Iniciante

tema: Bullying

  • 0

Desde o tempo da Ditadura Militar, em 1964, que utilizava a repressão como forma de controle e se espalhou no imaginário popular. Sendo assim, tal ideia histórica vai de encontro com o conceito de bullying – fenômeno que envolve repetidas e intencionais agressões, física e/ou verbal, contra um indivíduo. Esse problema é advindo de empecilhos como: isenção social e a base familiar.

Vale ressaltar, de início, que o bullying se baseia na ideia de que a violência é um método de obter poder perante quaisquer minorias. Haja vista, muitos jovens e adolescentes essa agressão para se inserirem no meio social, pois como é mostrado na origem da palavra inglesa, bully quer dizer valentão. No filme Homem – Aranha, o personagem Peter Parker, em uma parte do filme, chega a sofrer essa intimidação pelo fato de ser nerd. Não obstante, fora da ficção, muitos indivíduos passam pelo mesmo.

Outrossim, a ideia de afetividade da violência se espalhou no âmbito privado e familiar, formando pais e responsáveis que criam seus filhos de maneira agressiva com o objetivo de educá-los com a punição, mas acabam infiltrando no indivíduo a crença de que essa é a forma correta de se impor. Consequentemente, leva-os a ocorrência do bullying nas mais diversas esferas, seja no ambiente  escolar ou seja no ambiente de trabalho por causa das características distintas.

Em suma, para sanar o bullying no país, é necessário que o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde promovam campanhas, por meio da mídia (televisão, internet, entre outros), com o objetivo de  orientar o agressor do mal que ele faz e alertar as vítimas para reportarem, a fim de que uma medida seja tomada, em todos os casos de agressão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá,eu sou uma aluna procurando a obter bons resultados assim como você.Por isso, eu gosto muito de receber ajuda,e dar também.
    .Bom, no primeiro parágrafo, eu senti falta de uma frase para finalizar a tese.
    Ex:”…. E por isso, é necessário estabelecer soluções eficientes para mitigar tal impasse …”.
    .No segundo parágrafo, eu vi que você repetiu a palavra “filme” duas vezes, sempre evite repetir,use sempre sinônimos para o seu texto ficar mais diversificado.
    Ex: “…Em uma cena da trama,chega a sofrer…”
    .A sua proposta de intervenção está coerente com o tema.Contudo, é legal sempre detalhar todos os assuntos por partes. Você pode utilizar várias instituições ,como ONG’s, projetos, Ministérios,e os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).Mas é importante que responda à 4 perguntas fundamentais,são elas:
    Quem vai fazer?
    Como vai fazer?
    Através de que?
    Com que finalidade ?
    Por fim,evite propor uma única solução para as duas instituições. É muito bom manter cada proposta de acordo com os assuntos que você discorreu nos dois argumentos apresentados. Tanto para o Ministério da Saúde,quanto para o Ministério da Educação.
    A sua redação está muito boa.Você tem um excelente repertório sociocultural, e também um bom vocabulário. Eu de coração espero ter te ajudado de alguma forma,e continue a escrever!

    • 1
  2. –A competência 3 da redação do Enem espera que o aluno apresente argumentos não previsíveis pela banca. No texto apresentado, as informações expostas, ainda que coerentes, não possuem indícios de autoria por não ser algo além do senso comum.
    –Em relação conclusão, a competência 5 da prova exige que o aluno desenvolva uma proposta de intervenção muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada. O detalhamento da conclusão é ponto chave para que o estudante alcance uma boa nota. Não há problemas em apresentar uma única proposta de intervenção que envolva mais de um agente, o problema está na ausência de informações que explicariam como a campanha deve ser desenvolvida pelos órgãos. Evite proposta relacionadas a campanhas ou conscientização. Como já mencionei, a prova espera que aluno fuja do previsto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.