A série televisiva “Greys Anatomy”, pertencente ao catálogo da Netflix, retrata o cotidiano dos médicos, deixando claro as dificuldades da profissão em distinguir a vida social, na qual inclui os relacionamentos, da vida profissional. Ao longo da trama, a narrativa revela o exponente contágio de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), por intermédio de George, um cirurgião residente, que contrai sífilis, adquirindo vergonha de seu estado, após ter uma relação sexual sem o uso de preservativos com a enfermeira do hospital. Fora da ficção, o cenário apresentado pode ser relacionado ao quadro atual brasileiro: o crescimento da taxa de DSTs é consequente da falta de debate, ou seja, não é ensinado sobre os riscos, causando, dessa forma, a ignorância da população, sobretudo os jovens, que não dão prioridade a vitalidade, dando valor ao prazer momentâneo.
Sob esse viés, encontra-se a formação educacional como forma aniquilar os estigmas referentes às doenças sexualmente transmissíveis, que ocasionam a falta de comunicação. Segundo Pitágoras, filósofo e matemático grego, “eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”, uma vez que o castigo é uma consequência da desestruturação na educação que causou a falta de argumentação. Paralelo a isso, está as DSTs como punição a falta de ensino associado à importância do uso de preservativos durante o ato sexual, visto que a educação está interligada ao debate para que a informação seja valorizada. Logo, a redução de casos de doenças transmitidas no sexo será uma realidade quando o assunto vier a ser pertinente à sociedade míope.
Ademais, a ignorância é reconhecida como orgulho da sabedoria, o que significa, de acordo com Sócrates, que ela é a crença de que os acontecimentos presentes no mundo não afetam aqueles que não dão eminência ao conhecimento. Segundo Confúsio, pensador chinês, “não corrigir as falhas é o mesmo que cometer novos erros”, haja vista que a repetição de atitudes desprovidas de cautela é equivalente a ignorar a evolução social, diminuição da taxa de DSTs. De modo conjunto, a relação sexual desprotegida é uma negligência a vitalidade, dado que levará a consequências prejudiciais à corporação que impedem o desenvolvimento individual da comunidade brasileira que tem o futuro os jovens. Todavia, o erro é importante para o aprendizado, desde que ele seja observado como um processo evolutivo, quebrando a barreira do orgulho.
Portanto, é mister que o Estado tenha a mobilização de melhorar a percepção da do corpo social sobre as DSTs. Para o retardo do contágio de doenças sexualmente transmissíveis, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), matérias escolares que ensinem a importância do sexo protegido, promovendo a conversa sobre o tema. Tais ensinos serão especificamente para jovens brasileiros, estudantes do Ensino Médio, na qual a taxa de contaminação de DSTs são maiores, que lado a lado, necessita do Ministério da Saúde a fim de apresentar os riscos à saúde que o ato sexual sem proteção causa. Somente assim será possível destruir o tabu sobre as DSTs, assim como em “Greys Anatomy”, na qual o personagem George priorizou sua vida ao comentar com outros médicos sobre a infecção contraída.
LuizRobertoS
Tema: aumento de DSTs entre jovens brasileiros
Meus parabéns. A sua redação está ótima. Não tenho nada a observar sobre as competências 2, 3, 4 ou 5. Na competência 1, eu contei 3 erros de vírgulas, 1 de acento, e a falta de uma preposição “de”.
Nota
C1 160
C2 200
C3 200
C4 200
C5 200
TOTAL 960
Olá, Matheus! Vou te reenviar teu texto com as observações, elas estão em letra maiúscula e entre parênteses para facilitar a visualização.
A série televisiva “Greys Anatomy”, pertencente ao catálogo da Netflix, (NÃO É NECESSÁRIO FALAR ISSO) retrata o cotidiano dos médicos, deixando claro as dificuldades da profissão em distinguir a vida social, na qual inclui os relacionamentos, da vida profissional. Ao longo da trama, a narrativa (“TRAMA” E “NARRATIVA” SÃO QUASE SINÔNIMOS, SÓ PRECISAVA COLOCAR UMA DELAS) revela o exponente contágio de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), por intermédio de George, um cirurgião residente, (PODIA COLOCAR SÓ “POR MEIO DE UM PERSONAGEM”; QUANDO VOCÊ ESPECÍFICA MUITO, FOGE DO TEMA) que contrai sífilis, adquirindo vergonha de seu estado, após ter uma relação sexual sem o uso de preservativos com a enfermeira do hospital. Fora da ficção, o cenário apresentado pode ser relacionado ao quadro atual brasileiro: o crescimento da taxa de DSTs é consequente da falta de debate, ou seja, não é ensinado sobre os riscos, causando, dessa forma, a ignorância da população, sobretudo os jovens, que não dão prioridade a (AQUI TEM CRASE) vitalidade, dando valor ao prazer momentâneo. (NÃO FOI POSSÍVEL PERCEBER AS SUAS IDEIAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS DO D1 E D2) (TAMBÉM FUGIU UM POUCO DO TEMA, MAS NADA MUITO PERCEPTÍVEL)
Sob esse viés, encontra-se a formação educacional como forma aniquilar os estigmas referentes às doenças sexualmente transmissíveis, que ocasionam a falta de comunicação. (ESSA PARTE FICOU ESTRANHA: AS DOENÇAS OCASIONAM A FALTA DE COMUNICAÇÃO?) Segundo Pitágoras, filósofo e matemático grego, (SERIA MELHOR COLOCAR “PITÁGORA, FILÓSOFO E MATEMÁTICO GREGO, DIZ”) “eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”, uma vez que o castigo é uma consequência da desestruturação na educação que causou a falta de argumentação. (ESSA AUTORIDADE POLIFÔNICA NÃO FOI MUITO CONSISTENTE COM O TEMA)Paralelo a isso, está (“ESTÃO”) as DSTs como punição a (FALTOU A CRASE) falta de ensino associado à importância do uso de preservativos durante o ato sexual, visto que a educação está interligada ao debate para que a informação seja valorizada. Logo, a redução de casos de doenças transmitidas no sexo será uma realidade quando o assunto vier a ser pertinente à sociedade míope.
Ademais, a ignorância é reconhecida como orgulho da sabedoria, o que significa, de acordo com Sócrates, que ela é a crença de que os acontecimentos presentes no mundo não afetam aqueles que não dão eminência ao conhecimento. Segundo Confúsio, pensador chinês, “não corrigir as falhas é o mesmo que cometer novos erros”, (VOCÊ USOU DUAS AUTORIDADES POLIFÔNICAS NO D2, NÃO ACONSELHARIA FAZER ISSO) haja vista que a repetição de atitudes desprovidas de cautela é equivalente a ignorar a evolução social, diminuição da taxa de DSTs (ESSA PARTE FICOU UM POUCO FORA DO TEMA). De modo conjunto, a relação sexual desprotegida é uma negligência a (AQUI TEM CRASE) vitalidade, dado que levará a (AQUI TEM CRASE) consequências prejudiciais à corporação que impedem o desenvolvimento individual da comunidade brasileira que tem o futuro os jovens (NÃO CONSEGUI ENTENDER ESSA PARTE, FICOU MUITO CONFUSO; VOCÊ MISTUROU MUITAS IDEIAS E ACABOU FUGINDO DO TEMA NOVAMENTE). Todavia, o erro é importante para o aprendizado, desde que ele seja observado como um processo evolutivo, quebrando a barreira do orgulho.
Portanto, é mister que o Estado tenha a mobilização de melhorar a percepção da (ACREDITO QUE TENHA SIDO ERRO DE DIGITAÇÃO, O “DA” NÃO DEVERIA ESTAR AÍ) do corpo social sobre as DSTs. Para o retardo do contágio de doenças sexualmente transmissíveis, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), matérias escolares que ensinem a importância do sexo protegido, promovendo a conversa sobre o tema. Tais ensinos serão especificamente para jovens brasileiros, estudantes do Ensino Médio, na qual (NOS QUAIS) a taxa de contaminação de DSTs são maiores, que lado a lado, (QUE, LADO A LADO,) necessita do Ministério da Saúde a fim de apresentar os riscos à saúde que o ato sexual sem proteção causa. Somente assim será possível destruir o tabu sobre as DSTs, assim como em “Greys Anatomy”, na qual o personagem George (SÓ “PERSONAGEM” ESTAVA BOM) priorizou sua vida ao comentar com outros médicos sobre a infecção contraída.
Resumo: A estrutura do texto está ótima, você só precisa focar mais no tema. As autoridades polifônicas usadas são muito genéricas e não têm relação direta com o tema
C1: 180
C2: 120
C3: 120
C4: 180
C5: 180
NOTA: 780