Iniciante

TEMA: – “As consequências do uso excessivo de aparelhos eletrônicos no dia a dia das crianças e adolescentes”.

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Segundo o psiquiatra Felipe Pinheiro, ‘não existe ainda um estudo definitivo sobre o que surgiu primeiro: a fobia social ou o enclausuramento desses jovens na tecnologia’. Inegavelmente, o tempo gasto por crianças e adolescentes em aparelhos eletrônicos aumentou de forma exorbitante no século XXI. Gerando como consequências a falta de habilidade dos jovens em relacionamentos interpessoais e o aumento de doenças como pressão alta e diabetes.

Em primeiro lugar, é valido ressaltar que pais hiperconectados a aparelhos eletrônicos geram filhos hiperconectados. O uso exacerbado de celulares e computadores no âmbito familiar é prejudicial, pois momentos importantes para as crianças e os pais como diálogos e brincadeiras deixam de ser frequentes, ocasionando a hiperconexão dos pequenos e a falta de habilidade em se relacionar socialmente com os familiares e amigos.

Em segundo lugar, a tecnologia e o sedentarismo tem sido cada vez mais relacionados com doenças nas novas gerações. Já que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos causa um certo comodismo tanto nos pais quanto nos filhos, que preferem ficar em casa conectados do que sair para praticar esportes. E além disso, os momentos em frente as telas são mais propícios ao consumo de comidas não tão saudáveis pelas crianças e adolescentes. Esses fatores acabam acarretando doenças como pressão alta, obesidade e diabetes.

Dessa forma, a dificuldade em relacionamentos interpessoais e o aumento de doenças causadas por aparelhos eletrônicos tem que ser combatidas. O governo deve criar mais praças e espaços públicos que incentive a prática de esportes pelos jovens. Seria válido também que o estado destine verbas a âmbitos culturais, com o intuito de que essas entidades possam desenvolver mais espetáculos de forma acessível ao público, possibilitando as novas gerações uma forma diferente de se entreter fora dos meios tecnológicos, fortalecer os vínculos sociais e promover o bem estar através de locais adequados para se exercitar.

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2 Correções

  1. Olá!
    • Introdução
    – Aparentemente você entendeu a estrutura, mas sua contextualização inicial ficou um pouco sem sentido. Para ter um bom resultado na redação estilo ENEM é necessário defender um ponto de vista, expondo argumentos de autoridade para convencer o leitor. Você expôs um que ficou em cima do muro, popularmente falando;
    – Segundo período ficou interessante;
    – Tem que melhorar a tese, deixe mais evidente;
    – Dois núcleos argumentativos, muito bem!
    Dica: Uma contextualização legal; avanço tecnológico/ Revolução tecnocientifica/ Globalização, poderia dizer que a tecnologia avançou muito nas últimas décadas, o que trouxe muitos aspectos positivos. A partir disso, você problematizaria dizendo: por outro lado, embora os avanços importantes, surgem características maléficas como o danos aos jovens derivados do uso excessivo. Enfim, mais ou menos isso…
    • Desenvolvimento
    – Adicione argumentos de autoridade ;
    – Lembre-se de colocar o tópico frasal parafraseando os núcleos argumentativos;
    – Evite períodos longos, 3-4 períodos é o ideal;
    – Melhore a conexão entre os períodos (competência 4 Exige isso);
    – “E além disso” eu não recomendo o uso dos dois juntos, mas se for usar coloque vírgula.
    • Conclusão
    – Governo é muito amplo, especifique mais;
    – Estado no sentido de governo é com letra maiúscula;
    – Foque em uma solução. Detalhe todo o processo de como irá ocorrer, quem irá fazer, através de que e o porquê. Lembre- se: agente, ação, meio e finalidade, juntamente ao detalhamento.
    Enfim, espero ter te ajudado. Continue estudando, está no caminho certo. Parabéns!!! Abraço!

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  2. Você escreveu bem, um alerta com erros despercebidos: a ausência de embasamento com dados, filósofos; foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, faltou mostrar que tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário como o melhor, assim volto mais vezes para corrigir sua redação!!!

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