Tema: caminhos para combater o preconceito linguístico no Brasil

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Segundo a alegoria da caverna de Platão, a sociedade vive na realidade das sombras, presos a certos tabus. De maneira análoga, observa-se que no Brasil há o preconceito à forma de falar e se comunicar, que está intrinsecamente ligado a realidade do país, seja pelo difícil acesso à educação, seja pelo assédio linguístico. Nesse sentido, cabe analisar-mos as principais consequências de tal postura para a sociedade.

Primordialmente, cabe analisar a situação educacional da sociedade. Segundo o IBGE, em 2017, 15% dos brasileiros com mais de 15 anos não sabiam ler e escrever, resultando em 11,5 milhões de analfabetos, como resultado, ocorre a diferenciação do uso da linguagem por aqueles que tiveram acesso à educação, que usam da norma culta para gerar o preconceito linguístico aos menos favorecidos. Destarte, urge uma alteração no sistema educacional, afim de mitigar esse problema.

Outrossim, destaca-se o assédio linguístico como impulsionador do problema. De acordo com Durkhein, o fator social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de exterioridade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que no Brasil há diferentes formas de se falar, haja vista que cada região região tem suas formas diferentes de se comunicar, sendo assim, é inadmissível que a sociedade perpétue esse comportamento.

Portanto, é evidente que há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem o bem estar social. Por isso, urge que o estado em parceria com o ministério da educação promovam políticas de integração dos analfabetos as escolas, para que a desigualdade no âmbito educacional diminua,além disso, é imprescindível que o estado promova campanhas na mídia de discernimento e conscientização da sociedade às diferentes formas linguísticas faladas no Brasil. Assim, a sociedade poderá sair da realidade das sombras e viver sem preconceitos.

 

 

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3 Correções

  1. Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!!
    Desenvolvimentos: colocou os tópicos frasais, demonstrando planejamento textual. Além disso, utilizou conectivos de uma forma agradável, argumentos e contextualizações interessantes, bem como fora do senso comum. Entretantanto, atente-se para não deixar o desenvolvimento sem uma problematização ativa com a sua opinião indireta.
    Ahh, tente conectar o primeiro período de desenvolvimento ao segundo. Embora penso que não tirariam nota sua por isso, mas é bom garantir, blz?
    Conclusão: ficou legal, mas ficou concisa. Lembre-se que é necessário detalhar… Hordiernamente o banca corretora do ENEM aceita apenas uma proposta inteventiva, com intuito de possuir todos os critérios exigidos, juntamente ao detalhamento.
    Na minha perspectiva sua nota por competência:
    C1: 200 (Não notei erros visíveis a partir de uma visão geral, nem termos incompreensíveis. Contudo, se tiver, são poucos. Lembrando que tem a tolerância de erros)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    Enfim, não comentei muitas críticas, pois não notei erros alarmantes e você escreveu magnificamente. Se deixei passar alguma coisa, desculpa! Espero que tenha te ajudado, continue estudando. Está no caminho certo, abraço!!!
    Obs.: Se quiser trocar correções mande mensagem!
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  2. HELLO . Sabrina Carneiro.
    # Gostei do seu texto.
    Ficou bastante interessante, sem muitos e /ou nenhum desvio(s) gramatical(is) e de fácil compreensão. Ademais, abordou o tema proposto, colocando várias informações que fortificaram o texto, muito bem.
    * Gostei da sua alusão em relação ao mito da caverna.
    * Argumentos bons.
    # Cuidado com a repetição de palavras, sobretudo próximas, pois fica um texto desagradável para leitura e passa ideia de pouco repertório. Nessa perspectiva, tente procurar sinônimo, com intuito de enriquecer seu vocabulário. Em soma, atente-se para não colocar ideias que possam que o leitor não entenda, embora faça muito sentido para você. Sendo assim, sempre se questione. “Será que o leitor entende o que eu quero dizer?” Cuidado para não fazer trucamento.
    # SEMPRE QUE VOCÊ CITAR NAS SUAS REDAÇÕES QUALQUER ORGÃO DO GOVERNO , NUNCA SE DEVE COLOCAR O MESMO COM LETRA MINÚSCULA. SEMPRE COM MAIÚSCULA.
    *Exemplo , na sua conclusão : Portanto, é evidente que há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem o bem estar social. Por isso, urge que o estado(Precisa ser com letra maiúsculas pois é uma instituição) em parceria com o ministério da educação(Precisa ser em letra maiúscula;Ministério da Educação) promovam políticas de integração dos analfabetos as escolas, para que a desigualdade no âmbito educacional diminua,além disso, é imprescindível que o estado ( letra maiúscula . Estado ) promova campanhas na mídia de discernimento e conscientização da sociedade às diferentes formas linguísticas faladas no Brasil. Assim, a sociedade poderá sair da realidade das sombras e viver sem preconceitos.
    * Sempre que for fazer uma redação nunca escreva a mesma na primeira pessoa, sempre no infinitivo…
    Enfim…
    —> Correção por competência:
    * C1: 160
    *C2: 200
    *C3: 180
    *C4: 160
    *C5: 180 ( conclusão mediana, pois falta um pouco mais de detalhamento )
    Parabéns! :^)

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  3. Olá, bom dia, tudo bem?
    1.Gostei muito da alusão ao mito da caverna;
    2.”intrinsecamente ligado a realidade do país” cabe uma crase no “a”;
    3.Teve o uso de pessoalidade em “analisar-mos”;
    4.Cuidado com o uso do gerúndio em “resultando”;
    5.Acredito que após “11,5 milhões de analfabetos,” caberia um ponto final para dar início a outro período;
    6.Gostei muito que você deu um fechamento no seu parágrafo;
    7.Cuidado com o uso do gerúndio em “seguindo”;
    8.Houve a repetição de “região” em “cada região região”;
    9.Conferindo elementos da conclusão:Portanto, é evidente que há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem o bem estar social. Por isso, urge que o estado(Precisa ser com letra maiúsculas pois é uma instituição;AGENTE) (Caberia uma vírgula aqui para isolar essa parte)parceria com o ministério da educação(Precisa ser em letra maiúscula;Ministério da Educação)promovam políticas de integração dos analfabetos as escolas, para que a desigualdade no âmbito educacional diminua,além disso, é imprescindível que o estado promova campanhas na mídia de discernimento e conscientização da sociedade às diferentes formas linguísticas faladas no Brasil(AÇÃO). Assim, a sociedade poderá sair da realidade das sombras e viver sem preconceitos.(FINALIDADE)
    Sua intervenção falta um modo/meio e detalhamento.Busque usar termos para facilitar à apresentação dos elementos, como:
    ação:deve
    agente:O,A,Os,As
    Modo/Meio:Por meio/Por intermédio/Mediante
    Finalidade:Com o fim, Com a finalidade, Para que.
    C1:160 (Erros de crase, truncamento, repetição, palavras escritas ds forma errada, o caso do “Estado” e “Ministério da Educação”)
    C2:200 (Apresentou bom repertório e compreensão do tema)
    C3:160 (Senti falta de uma problematização mais forte em alguns pontos)
    C4:200 (Muito bom usi de conectivos)
    C5:120 (Cada elemento vale 40 pontos)
    Nota:840.
    Parabéns, continue estudando, tenha um ótimo dia.

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