Aprendiz

TEMA: combate a violência infantil no século XXI

  • 0

O livro “Por que Freud errou”, de Richard Webster, retrata o questionamento do autor sobre importantes teorias do fundador da psicanálise. Por exemplo, o “Complexo de Édipo” que alega evidências de um desejo sexual na infância. A narrativa revela que o complexo foi usado como justificativa para violências em crianças e adolescentes. Deste modo, fica claro que a realidade apresentada na trama pode estar relacionada àquela do século XXI: onde as agressões com menores ainda são um enorme problema, que vem causando traumas, transtornos e medo em milhares de meninos e meninas.

     Em primeira análise, faz-se necessário lembrar que crianças têm sim seus direitos e deveres, como cidadãos, que devem ser cumpridos. Entretanto, nem sempre foi assim, no período da revolução industrial, sofriam muito com a violência, já que não existia para eles infância. Além disso, eles trabalhavam em indústrias ou no campo por 12 até 19 horas por dia e eram expostos em ambientes perigosos, com a ausência de higiene. Assim, observa-se que no limiar histórico os jovens sempre sofreram diversos tipos de crueldade o que não mudou tanto. É vital, então, intervenções para amenizar a problemática.

Consequentemente, as crianças que sofrem ou sofreram algum tipo de brutalidade são mais prováveis de terem algum transtorno, traumas ou medo, como por exemplo o TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Dessarte, segundo Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica “Onde acaba o amor tem início o poder, a violência e o terror”, mostrando que castigos extremamente severos, desrespeito com os menores, abusos sexuais e psicológicos são ausência do amor e no lugar o caos e a depressão marcam presença. Portanto, é necessário denunciar todos os tipos de tratamentos inadequados, para proteção dos próprios jovens.

     Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a segurança das crianças e adolescentes, urge que o Ministério dos Direitos Humanos desenvolvam ações de proteção, para assegurar a preservação da liberdade dos menores. Juntamente com a contribuição de ONGs, para promover informação, por meio da veiculação de entrevistas, palestras em escolas e vídeos, com psicólogos especializados, que terá como objetivo conscientizar toda a população para o fato, assim informados os cidadãos denunciarem qualquer tipo de violência. Assim, será possível amenizar o quadro atual, mostrando que teorias sem embasamento científico como o Complexo de Édipo estão erradas e não podem ser usadas como justificativa. 

Compartilhar

1 Correção

  1. Ct 1: Muito boa, acredito que não tenha o que melhorar.
    Ct 2: Seguiu o tema, bom repertório, estrutura típica. Porém senti falta do seu argumento por exemplo no 2º Parágrafo, onde você colocou na última frase mais uma vez sua tese e ponto de vista, não argumento para defendê-lo. Entretanto, não é um erro gravíssimo, somente questão de melhorar.
    Ct 3: Boas informações interpretadas, assim como uma estrutura consistente. Mas é perceptível momentos que você trouxe claramente o seu pensamento e outros que são somente “argumentos copiados” acredito que é necessário mesclar mais com a sua autoria.
    Ct 4: Fez o necessário para garantir uma boa nota nessa competência, somente percebi um erro relacionado a segunda frase do segundo parágrafo que ficou um pouco incoerente.
    Ct 5: A sua conclusão por si só está muito boa, somente não vejo como necessário você colocar uma intervenção ao fim do 3º parágrafo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.