Segundo o sociólogo Habermas, ”o agir comunicativo fundamenta-se na luta sem violência do discurso argumentativo”. Nesse contexto, ressalta-se a importância do debate a cerca da atual problemática brasileira: o racismo estrutural. Essa questão é reflexo do menosprezo racial presente no país e requer, a partir da compreensão da citação de Habermas, conhecido por sua ”ética do discurso”, que a sociedade supere esse impasse.
Nos EUA, durante o século XIX, o preconceito racial era bastante evidente, onde grupos radicais estabeleciam locais restritos à brancos e assassinavam negros. No Brasil, infelizmente, têm-se a falsa impressão de superação do racismo por não se vivenciar situações tão radicais como nos EUA. Entretanto, pode-se observar uma linguagem popular estruturada em expressões ofensivas a uma raça, como ”criado-mudo”, que faz referência aos escravos que permaneciam em silêncio ao lado da cama de seus senhores, além de concepções pré-estabelecidas que julgam indivíduos como pobres, incapazes e até mesmo criminosos.
Ademais, a falta de consciência sobre a realidade brasileira revela a negligência da população sobre o tema. De fato, como já se pregava na Escola de Frankfurt, há uma ilusão de liberdade no mundo contemporâneo. Sendo assim, a crença na liberdade de escolha é apenas uma utopia, pois as ações humanas devem garantir o bem estar físico e mental do próximo, o que nos leva a uma reflexão a respeito da importância de se conhecer a origem de expressões utilizadas no cotidiano e o porquê de um julgamento ofensivo devido a características físicas de uma raça para que assim o racismo possa ser apenas um termo dos livros de história.
Dado o exposto, impede-se, pois, que medidas de combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira sejam analisadas e aplicadas. Para tanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação introduza nos livros didáticos, desde o ciclo básico escolar, materiais informativos que discutam a proveniência de costumes brasileiros e sua consequências, priorizando os aspectos preconceituosos. Dessa forma, a sociedade será mais consciente de seus atos e o país poderá passar por uma reeducação comportamental, a fim de desestabilizar as bases racistas ainda em vigor.
MODELO ENEM
Suzane lima
Olá luana boa tarde!
Vamos lá para a correção
Gostei da sua redação está bem estruturada.
Vamos por partes.
A INTRODUÇÃO:
Não tem o que falar está muito boa, o seu repertório está bem produtivo.
Você quis dizer “reflexo do menosprezo” né? Por ser uma expressão deve-se está entre aspas.
DESENVOLVIMENTO 1:
Ficou top. Todas as ideias que você trouxe está bem desenvolvida. Gostei que você trouxe a questão das expressões que usamos sem muitas vezes sabermos o real significado por falta de interesse mesmo.
DESENVOLVIMENTO 2:
Não tem o que dizer. As ideias e os argumentos estão muito bem apresentado.
CONCLUSÃO:
trouxe todos os critérios. Muito bom
Parabéns por seu texto.
Uma redação digna de 1000.
RobsonFonsecaJR
Olá,
Ótimo texto, tema atual e interessante.
Com relação à correção,
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
– 180 –
Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
– 180 –
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
– 200 –
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação
– 160 –
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
– 160 –
Comentário :
Seu texto é quase perfeito mas no seu segundo desenvolvimento ficou quase aglutininado com a proposta de intervenção mas nada em exagero. Assim, parabéns.
Espero que corrija a minha redação também… 😀😀😀
Jffgg
Oi espero ajuda.
Primeiro, isso tudo coube na folha?
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Segundo o sociólogo Habermas, ”o agir comunicativo fundamenta-se na luta sem violência do discurso argumentativo”. Nesse contexto, ressalta-se a importância do debate a cerca da atual problemática brasileira: o racismo estrutural. Essa questão é reflexo do menosprezo racial presente no país e requer, a partir da compreensão da citação de Habermas, conhecido por sua ”ética do discurso”(1), que a sociedade supere esse impasse.
》》(1)- essa parte estragou sua frase. Era para ser assim: requer, a partir da compreensão da citação de Habermas, que a sociedade supere esse impasse.
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(1)Nos EUA, durante o século XIX, o preconceito racial era bastante evidente, onde grupos radicais estabeleciam locais restritos à brancos e assassinavam negros(2). No Brasil, infelizmente, têm-se a falsa impressão de superação do racismo por não se vivenciar situações tão radicais como nos EUA. Entretanto, pode-se observar uma linguagem popular estruturada em expressões ofensivas a(3) uma raça, como ”criado-mudo”, que faz referência aos escravos que permaneciam em silêncio ao lado da cama de seus senhores, além de concepções pré-estabelecidas que julgam indivíduos como pobres, incapazes e até mesmo criminosos.
》》(1)- Cade o conectivo?. (2)- isso é opcional: é começar sua frase com um tópico frasal e não com uma citação. Seu tópico feito depois da citação, vc poderia perder pontos. (3)- CRASE
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Ademais, a falta de consciência sobre a realidade brasileira revela a negligência da população sobre o tema. De fato, como já se pregava na Escola de Frankfurt, há uma ilusão de liberdade no mundo contemporâneo. Sendo assim, a crença na liberdade de escolha é apenas uma utopia, pois as ações humanas devem garantir o bem estar físico e mental do próximo, o que nos leva a uma reflexão a respeito da importância de se conhecer a origem de expressões utilizadas no cotidiano e o porquê de um julgamento ofensivo devido a características físicas de uma raça(1) para que assim o racismo possa ser apenas um termo dos livros de história.
》》(1)- vírgula.
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Dado o exposto, impede-se(1), pois, que medidas de combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira sejam analisadas e aplicadas. Para tanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação introduza nos livros didáticos(*), desde o ciclo básico escolar, materiais informativos (*)que discutam a proveniência de costumes brasileiros e sua consequências, priorizando os aspectos preconceituosos. Dessa forma, a sociedade será mais consciente de seus atos e o país poderá passar por uma reeducação comportamental, a fim de desestabilizar as bases racistas ainda em vigor.
》》(1)- posso ta errado, mas insere-se tem o sentido de impedir e não de PEDIR algo. (*)- tente deixa o mais claro possivel modo e meio da sua intervenção. Porque aqui vc trocou (ñ ta errado) vc colocou o meio primeiro (livros) e depois o modo (materiais informativos)
LuannaFOliveira
Coube sim. 30 linhas em uma folha de caderno, sem contar que a folha oficial do Enem é mais larga, então caberia até mais.
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Sobre essa parte da “ética do discurso” eu ficava muito na dúvida se eu colocava ou não, mas agora acho melhor não mesmo kkkkkk
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Sobre a falta de conectivo no início do segundo parágrafo… Bom, eu nunca gostei de colocar. Felizmente nunca fui prejudicada por isso e meus profs sempre concordaram. Mas acho que vai de cada um, algumas alunos tbm já me questionaram por conta disso.
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Na conclusão, o “impede-se” foi um erro de digitação, o certo seria “impende-se” kkkkk
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Sobre os livros e materiais… concordo, faz muito sentido. Gostei da colocação.
LuannaFOliveira
No texto, eu abordei o racismo ESTRUTURAL. Por isso, meu objetivo era apenas criar medidas para acabar com esse racismo que muitas vezes nem percebemos, mas que sempre está ali. Meu foco não foi o racismo em seu sentido mais amplo. O que tentei criar não foram medidas para acabar o racismo como a maioria conhece, esse não é o tema da redação.
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No terceiro parágrafo realmente, cadê as vírgulas? Kkkkkkkk juro que no texto a mão eu coloquei kkkkkkk
LuannaFOliveira
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Ops, comentário errado. :|
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Nicolly25
Bom sua introdução está boa, mas falta a sua opinião já que a redação é dissertativa argumentativa além disso eu não percebi os dois problemas que tem que ser apresentado no início (pode ser mais temais, lembrando que no decorrer da redação você terá que explicar cada um)
No terceiro paragrafo senti a falta de vírgulas, pois parece um texto corrido sem a sua opinião sobre o tema e sem pausas.
Sua proposta de intervenção esta boa, mas falta mais, como exemplo : como tratar o racismo em adultos, pois se esta implantando livros didáticos desde a pré-escola é necessário também a tingir o público adulto. Outro ponto importante é as crianças ou adultos que sofrem racismo que ajuda você daria a eles??????
Seria interessante se você citasse atualidades que estamos vivendo, como a morte do João pedro, os protestos, entre outros
Parabéns pela sua redação e o mais importante não desista
NOTA : 650
LuannaFOliveira
No texto, eu abordei o racismo ESTRUTURAL. Por isso, meu objetivo era apenas criar medidas para acabar com esse racismo que muitas vezes nem percebemos, mas que sempre está ali. Meu foco não foi o racismo em seu sentido mais amplo. O que tentei criar não foram medidas para acabar o racismo como a maioria conhece, esse não é o tema da redação.
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No terceiro parágrafo realmente, cadê as vírgulas? Kkkkkkkk juro que no texto a mão eu coloquei kkkkkkk