Iniciante

Tema: As minorias e os marginalizados

  • 0

   As minorias e os marginalizados pela a sociedade são aqueles que fogem do padrão imposto por ela e geralmente tem a ver com sexualidade, etnia, religião, condição financeira ou social. O fato é que esses indivíduos possuem uma tendência a serem “rebaixados” em algumas áreas das suas vidas, por exemplo, no mercado de trabalho. Diante disso, é preciso discutir a respeito de como surgem esses esteriótipos e também sobre a vida do excluído.

   Em primeiro plano, é necessário apontar a forma de como os padrões sociais são criados. A mídia é sem dúvida uma das maiores propagadoras de valores e ideais, pois o ser-humano desde a sua infância tem contato com a mesma, seja através  de propagandas, filmes ou reportagens  ou também por meio de influenciadores digitais e suas postagens. Portanto esses recursos fazem com que seu consumidor mesmo que inconscientemente absorva a informação que está sendo passada.

   Ademais, faz-se essencial debater a respeito da influência do preconceito na vida da vítima. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganham, em média, 20,5% a menos que os homens no Brasil, mesmo ambos ocupando o mesmo cargo. O problema da desigualdade de gênero no mercado de trabalho é sem dúvida muito antigo; isso ocorre principalmente devido à divulgação da “fragilidade feminina” através de filmes, por exemplo, aqueles de princesas onde na maioria das vezes elas são retratadas como pessoas indefesas e sem a capacidade de raciocínio.

   Em face ao que foi mencionado, é de fundamental importância compreender o processo de surgimento dos esteriótipos e também da influência que eles exercem na vida de todos. Nesse caso, faz-se de suma importância que as mídias passem a valorizar todos os tipos de pessoas e similarmente, o Ministério da educação possa passar a promover nas escolas e universidades campanhas sobre a diversidade humana.

Obs: Nesse modelo de redação não é obrigatório a proposta de intervenção.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde, você escreve muito bem, gostei da sua redação! (…) o Ministério da educação possa passar a promover nas escolas e universidades campanhas sobre a diversidade humana. (…) essa última parte do MEC eu achei um pouco vaga, acho que você poderia melhorar um pouco a conclusão (nessa parte do Ministério da Educação), por mais que não precise de proposta de intervenção.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.