadas.
D1e D2: Retomou as teses e trouxe dados para confirmá-la, ótimo. Mas, faltou aprofundamento na argumentação.
Atenção apenas para o uso da vírgula: “vale ressaltar que no país existem famílias que sofrem com a falta de condições financeiras, logo, as crianças ou adolescentes optam por trabalhar e abandonam os estudos.” >>>>> “vale ressaltar que, no país, existem famílias que sofrem com a falta de condições financeiras, logo, as crianças ou adolescentes optam por trabalhar e abandonam os estudos.”
“pois em média, 700 mil alunos param de estudar antes do fim do ano letivo.” >>>> “pois, em média, 700 mil alunos param de estudar antes do fim do ano letivo.”
Atenção com a grafia das palavras: “ex aluno” >> “ex-aluno”
Evite expressões com sentido figurado, pois elas apresentam vício de linguagem.
Ex>: “correr atrás desse abandono”
Prefira completar a ideia, trazendo as consequências da entrada no mercado de trabalho precoce, como má remuneração, por exemplo.
Conclusão: Show!! Conseguiu apresentar 3, dos 4 elementos + detalhamento. Para ficar completa, faltou o meio/modo
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 200
C5: 160