Iniciante

Tema: Caminhos para combater a LGBTfobia (corrijo de volta)

  • 0

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal positivou homofobia como crime de racismo. No entanto, relatos de violência contra pessoas da comunidade LGBT cresceu em 12% em relação à 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Essa situação se deve à orfandade governamental associada ao preconceito da sociedade, não restando dúvidas sobre a necessidade de combate a essa problemática que atinge
milhões de indivíduos.
De início, observa-se a negligência estatal em não garantir a representatividade e apoio a essa minoria, através da falta de leis específicas e a inutilização das já existentes. Tal circunstância é evidenciada pelo Grupo Gay Bahia – uma organização voltada para a defesa dos homossexuais no Brasil desde 1980 – a qual publica que o Brasil é o país com maior índice de morte de LGBT’s no mundo. Dessa forma, o dado citado posiciona o país em um lugar de perigo e alerta para essas pessoas marginalizadas.
Ademais, é notória a discriminação social derivada da cultura machista e patriarcal imposta a séculos da historiografia, com um tratamento atípico e maléfico contra gays, lésbicas, e travestis. Exemplo disso, é a série lançada na Netflix em 2019 “Sex Education”, a qual o personagem Erick – negro e gay – é violentado física e psicologicamente por colegas de escola em sua volta para casa, traumatizando-o. Assim como na ficção, fatos como esse evidenciam a aversão instaurada na sociedade hodierna frente à população LGBT.
Portanto, perante o desafio contemporâneo, propõe-se ao Congresso Nacional em parceria com o governo Federal a ampliação dos direitos dessa minoria, por meio da criação de leis específicas, com punições severas contra o crime de LGBTfobia, a fim de coibir condutas intolerantes. Além disso, cabe ao poder Executivo junto à mídia a propagação do respeito e empatia ao grupo, por intermédio de campanhas publicitárias em diversos canais midiáticos, como TV, redes sociais e aplicativos de streaming, com o objetivo de influenciar e conscientizar o corpo social. Desse modo, o país sairá do mapa de perigo para essa comunidade, com uma população respeitosa com a diversidade e as singularidades de cada indivíduo e cada grupo social.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá.
    Introdução: vc introduziu sua redação com um dado estatístico produtivo e que se encaixa perfeitamente no tema, ficou muito bom. Além disso, deixou bem claro sobre oq ia argumentar no desenvolvimento e falou que a situação era um problema, isso mostra que vc tem um projeto de texto eficiente e é bom para a C3. Gostei.
    Desenvolvimento: parágrafos bem estruturados com citações e dados produtivos, o que dá pra perceber que vc conhece várias áreas do conhecimento, domina a norma culta e consegue organizar seus argumentos em paralelo com as citações. Também gostei que vc falou sobre a série para mostrar os ataques sofridos pelos homossexuais.
    Conclusão: apresenta todos os elementos necessários para a nota máxima nesse parágrafo.
    Vc escreve muito bem, parabéns.

    • 0
  2. A citação na introdução, para mim não houve problema.
    Só a sua conclusão, que ficou extensa demais, não sei se enquadraria no número de linhas.
    Seus argumentos estão bem enquadrados.
    Os parágrafos estão bem estruturados, só a conclusão, como já havia dito, se prolongou demais.

    A redação está muito boa.
    Espero ter ajudado um pouco.

    • 1
  3. Oie, vou tentar pontuar algumas coisas que observei por parágrafos.

    INTRODUÇÃO: sua introdução está ok mas tente deixar esses dados pra argumentação nos desenvolvimentos, é mais adequado.

    DESENVOLVIMENTOS: argumentos bem apresentados. A sua alusão a Sex Education tbm foi ótima e terminou os dois parágrafos com o seu “ponto de vista”. Muito bom!!

    CONCLUSÃO: a banca está aceitando apenas uma proposta de intervenção, porém bem completinha. Você trouxe duas propostas ótimas reveja se realmente vai caber nas linhas, se não vai deixar o parágrafo muito extenso e se estão com todos pontos pedidos (agente/ação/meio-modo/finalidade/detalhamento).

    Por fim, redação ótima, seus argumentos foram muito bem colocados e você facilitou bastante a interpelação do leitor.

    Espero ter ajudo. Boa sorte!!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.