No seriado “Grand Army”- da plataforma Netflix- é apresentado uma personagem chamada de Dominique, a qual, por falta de dinheiro, precisa trabalhar e estudar. Tal telenovela, apesar de tratar de ficção, expressa um assunto muito visível na sociedade brasileira: a evasão escolar, dado que, para a menina, se a situação continuasse, seria praticamente inviável a conciliação da educação com o emprego informal. Desse modo, medidas necessitam ser desenvolvidas para resolver essa conjuntura, a qual é motivada pelas desigualdades sociais, assim como agrava a situação de pobreza.
Em primeiro lugar, é interessante abordar a causa da “fuga das escolas”, para após poder desenvolver intervenções. Nesse sentido, é perceptível que a evasão escolar ocorre, pois crianças e adolescentes, muitas vezes, precisam abandonar seus estudo para cooperar com a renda familiar. À vista disso, é pertinente apresentar um dado disponibilizado pelo IBGE para legitimar esse argumento, uma vez que, de acordo com o citado, o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos. Dessa maneira, essa discrepância leva ao problema, porque eles têm a necessidade de ir em busca de um emprego e isso demanda uma carga horária que torna praticamente impossível conciliar o trabalho e a educação formal. Logo, uma das causas desse obstáculo é as desigualdades existentes.
Em segundo plano, é imperiosa a análise da consequência dessa prática, a qual acarreta em um círculo vicioso de pobreza. Acerca disso, é oportuno apresentar o fato de que aqueles que abandonam o estudo muito cedo geralmente acabam submetidos a trabalhos informais, ou a empregos com salários baixos, já que o mercado de trabalho exige uma maior especialização dos indivíduos. Nessa lógica, o sujeito que abandona a escola acaba perpetuando um ritmo de pobreza, visto que provavelmente tenha evadido o colégio por estar em uma situação de vulnerabilidade social e dificilmente conseguirá uma ascensão. Por consequência, essa problemática leva à manutenção do estado de pobreza.
Em vista dos fatores mencionados, uma proposta é indispensável. Dessa forma, é função das três esferas do governo – município, estado e federação- aprimorar os programas assistencialistas que existem. Sendo assim, por meio de um maior financiamento deles, projetos, como o “Bolsa Família” e o “Auxílio Moradia/Alimentação”, seriam melhorados. Para que, assim, crianças e adolescentes não tenham a necessidade urgente de abandonar as escolas para suprir as carências familiares, como apresentado pela personagem Dominique, bem como o círculo de vulnerabilidade que reina no país seja finalmente quebrado.
juliajuliajulia
Oi, vou dar minha correção, mas são apenas opiniões, não certezas, então qualquer erro me desculpe, pode me chamar para mostrar o erro também, caso queira.
Intro:
“a qual é motivada pelas desigualdades sociais, assim como agrava a situação de pobreza.”
–o “assim como” deu a impressão de que você falaria mais um motivo da conjuntura, talvez seria melhor usar outro conectivo.
D1
“para após poder desenvolver intervenções”
[para, após isso, poder desenvolver intervenções]
“Nesse sentido, é perceptível que a evasão escolar ocorre, pois crianças e adolescentes, muitas vezes, precisam abandonar seus estudo para cooperar com a renda familiar.”
[essa vírgula no “Ocorre, pois” faz parecer que o que vem a seguir é um argumento salientando a Percepção do caso e não a explicação de porque ocorre. (mas eu sou péssima com vírgulas, então sei la)]
“À vista disso, é pertinente apresentar um dado disponibilizado pelo IBGE para legitimar esse argumento, uma vez que, de acordo com o citado, o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos.” ~[essa frase poderia ser mais concisa, algo como: “Sobre isso, de acordo com o IBGE o Brasil é um país com uma renda muito concentrada na mãos de poucos.” o dado legitima a opinião sem você precisar falar que ele legitima.]
“Dessa maneira, essa discrepância leva ao problema, porque eles[eles quem?] têm a necessidade de ir em busca de um emprego e isso demanda uma carga horária que torna praticamente impossível conciliar o trabalho e a educação formal. Logo, uma das causas desse obstáculo é[são] as desigualdades existentes.”
D2
” Em segundo plano, é imperiosa a análise da consequência dessa prática” [parece que está se referindo às desigualdades sociais, algo que tinha acabado de citar]
Conclusão:
“Em vista dos fatores mencionados, uma proposta é indispensável. Dessa forma”[trocar o conectivo]
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 190
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 190
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 100
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200
(notas representativas, não possuo conhecimento para dar uma nota real)
fernandaascardoso
Boa tarde!
Vou dar minha opinião em base no que sei, pois não tenho as competências necessárias para avaliar um texto conforme o ENEM corrige.
Gostei muito de seu texto!! Muito claro e coeso. Encontrei alguns problemas de concordância ao longo do texto, que não sei se é por digitação ou erros.
Na sua conclusão, apesar de boa, senti falta de clareza e profundidade. Mas isso pode ser facilmente resolvido.
Enfim, sua redação está muito boa, e estimo que sua nota no ENEM será ótima também!!
Pamella Araújo
Boa citação no começo, original e criativa. A argumentação também foi muito bem construída nos dois parágrafos de desenvolvimento. A intervenção poderia ser melhor organizada, mas, no geral, dá para ter noção de que é um texto bem construído, pensado, e que segue os padrões de um texto dissertativo-argumentativo.