Na animação “Happines” de Steve Cutts, é retratado o uso exacerbado de medicamentos sem prescrição médica pela população. Fora da ficção, a sociedade contemporânea tem demonstrado comportamento semelhante, visto que, cada vez mais, pessoas fazem uso da automedicação sem se importar com possíveis danos que essa prática pode causar a saúde a longo prazo. Tal contexto, tem como impulsionador a carência de unidades médicas acessíveis a toda a nação e o alto índice de informações que circulam nas redes sociais.
Em primeira análise, a falta de unidade hospitalares acessíveis em todo o território está diretamente relacionada com o uso de autotratamento dos indivíduos. Sem dúvidas, o filme brasileiro “Tapete vermelho” retrata tal realidade, tendo em vista que, quando picada por uma cobra, a personagem moradora do sertão nordestino não tem acesso sequer a um atendimento de primeiros socorros, precisando se tratar de maneira insegura e caseira. Logo, é inadmissível que em pleno século XXI, cidadãos sejam privados de seu direito a saúde de qualidade, como prescreve a Constituição Federal de 1988.
Em segunda análise, a quantidade de informações que circulam na internet tem conduzido as pessoas a se automedicarem, fazendo com que inúmeros indivíduos deixem de lado a opnião de um profissional. Conforme o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2015 cerca de 60 mil brasileiros foram hospitalizados devido ao uso incorreto de medicamentos, entre os quais, grande maioria buscou informações através das mídias digitais. Assim, a população necessita de recursos eficientes e eficazes que possam ser usados com segurança e não coloque em risco a vida destes cidadãos.
Portanto, faz-se mister a adoção de medidas que visem contornar essa situação. Cabe ao Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, a construção de unidades de atendimento médico em regiões mais precárias, além de potencializar o atendimento em áreas mais populosas, evitando a espera pela consulta, por intermédio de verbas governamentais, para que assim, toda a nação tenha acesso ao que é seu por direito. Aliado a isso, o Ministério da Tecnologia, Ciência e Inovações devem elaborar um aplicativo digital, onde a população terá acesso instantâneo a diagnósticos de médicos contratados para atendender remotamente, por meio de verbas destinadas a tal fim, para que dessa forma, o uso da automedicação no território brasileiro seja reduzido. Desse modo, tomando as medidas discutidas, o cenário brasileiro será distanciado da realidade retratada na animação de Steve Cutts.
Jaleco Branco
Olá, Débora.
Sua redação está boa, parabéns!
Creio que alcança uma boa pontuação e se continuar assim vai além, pois está mara…
Sendo assim, acho que sua nota fica entre os 800 -900, por aí.
Continue escrevendo, a prática é uma ótima aliada para evolução.
Boa noite e boa festas 🎉
Larissacavalcanti0099
Olá, Debora! Bom, vou corrigir sua redação de acordo com alguns errinhos que encontrei.
Na introdução, teve erro de concordância: “Na animação… é retratado” o certo seria “é retratada, pois concorda com animação.
Faltou crase em “pode causar à saúde”
No desenvolvimento, outro erro de concordância: unidades hospitalares.
Seu parágrafo ficou muito curto, prejudicando sua argumentação. Tente apresentar o repertório mais sucinto e apresente sua opinião. Outra dica que eu queria acrescentar é que tenha repertórios variados, na introdução usou animação e no D1 usou um filme. Fique de olho nas variedades!
No D2, a citação do ano deve vim entre vírgulas: “entre 2020 e 2015”. Houve um pleonasmo na frase “recursos eficientes e eficazes” possuem o mesmo sentido, então opte por apenas um. Estude mais sinônimos para evitar repetições de palavras.
Também ficou bastante expositivo, procure acrescentar palavras de juízo de valor e seu ponto de vista.
Conclusão: está completa, com agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento nas duas propostas.
erro de concordância: “O Ministério da Tecnologia, Ciência e inovação devem…(deve -no singular)
Evite palavras como “onde” quando for indicar lugar, procure usar “no qual”
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Nota: 880
Thamirysbds
Oii, Debora! Vou corrigir sua redação por parágrafos, ok? Desde já, me desculpa por qualquer incoerência que eu venha a cometer, ainda estou aprendendo, mas, qualquer coisa, sinta-se a vontade para me corrigir, pode ser? =)
INTRO
–> erro de concordância em gênero: “Na animação “Happines” de Steve Cutts, é retratado” [‘retratada’, pois concorda com ‘animação’, uma palavra feminina
–> ausência de crase: “pode causar à saúde…”
–> você começou muito bem, apresentou uma contextualização e linkou corretamente a sua tese, além de ter especificado suas duas problemáticas
D1
–> erro de concordância: “unidade hospitalares” [unidades; mas acredito que tenha sido apenas um erro de digitação, cuidado]
–> ausência de crase: “à saúde de qualidade…”
–> tópico frasal bem apresentado no inicio, o que é muito bom, isso serve de norte para o corretor. Debora, observe que, ao citar o filme, você acabou narrando muito sobre a obra, e acabou não fazendo o linkamento desta com o foco do parágrafo. Cuidado com esse detalhe, afaça uma narração bem breve e conecte seu repertório com o foco temático, para, assim, segui corretamente o modelo padrão que o enem exige
–> fechamento final ficou bem apresentável, pois você uniu sua opinião com um direito constitucional
D2
–> so utilize “através” quando você estiver se referindo a algo que atravessa/atravessou [ex.: a bala atingiu a menina através/atravessando do vidro]. Caso seu objetivo seja especificar um meio/modo, utilize “por meio/intermédio de”
[“buscou informações através das mídias digitais.” -> “buscou informações por meio/intermédio das mídias digitais.”]
–> “entre 2010 e 2015” para quem está lendo, esses número podem significar qualquer coisa, especifique e coloque a vírgula: “entre os anos de 2010 a 2015, cerca…”
–> “entre os quais” -> “dentre os quais” [dentre = de + entre]
–> ocorrência de pleonasmo: “recursos eficientes e eficazes” evite adjetivos sinônimos em uma mesma frase, faça isso em lugares diferentes para evitar a repetição
–> “a vida destes cidadãos.” -> “a vida desses cidadãos.” [ste: futuro / sse: passado]
–> neste parágrafo, você atingiu corretamente a estruturação, pois aprensentou dados e argumentou em cima deles, citando a consequência e a causa, respectivamente. Al´me de não ter tangenciado ao tópico frasal e ter apresentado uma boa opinião/fechamento.
CONCLUSÃO
–> ação: a construção de unidades de atendimento médico em regiões mais precárias, além de potencializar o atendimento em áreas mais populosas | deve elaborar um aplicativo digital
–> agente: Estado, em parceria com o Ministério da Saúde | Ministério da Tecnologia, Ciência e Inovações
–> meio/modo: por intermédio de verbas governamentais | por meio de verbas destinadas a tal fim
–> finalidade: evitando a espera pela consulta | para que dessa forma, o uso da automedicação no território brasileiro seja reduzido
–> detalhamento: toda a nação tenha acesso ao que é seu por direito | no qual a população terá acesso instantâneo a diagnósticos de médicos contratados para atendender remotamente
–> perfeito! Trouxe duas propostas completas, criativas e respeitou aos direitos humanos, muito bem! (O enem so exige uma completa, a outra pode vir incompleta, fazer as duas completas fica optativo)
–> erro de concordância em número: “o Ministério da Tecnologia, Ciência e Inovações devem” [deve; visto que é so um ministério]
–> so utilize “onde” quando você estiver falando de um local, pois é um advérbio de lugar. Se sua intenção for explicativa, utilize no(a) qual: ” no qual a população terá acesso”
–> repetição muito próxima (brasileiro)
–> de pois de “a tal fim”, conclua o período e resuma (períodos longos atrapalham a coesão): “a tal fim. Dessa forma, o uso da automedicação no território brasileiro será reduzido e, com ambas ações, o cenário hodierno será distanciado da realidade retratada na animação de Steve Cutts.”
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 180
C5: 200
NOTA: 900
Nota representativa! Parabéns pela redação, você escreve muito bem!
LarissaNotFound
Olá, tudo bem? Não sou profissional na área então vou dizer o que percebi quanto a sua redação.
Tome mais cuidado com os erros gramaticais, pois eles podem baixar sua nota na competência 1.
Também senti falta do seu ponto de vista em relação ao assunto no texto. Tente utilizar mais do senso crítico para argumentar sobre os temas.
Além disso, achei sua conclusão muito extensa e pouco clara. Procure ser mais direta na hora de falar sobre os elementos da proposta de intervenção.
Tirando isso, sua redação está boa.
LauraZapelini
Nota 01 – 180 – Poucos erros gramaticais.
Nota 02 – 200 – Excelente estrutura textual e aplicação adequada de outras áreas de conhecimento.
Nota 03 – 180 – Excelente argumentação, mas, use mais seu senso crítico.
Nota 04 – 200 – Uso excelente dos conectivos
Nota 05 – 180 – Não está tão evidente os elementos conclusivos.