Durante o século XV, quando os portugueses vieram para o Brasil, ocorreu a troca de favores entre eles e os nativos – chamada de escambo – com essa prática o povo português deu objetos que não eram equiparáveis com os serviços prestados pelos indígenas. No Brasil atual, é evidente as atividades corruptivas, cujo é necessário combate-las. A corrupção ocorre devido ao aproveito da profissão exercida de determinados indivíduos e à falta de correção de atos corruptos que são aceitáveis para alguns brasileiros.
Decerto, a parcela corrupta da população usam meios como a profissão ou o poder para disseminar o suborno na sociedade. Tal relação, observa-se na série “House of Cards”, em que os personagens principais utilizam de planos corruptos para ter um alto poder e, assim permanecem com essas ações. Dessa forma, os indivíduos agem por interesses próprios em cargos que visam o bem comum, como consequência disso, há o aumento gradual da corrupção sistêmica. Além disso, segundo Foucault: “o poder não é apenas um aspecto da vida do homem, mas a base inevitável de todas as relações humanas”. Logo, as pessoas devem combater a corrupção no meio social.
Embora com os avanços tecnológicos os indivíduos exigem a ausência da corrupção no meio político, existem atos corruptivos que são imperceptíveis. Essas ações trazem consequências para a população, se forem ignoradas e não denunciadas. Ademais, segundo o filme “O Lobo de Wall Street”, mostra o ator que enriquece de forma rápida, porém ilegal. Nessa obra cinematográfica, observa-se a falta da denúncia de pessoas vinculadas ao protagonista e colaboram para com a corrupção. Portanto, é necessário averiguar as ações corruptivas que ocorre no território brasileiro.
Conclui-se, que o Governo Federal deve propor um aplicativo público para disponibilizar para a população o gasto público nacional, estadual e municipal, de modo a diminuir a corrupção no meio político. Outrossim, cabe a escola ter projetos escolares que garantem a conscientização que a corrupção é maléfica para a sociedade e deve ser combatida, para que os indivíduos não aceitem tais ações. Assim, a corrupção estará apenas na história.
daniel02
na introdução poderia deixar um pouco mais claro a relação entre o repertório e a tese, pois se vc tirar o pedaço que fala sobre o índio o texto ainda mantem o sentido
geralmente eu gosto de falar no final da introdução os dois argumentos que vou usar
na conclusão eu não encontrei o meio (como) o governo federal vai fazer isso
ThalyaneCastro
Acredito que poderia substituir “aceitáveis para” no lugar da frase “aceitáveis para”, talvez fique mais redondo. Especificar alguns dos atos dos políticos é uma boa jogada e também definir um pouco melhor quem era Focault.
Pode deixar mais amostra os atos dos políticos no desenvolvimento também e as consequências para o povo brasileiro. Na conclusão, procure sinônimos para a palavra “público”, para que não fique repetitivo.