Como definiu Mário Sergio Cortella, renomado filosofo contemporâneo, ‘‘O analfabetismo é um crime social’’, desta forma, deve ser repudiado. Neste contexto, com a pandemia do novo COVID 19 percebe-se que a atual estrutura educacional do brasil não está preparada para crises inesperadas; grande parte dos alunos abandonaram os estudos por conta da falta de acesso a eles durante o convívio com o vírus. Desse modo, pode-se afirmar que o analfabetismo total e o funcional percorrem a sociedade devido a negligencia governamental e a pouca problematização do assunto.
Primeiramente, deve-se ressaltar que o apedeutismo integral é a total falta de educação básica, já o funcional há alfabetização, contudo parcial, assim sendo, o indivíduo não adquire a habilidade de interpretação. Segundo Immanuel Kant, antigo filosofo alemão, ‘‘O ser humano é aquilo que a educação faz dele’’. Neste sentido, vê-se que os governantes se mostram indiferentes em relação ao ensino, já que buscam mão de obra barata, por exemplo, nosso país como muitos outros adotou o método de aulas EAD, educação a distância, por conta do aumento do número de contágios, contudo a população brasileira que vive em áreas carentes não teve alcance a smartphones ou a internet, que poderia ter sido disponibilizado, consequentemente romperam laços com os estudos.
Por conseguinte, a insuficiente problematização do assunto tem sua parcela no agravamento da situação. De acordo com estatísticas recolhidas pelo IBGE, há 11 milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever, mesmo com a alta no índice de alfabetização nacional este número é preocupante. No entanto, este tema não tem recebido a devida atenção da nação, há pouca ajuda das mídias que tem sua maior parte de conteúdo, fantasioso e as pessoas entram em conformidade mesmo tendo outras ao redor que não sabem escrever o próprio nome ou entender um poema, elas somente dão risada da miséria alheira
Portanto, é mister que o governo tome providencias para amenizar o problema. Destarte, a Republica Federativa do Brasil através do Ministério da Educação deve introduzir novos meios de acesso ao ensino por meio da construção de centros educacionais em localidades de baixa renda e a distribuição gratuita de aparelhos celulares que possibilitem conexão com a internet, com estas ações o estudante terá disponível aulas presenciais e on-line. Dessarte, o cidadão brasileiro poderá usufruir completamente de uma boa leitura, assim sendo, o senso crítico e a justiça social tomaram forma na sociedade.
ANGELMUSIC
HELLO (^_~)/
Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese.
* Usou conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITO, PARABÉNS.
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :180
# Competência II :180
# Competência III: 200
#Competência IV: 180
# Competência V: 200
ABRAÇOS :^)