Tema: as consequências da evasão escolar no Brasil (Se puderem, corrijam segundo as competências do enem)

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      No seriado “Grand Army”- da plataforma Netflix- é apresentado uma personagem chamada de Dominique, a qual, por falta de dinheiro, precisa trabalhar e estudar. Tal telenovela, apesar de tratar de ficção, expressa um assunto muito visível na sociedade brasileira: a evasão escolar, dado que, para a menina, se a situação continuasse, seria praticamente inviável a conciliação da educação com o emprego informal. Desse modo, medidas necessitam ser desenvolvidas para resolver essa conjuntura, a qual é motivada pelas desigualdades sociais, assim como agrava a situação de pobreza.

    Em primeiro lugar, é interessante abordar a causa da “fuga das escolas”, para após poder desenvolver intervenções. Nesse sentido, é perceptível que a evasão escolar ocorre, pois crianças e adolescentes, muitas vezes, precisam abandonar seus estudo para cooperar com a renda familiar. À vista disso, é pertinente apresentar um dado disponibilizado pelo IBGE para legitimar esse argumento, uma vez que, de acordo com o citado, o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos. Dessa maneira, essa discrepância leva ao problema, porque eles têm a necessidade de ir em busca de um emprego e isso demanda uma carga horária que torna praticamente impossível conciliar o trabalho e a educação formal. Logo, uma das causas desse obstáculo é as desigualdades existentes.

     Em segundo plano, é imperiosa a análise da consequência dessa prática, a qual acarreta em um círculo vicioso de pobreza. Acerca disso, é oportuno apresentar o fato de que aqueles que abandonam o estudo muito cedo geralmente acabam submetidos a trabalhos informais, ou a empregos com salários baixos, já que o mercado de trabalho exige uma maior especialização dos indivíduos. Nessa lógica, o sujeito que abandona a escola acaba perpetuando um ritmo de pobreza, visto que provavelmente tenha evadido o colégio por estar em uma situação de vulnerabilidade social e dificilmente conseguirá uma ascensão. Por consequência, essa problemática leva à manutenção do estado de pobreza.

     Em vista dos fatores mencionados, uma proposta é indispensável. Dessa forma, é função das três esferas do governo – município, estado e federação- aprimorar os programas assistencialistas que existem. Sendo assim, por meio de um maior financiamento deles, projetos, como o “Bolsa Família” e o “Auxílio Moradia/Alimentação”, seriam melhorados. Para que, assim, crianças e adolescentes não tenham a necessidade urgente de abandonar as escolas para suprir as carências familiares, como apresentado pela personagem Dominique, bem como o círculo de vulnerabilidade que reina no país seja finalmente quebrado.

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3 Correções

  1. Oi, vou dar minha correção, mas são apenas opiniões, não certezas, então qualquer erro me desculpe, pode me chamar para mostrar o erro também, caso queira.

    Intro:
    “a qual é motivada pelas desigualdades sociais, assim como agrava a situação de pobreza.”
    –o “assim como” deu a impressão de que você falaria mais um motivo da conjuntura, talvez seria melhor usar outro conectivo.

    D1
    “para após poder desenvolver intervenções”
    [para, após isso, poder desenvolver intervenções]
    “Nesse sentido, é perceptível que a evasão escolar ocorre, pois crianças e adolescentes, muitas vezes, precisam abandonar seus estudo para cooperar com a renda familiar.”
    [essa vírgula no “Ocorre, pois” faz parecer que o que vem a seguir é um argumento salientando a Percepção do caso e não a explicação de porque ocorre. (mas eu sou péssima com vírgulas, então sei la)]
    “À vista disso, é pertinente apresentar um dado disponibilizado pelo IBGE para legitimar esse argumento, uma vez que, de acordo com o citado, o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos.” ~[essa frase poderia ser mais concisa, algo como: “Sobre isso, de acordo com o IBGE o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos.” o dado legitima a opinião sem você precisar falar que ele legitima.]
    “Dessa maneira, essa discrepância leva ao problema, porque eles[eles quem?] têm a necessidade de ir em busca de um emprego e isso demanda uma carga horária que torna praticamente impossível conciliar o trabalho e a educação formal. Logo, uma das causas desse obstáculo é[são] as desigualdades existentes.”

    D2
    ” Em segundo plano, é imperiosa a análise da consequência dessa prática” [parece que está se referindo às desigualdades sociais, algo que tinha acabado de citar]

    Conclusão:
    “Em vista dos fatores mencionados, uma proposta é indispensável. Dessa forma”[trocar o conectivo]

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 190
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 190
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 100
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200
    (notas representativas, não possuo conhecimento para dar uma nota real)

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  2. Boa tarde!

    Vou dar minha opinião em base no que sei, pois não tenho as competências necessárias para avaliar um texto conforme o ENEM corrige.

    Gostei muito de seu texto!! Muito claro e coeso. Encontrei alguns problemas de concordância ao longo do texto, que não sei se é por digitação ou erros.
    Na sua conclusão, apesar de boa, senti falta de clareza e profundidade. Mas isso pode ser facilmente resolvido.

    Enfim, sua redação está muito boa, e estimo que sua nota no ENEM será ótima também!!

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  3. Boa citação no começo, original e criativa. A argumentação também foi muito bem construída nos dois parágrafos de desenvolvimento. A intervenção poderia ser melhor organizada, mas, no geral, dá para ter noção de que é um texto bem construído, pensado, e que segue os padrões de um texto dissertativo-argumentativo.

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