O Período de colonização no Brasil foi marcado por práticas violentas e consideradas, atualmente, como crimes aos direitos inerentes a todo ser humano, como foi o caso dos indígenas nativos do território e negros Africanos, trazidos ao país, escravizados nos engenhos e submetidos a tratamentos degradantes e cruéis.
Mesmo com a abolição da escravatura, 1888, por meio da Lei Áurea, não houve qualquer tentativa do estado de inserir os escravos com equidade no mercado de trabalho e garantir-lhes bem-estar social. Dessa forma, uma contemporânea, causando pobreza e falta de oportunidade justas a esta parcela populacional e requerendo, portanto, um combate energético.
Inicialmente, é por conta dessa situação histórica mal resolvida que grande parte dos indivíduos negros sofrem com a pobreza no século XXI. Diante desse cenário, há a manutenção contínua dessa conjuntura, pois, sem acesso à escolaridade, por exemplo, tal população se submete a empregos informais, abusivos ou insuficientes para a qualidade de vida digna.
Assim, medidas exequíveis, são necessárias para conter o avanço do problema na sociedade Brasileira. Dessarte com o intuito de mitigiar o racismo no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o tribunal de contas da união direcione capital que, por intermédio dos ministérios da educação e cultura e o ministério do trabalho revertam em qualificações profissionais, cursos e projetos sociais nós bairros. Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do Racismo.
alicebb
Introdução:
gostei do a sua contextualização que foi por meio de uma alusão histórica mas cadê a tese e as duas problemáticas?
Desenvolvimentos:
faltou conectivo no D1 e no D2, inicialmente não está adequado, é melhor trocar. Eu gostei dos argumentos, so que, você pode usar citações de autores, citar pesquisas sobre a atualidade, comparações…
Conclusão:
que problema? Que bom que lembrou de retomar a tese, pena que não consegui identificá-la. Gostei que vc tem um domínio da norma culta!! Mas, na conclusão você pode separar as duas soluções, ou seja, com ponto final e colocando cada parágrafo em 3 tempos (três pontos finais).
Espero ter te ajudado.
lah
sugestão-trocar ´´´direitos inerentes a todo ser humano´´ por direitos humanos.Em ´´nesse caso uma contemporanea´´ faltou clareza , contemporanea o que? . ótimo texto , com muitas informações , possui domínio na competencia 3 da redação do enem , se atentar somente no que aqui foi escrito.
[email protected]
durante o texto percebi o uso frequente de referencias, como, por exemplo, na introdução em que na introdução foi feita a referencia da história, mas senti falta de uma tese no final da introdução.
Achei necessário o uso de conectivos, como, ” Alem disso”, “primeiramente”, “portanto” , entre outros.
Faltou desenvolver mais, e na conclusão do texto faltou a proposta de intervenção com 5 fatores: agente, ação, finalidade, modo e o detalhamento.
NOTA: 350-490
FelipeBertoldo
Você poderia dividir seu parágrafo com pontuação, assim deixando as ideias um pouco mais organizadas.
Sua introdução por exemplo não contém um divisão com ponto final.
Um exemplo da sua msm que poderia deixar ela melhor. “O Período de colonização no Brasil foi marcado por práticas violentas. Atualmente, como crimes aos direitos inerentes a todo ser humano,”
Fazer também dois parágrafos de desenvolvimento é bom, deixa sua redação mais clara.
As ideias tá boa mas tem o que melhorar ainda.