Tema: Consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira

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“A educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, segundo Nelson Mandela. Contudo, essa mudança encontra como um grande desafio, a deserção escolar contida no Brasil. À vista disso, torna-se indispensável o debate acerca do trabalho infanto-juvenil e do desinteresse presente nos estudantes com as técnicas de aprendizagem atuais.

Em primeira análise, vale ressaltar que no país existem famílias que sofrem com a falta de condições financeiras, logo, as crianças ou adolescentes optam por trabalhar e abandonam os estudos. De acordo com o site Nova Escola, Renato, ex aluno de rede pública, abandonou a escola 2 vezes para ajudar nas despesas de casa, sua mãe sempre desaprovou a decisão e atualmente ele conta com o resultado do Encceja. Assim, é possível enxergar que ao ingressarem no mercado de trabalho prematuramente, os indivíduos são prejudicados por futuramente terem que correr atrás desse abandono.

Em segundo lugar, é importante frisar que as metodologias de ensino triviais causam falta de interesse nos estudantes, por se tratar de uma sala de aula, um quadro e a escassez de autonomia. Consequentemente, a confirmação se apresenta conforme os dados do site Nova Escola, pois em média, 700 mil alunos param de estudar antes do fim do ano letivo. Dessa maneira, fica explícita a necessidade de criar uma nova forma de aprendizado que desperte vontade nos educandos para estudar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de solucionar a temática abordada. Dessarte, cabe ao Governo Federal e ao Ministério da Educação (MEC), realizarem a criação de programas sociais que cedam dinheiro a cidadãos necessitados, com o intuito de que seus filhos não abandonem as instituições escolares por emprego, além disso, devem investir em métodos educacionais inovadores e autônomos, como o uso da internet em classe. Feito isso, o mundo poderá ser mudado através da educação dada ao corpo discente.

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2 Correções

  1. ———-CORREÇÃO——
    INTRODUÇÃO-> A sua introdução apresenta todos os requisitos, que são: tópico frasal, apresentação do problema e as TESES.

    DESENVOLVIMENTO-> Possui o tópico frasal para tese, exemplos como dados e um fato marcante e a consequência.

    CONCLUSÃO-> Você colocou os 3 de 4 agentes, faltando como vai fazer? (implementação)

    OBSERVAÇÕES-> o uso de virgulas e a escrita de palavras

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  2. Olá, Krisleinara! Tudo bom? Parabéns pelo texto!! Irei fazer algumas observações, espero que sejam úteis nos seus estudos.
    Introdução: Muito bem! Você apresentou uma citação de um ativista muito importante. Entretanto, a ligação com essa citação no próximo período ficou confusa, pois a frase não ficou no seu sentido literal, prefira reformulá-la
    Ex.: “Contudo, essa mudança encontra como um grande desafio, a deserção escolar contida no Brasil.” .>>>>” Contudo, a deserção escolar, contida no Brasil, inviabiliza a concretização da mudança prevista por Mandela.”
    Teses foram bem apresentadas.

    D1e D2: Retomou as teses e trouxe dados para confirmá-la, ótimo. Mas, faltou aprofundamento na argumentação.
    Atenção apenas para o uso da vírgula: “vale ressaltar que no país existem famílias que sofrem com a falta de condições financeiras, logo, as crianças ou adolescentes optam por trabalhar e abandonam os estudos.” >>>>> “vale ressaltar que, no país, existem famílias que sofrem com a falta de condições financeiras, logo, as crianças ou adolescentes optam por trabalhar e abandonam os estudos.”
    “pois em média, 700 mil alunos param de estudar antes do fim do ano letivo.” >>>> “pois, em média, 700 mil alunos param de estudar antes do fim do ano letivo.”
    Atenção com a grafia das palavras: “ex aluno” >> “ex-aluno”
    Evite expressões com sentido figurado, pois elas apresentam vício de linguagem.
    Ex>: “correr atrás desse abandono”
    Prefira completar a ideia, trazendo as consequências da entrada no mercado de trabalho precoce, como má remuneração, por exemplo.

    Conclusão: Show!! Conseguiu apresentar 3, dos 4 elementos + detalhamento. Para ficar completa, faltou o meio/modo

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 160

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