TEMA: Aedes Aegypti – os mecanismos para se deter a proliferação do Aedes aegypti no Brasil

  • 0

No Brasil, somente em 2019, foram notificados 226 mil casos da dengue (uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) no país. Isso se deve à falta de saneamento e urbanização em várias cidades e descaso da população moradora.

A princípio, é notória a emergência de se contender a proliferação do mosquito transmissor da doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2020, a dengue apresentou um aumento de 128% do número de casos notificados, em relação à mesma época em 2019. Nesse sentido, especialistas explicam que a falta de saneamento básico em algumas cidades facilita a reprodução do mosquito. Isso porque a ausência do sistema de água encanada, por exemplo, favorece o surgimento de criadouros para que o Aedes Aegypti se reproduza, atingindo diretamente os moradores residentes das proximidades, já que a fêmea do mosquito utiliza o sangue humano para a produção dos seus ovos.

Ademais, em alguns períodos do ano onde as chuvas são constantes, é importante alertar a população sobre possíveis focos de dengue próximos à ela, pois segundo pesquisas, a cultura de eliminação de criadouros do mosquito ainda é pequena no Brasil. Logo, é de extrema importância que as pessoas obtenham informações sobre como podem denunciar lotes públicos propícios a criação dos mosquitos em engajamento coletivo, não apenas individual. De modo que a proliferação do Aedes Aegypti no país seja combatida por todos os brasileiros.

Dessarte, visto que a propagação do mosquito é um problema coletivo, cabe ao Ministério da Saúde – órgão responsável pela administração e manutenção da saúde pública no Brasil – aplicar uma campanha nacional de combate ao mosquito através das mídias sociais como a televisão, rádio e redes sociais com a disponibilização de contatos e sites para denúncias de focos públicos do Aedes Aegypti nas cidades, além do maior investimento do governo federal no saneamento básico das diversas regiões do Brasil mediante verbas públicas. Desse modo, a Constituição Federal onde a saúde é direito de todos e dever do Estado será cumprida.

Compartilhar

1 Correção

  1. olá, boa noite.

    C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 180
    C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 180
    C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 200
    C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 200
    C5: (proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade) 200

    gostei da sua redação, apenas tive 2 observações:
    1ºa introdução eu achei curta
    2ºessa parte q vc citou na conclusão: “Desse modo, a Constituição Federal onde a saúde é direito de todos e dever do Estado será cumprida.” era pra vc ter colocado na introdução tbm, como “Na Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e dever do Estado”, pois tal ação iria resultar na técnica texto circuito, mostrando que as ideias estão todas conectadas, e consequentemente aumentar sua nota. no mais, excelente texto, parabéns :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.