Iniciante

Tema: Consequências da busca por padrões de beleza idealizados- Enem PPL 2017

  • 0

O filme “Diabo veste Prada”, retrata a situação vivenciada pela personagem principal Andrea, onde a mesma é afetada pelos padrões de beleza impostos pelo seu trabalho, fazendo assim com que ela mude totalmente o seu visual para se enquadrar em tal padrão. Paralelamente a isso, nota-se que em nossa realidade essa situação  acontece frequentemente principalmente entre os jovens. Dessa forma, a busca por padrões de beleza idealizados pode gerar sérios problemas para as pessoas como transtornos físicos e psicológicos, fazendo-se necessária a discussão sobre tais consequências.   

Em primeiro lugar, vale ressaltar que devido ao fato das pessoas quererem encaixar-se em um determinado padrão elas acabam realizando muitas cirurgias, principalmente as plásticas para se sentirem bem ao se olharem no espelho. Entretanto, as cirurgias em excesso podem causar sérios riscos à saúde do paciente podendo gerar danos irreparáveis ao físico. O Ken humano como é conhecido popularmente é um exemplo dessa situação, onde a pessoa realizou diversas operações para se parecer com um boneco famoso e ficou irreconhecível após esses procedimentos. Logo, torna-se necessária a intervenção dos mais habilitados para conscientizar sobre essa problemática contemporânea.

Ademais, outra consequência gerada pelo padrão de beleza idealizado são os transtornos psicológicos desenvolvidos através da distorção da imagem. A bulimia e a anorexia são exemplos de transtornos causados por essa distorção que devido a baixa autoestima leva a pessoa a tomar atitudes drásticas para se sentir melhor com relação ao seu corpo. Assim sendo, observa-se que fatores psicológicos influenciam diretamente na formação da imagem de um indivíduo, levando-o a ser manipulado pela própria mente.  

Portanto, a partir do exposto percebe-se que essas consequências precisam ser esclarecidas, uma vez que ajudará a população em um todo. Para isso, cabe aos órgãos competentes, sobretudo o Ministério da Saúde- órgão responsável pelo bem estar da população brasileira, partilhar em redes sociais informações que colaborem para a conscientização das pessoas, em específico os jovens para que saibam os problemas gerados em decorrência da busca pelo padrão corporal perfeito. Assim como, cabe ao Ministério da educação proporcionar por meio discussões acerca do tema em sala de aula, para que os alunos reflitam mais sobre esta causa, para assim situações como as mostradas no filme não sejam mais a nossa realidade.

Corrijam de acordo com as competências do Enem por favor. Desde já agradeço!

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi, boa tarde! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.

    🔶 Introdução: a estrutura está boa, contando com um repertório, referência ao tema e tese (+fechamento). Entretanto, acho que sua escrita embolou, ficando um pouco prolixa, por exemplo:
    🔹Na primeira linha não precisa de vírgula
    🔹 Eu trocaria “personagem principal” por “protagonista” (linha 2-3)
    ⚠️ “nossa” é PRIMEIRA PESSOA do plural (linha 8)
    🔹Frequentemente e principalmente ficou exagerado, mantenha só um dos dois (linha 9)
    🔹 Achei o “para as pessoas” desnecessário (linha 12)

    🔶 D1: você deveria ter colocado o repertório (Ken Humano) mais no começo do parágrafo, pois assim ele encaixaria melhor no seu argumento. Tipo, o Ken Humano, apesar de ter realizado vários procedimentos estéticos, não possui danos irreparáveis a saúde, como você mencionou.
    🔹Repetição da palavra “pessoa”
    🔹”como é conhecido popularmente” entre vírgulas (linha 10)
    🔹O pronome relativo “onde” só deve ser utilizado para se referir a lugares físicos, substitua por: em que, no qual (linha 11)

    🔶 D2: achei o parágrafo confuso e não me convenceu sobre o seu ponto (e olha que eu concordo com ele ein). Senti falta de um repertório e desenvolvimento das doenças anorexia e bulimia.
    🔹 Ideias de repertório: música “Oh Ana” ou “I go hungry” da banda Mother Mother, o estilo Heroin Chic do Tiktok, Turma da Mônica (ela é chamada de gorducha e afins), dorama “O anjo do amor” (tem uma personagem que vomita para manter o físico de bailarina), dorama “Pousando no amor”, música “Orange Juice” da Melanie Martinez, etc.

    🔶 Conclusão: sua proposta de intervenção, baseada em basicamente conscientizar a população, é fraca e não resolve o problema. No seu lugar, eu sugeriria a criação de uma lei que torne obrigatório uma avaliação psicológica antes da realização de uma cirurgia plástica e, invés de “discutir isso em sala de aula” tornar obrigatório todas as escolas públicas possuírem pelo menos um psicólogo a disposição dos alunos e professores. Lembre que, apesar de você conseguir os 200 pontos na competência 5 apenas com os 5 elementos necessários (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), se ela não for consistente, você perde pontos na C3.

    🔶 Geral: sugiro você revisar bem a redação, lendo em voz alta para identificar a repetição de palavras além das partes que ficaram confusas. Eu sei que alguns temas são complicados (ou até chatos) e o que me ajuda muito é fazer o esqueleto da redação, com os elementos que eu quero colocar em cada parágrafo, antes de começar a escrever, então eu não me perco.

    🔶 Nota
    – C1: 100
    – C2: 140
    – C3: 100
    – C4: 120
    – C5: 200
    🔹 Total: 660

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa 🌸

    • 2
  2. Oi, Maria!

    Vou tentar lhe ajudar.

    INTRODUÇÃO
    O filme “Diabo veste Prada” [1], retrata a situação vivenciada pela personagem principal Andrea, onde [2] a mesma [3] é afetada pelos padrões de beleza impostos pelo seu trabalho, fazendo [4] assim com que [4] ela mude totalmente o seu visual para se enquadrar em tal padrão. Paralelamente a isso, [5] nota-se que em nossa realidade essa situação [6] acontece frequentemente principalmente [7] entre os jovens. Dessa forma, a busca por padrões de beleza idealizados pode gerar sérios problemas para as pessoas como transtornos físicos e psicológicos, fazendo-se necessária a discussão sobre tais consequências.
    [1] Gostei do repertório. Essa vírgula está separando o sujeito do verbo.
    [2] Onde é pronome relativo na morfologia, sempre será um adjunto adverbial de lugar (na sintaxe). Ele sempre será usado para retornar LUGAR.
    No trecho você usou para retornar SITUAÇÃO.
    MACETE: Pensou em utilizar o ONDE, substitua pelo EM QUE se o ONDE for pronome relativo.
    [3] MESMA não pode ser usado para substituir sujeito. Ela deve ser usado assim, por exemplo:
    Saio sempre com os mesmos amigos sempre.
    [4] Aqui você inicia uma oração reduzida de gerúndio seguida de uma conjunção conclusiva [Essa conjunção deve estar isolada], depois vem o QUE, o qual é uma conjunção integrante, ou seja, ele irá introduzir uma oração subordinada substantiva, nesse caso, objetiva direta, o que significa dizer que eu posso trocar a oração que o QUE introduz por ISSO e não COM ISSO como você colocou. Vejamos, quem faz, faz alguma coisa. Faz ISSO. Logo a preposição COM é desnecessária.
    [5] Cuidado para não acoplar a pontuação do adjunto adverbial junto com o sujeito e a oração deslocada. Ou seja, deu a impressão que o uso da vírgula foi para isolar o adjunto adverbial curto aglutinado com o sujeito da frase e, ao mesmo tempo separar, a oração deslocada que está na sequência. [6] Apesar de que, essa oração deslocada de que falo não está isolada, pois falta 1 vírgula no ponto 6 para fazer o par.
    [7] É deselegante usar dois advérbios seguidos e com o final MENTE. Além disso, eles deveriam estar coordenados.
    [8] Eu achei que talvez a reescritura do parágrafo possa aclarar melhor o que disse, ainda mais se você tiver deficiência na gramática, não irá entender os termos que coloquei acima, faço de todo modo porque é importante saber qual recurso linguístico está empregando e desejar posso indicar uma professora que vai lhe ajudar com isso (Canal do YouTube, gratuito). Então, tentei escrevê-lo.
    O filme “Diabo veste Prada” retrata a situação vivenciada pela personagem principal Andrea, na qual ela é afetada pelos padrões de beleza impostos por seu trabalho, assim a fez mudar totalmente o seu visual para se enquadrar no padrão estabelecido. Paralelamente à ficção, nota-se que, na realidade, essa situação acontece, de modo frequente, e principalmente, entre os jovens. Dessa forma, a busca por padrões de beleza idealizados pode gerar sérios problemas de saúde física e psicológica, fazendo-se necessária a discussão sobre suas consequências.

    Na reescritura percebi outros outros. Desta forma, é importante que você também tente reescrever para percebê-los.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Em primeiro lugar, vale ressaltar que devido [2] ao fato das pessoas [1] quererem encaixar-se em um determinado padrão[2] elas acabam realizando muitas cirurgias,[3] principalmente as plásticas para se sentirem bem ao se olharem no espelho. Entretanto, as cirurgias em excesso podem causar sérios riscos à saúde do paciente podendo gerar danos irreparáveis ao físico. O Ken humano [4] como é conhecido popularmente [4] é um exemplo dessa situação, onde [5] a pessoa realizou diversas operações para se parecer com um boneco famoso e ficou irreconhecível após esses procedimentos. Logo, torna-se necessária a intervenção dos mais habilitados para conscientizar sobre essa problemática contemporânea.
    [1] ao fato das pessoas [1] quererem encaixar-se… Quem quer se encaixar? As pessoas, certo? Então é sujeito, e sujeito não pode vir preposicionado, você fez uso da preposição de ao empregar da (de+a).
    [2] devido [2] ao fato das pessoas – é oração subordinada adverbial causal deslocada, precisa de vírgulas para isola-lá

    [3] Vírgula desnecessária.
    [4] Aposto explicativo deve estar entre vírgulas.
    [5] ONDE, já explicado.
    DESENVOLVIMENTO 2
    Ademais, outra consequência [1] gerada pelo padrão de beleza idealizado [1] são [2] os transtornos psicológicos desenvolvidos através [3] da distorção da imagem. A bulimia e a anorexia são exemplos [4] de transtornos causados por essa distorção que [5] devido a [6] baixa autoestima [5] leva a pessoa a tomar atitudes drásticas para se sentir melhor com relação ao seu corpo. Assim sendo, observa-se que fatores psicológicos influenciam diretamente na formação da imagem de um indivíduo, levando-o a ser manipulado pela própria mente.
    [1] Oração subordinada reduzida deslocada, deve vir entre vírgulas.
    [2] outra consequência são [2] os transtornos psicológicos desenvolvidos através…
    Acho que até pode haver essa concordância, mas prefira a regra geral, verbo concorda com o sujeito.
    [3] através – é tem como significado passando pelo meio de algo. A luz passa através do vidro. Prefira, por meio de.
    [4] Prefira citar exemplos colocando a expressão entre vírgulas (isolado). Por exemplo, blá blá blá
    [5] oração subordinada deslocada sem isolamento.
    [6] crase.
    CONCLUSÃO
    Portanto, a partir do exposto [1] percebe-se que essas consequências precisam ser esclarecidas, uma vez que ajudará a população em um todo. Para isso, cabe aos órgãos competentes, [4] sobretudo [4] o Ministério da Saúde-[3] órgão responsável pelo bem estar [5] da população brasileira [4], partilhar em redes sociais informações que colaborem para a conscientização das pessoas, [6] em específico os jovens para que saibam os problemas gerados em decorrência da busca pelo padrão corporal perfeito. Assim como, cabe ao Ministério da educação proporcionar [8] por meio discussões acerca do tema em sala de aula, para que os alunos reflitam mais sobre esta causa, para assim situações como as mostradas no filme não sejam mais a nossa realidade.
    [1] vírgula
    [3] Se for um travessão precisa vir separado da palavra e fechar com travessão.
    [4] Vírgulas
    [5] bem-estar
    em redes sociais, vírgulas

    [6] Quem está pedindo essa preposição?
    [7] Assim, blá blá
    [8] vírgula

    • 1
  3. Parágrafo 1: Erro gravíssimo: “nossa”. A redação deve ser feita 100% em terceira pessoa.
    Deve-se incluir todas as palavras do tema na introdução.
    Deixar mais evidentes seus argumentos na introdução.

    Recomendo que você dê uma pesquisada e estudada mais aprofundada em modelos de redação Enem nota mil…e sua estrutura. Não desista!!

    • 0
  4. deficiência na gramática, não irá entender os termos que coloquei acima, faço de todo modo porque é importante saber qual recurso linguístico está empregando e desejar posso indicar uma professora que vai lhe ajudar com isso (Canal do YouTube, gratuito). Então, tentei escrevê-lo. vc te cuida com pontuacao com crase

    • 0
  5. It was great! jgij3gjo3qjgjqoejgoj3tj4itj3i4jgerjjfoqeufwcjwoeeidwoiedoiwekjncjhisjdcqweofnqbeofuhqefiwevnjowbvowfoiwejfijwevnkjwdhvijwoejfowefejfvnjejfiowefiuweifrrewhfiowhroifuwiefjiejfowefhiowejoijfiwrinfoiwefoue8riuur8123rhwriwebfjkwrfhwefnwjhvwfnwfiwrhfouowefbkhvwrfbwrfowrfbwrgiwruifwrjviowruv78adcvbfeqfhfwkfwf7adbczdxuydcefwrihvwrhfbdhcyuewfheurofirbviygerihiuhrvhrhuryvrebwrhcvwyrfuiweyfhwebcviwhriufbwfbiqwefquwefuowheofuwehfohwrvbuiwdynzxjjuyqwdnwkejifwrfuiqcnakdshuwefbuvhwueodf3njfqudyc6q2enhhfwehuwef febfqhduo13hfqeu3ufhrrur8wfnewfeufyr713brewf.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.