Iniciante

tema: como conciliar o uso dos agrotóxicos e uma alimentação mais saudável?

  • 1

Desde a Revolução Verde, com a modernização de práticas e investimento no setor agrícola, as contribuições deste vêm sendo discutidas, uma vez que aumentaram e muito a escala de produção de alimentos, contudo, com o uso de agentes químicos atrelados a danos à saúde humana, animal e uma série de desequilíbrios ecológicos. No Brasil, o uso de agrotóxicos foi fomentado pela Lei Federal 7. 802, sancionada em 1989, e desde então só vem crescendo. Sob essa ótica, é prudente dizer que *novas maneiras de produção alimentícia -no mundo todo- devem ser introduzidas.*

Em primeira instância, o agrotóxico tem como finalidade matar, então é natural que cause danos a todos os seres vivos. Entretanto, acaba eliminando também insetos úteis, como é o caso das abelhas. Uma pesquisa realizada pela UFAPA, constata que os pesticidas são os maiores causadores de destruição desses insetos, reduzindo em 50% sua vida. Vale destacar que um mundo sem abelhas não seria possível, por conta da polinização realizada por tais. Acaba prejudicando todo tipo de vida existente, levando à inúmeras doenças respiratórias, câncer, autismo, e pode ocasionar a morte, como relatam pesquisas da OPAS e a ONU, com mais de 193 mil pessoas ao ano. Constantemente, a população é bombardeada por essas substâncias químicas, presentes no ar, água, solo, roupas e inclusive na mesa.

Em segunda instância, é oportuno comentar que a mídia invisibiliza o uso de agrotóxicos extremamente perigosos, pois paga à empresas para que o produzam. Isso porque dados do IBGE mostram como tais produtos afetam na saúde e ainda assim nenhuma medida é tomada pelo governo, em prol de utilização imprópria ou produto extremamente perigoso. A prioridade se torna o lucro, e não a saúde pública. Levando isso em conta, tem-se como exemplo, a agricultura familiar, que tem um grande alcance na mesa dos brasileiros e movimenta um sistema de renda e empregos dentro do país. Contudo, é deixada em segundo plano, pois o governo oferece apoio às indústrias. De acordo com a Anvisa, a contaminação chegou também aos alimentos ultraprocessados -bolachas, pão, pizza- e a água; tendo que os mais visados, eram os alimentos in natura, onde acontecia o manuseio direto, ocasionando contágio, e também na hora de ingerir a comida, de maneira indireta, se consome altas quantidades de pesticidas. O Brasil é um dos campeões de uso desses tóxicos, de acordo com o IBAMA, vem aumentando seu consumo em 135% num período de dez anos.

Em síntese, a fim de evitar mortes e contaminações, os governos de cada estado devem -por meio de orgãos governamentais e institutos de pesquisa- diminuir e futuramente substituir o uso desses agrotóxicos. Incentivando a agricultura familiar, e levando em conta formas alternativas e mais ecológicas, por meio de outros insumos agrários como compostagem, diversidade de plantio e até o uso de Biopesticidas -produtos criados a partir de substâncias orgânicas no combate as pragas, sem agredir a natureza. Dessa forma, promover enfim a saúde geral, com alimentos e água puros que tragam bem-estar.

Compartilhar

2 Correções

  1. gostei bastante do tema da sua redação e dos seus desenvolvimentos e conclusão.
    sua redação ficou um pouco confusa pelo tanto de informação que você colocou e pelo tamanho do texto, se você for fazer enem lembre que o limite de linhas são 30 e cuidado com a repetição de palavras, use sinônimos.
    de resto sua redação esta maravilhosa.

    • 1
  2. Oiii Bela como você escreve bem parabéns!
    Vô deixar algumas observações para você tá! Sua intro. ficou boa mas cuidado com as pontuações para não criar gerúndios no parágrafos, você teve um ponto da intro. que ficou desconexo se atente a isso>>> “…uma vez que aumentaram e muito a escala de produção de alimentos, contudo, com o uso de agentes químicos atrelados a danos à saúde humana, animal….” <<<< Esse ponto me refiro, o que são esses asteriscos * e hífen – em sua frase final?… Se foi um erro de formatação ok desconsidere!!

    DESENVOLVIMENTOS- Ficou muito grande o que acaba ficando cansativo de ler, atenção a essas palavras "Primeira e Segunda instância" isso traz uma impressão de carta Judiciária, pesquise as lista de conectivos para te dar mais respaldo como por ex: Em primeiro Lugar, primeiramente para um o segundo desenvolvimento você poderia ter usado Em uma segunda análise…

    Conclusão achei muito boa e muito bem detalhada.
    Parabéns pela sua redação pra mim nota 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.