Iniciante

TEMA: A uberização do mercado de trabalho no Brasil (modelo ENEM)

  • 1

Na série “Dark”, alguns personagens são considerados viajantes, o que lhes dão o poder de transportar-se para o passado, o presente ou o futuro. De maneira análoga à ficção, se uma dessas pessoas fizesse uma viagem ao Brasil hodierno, perceberia a problemática da uberização do mercado de trabalho. Nesse sentido, essa realidade reflete em diversos desafios, principalmente no que se refere às mudanças dos modelos laborais e à instabilidade na garantia dos direitos.

Em primeira análise, torna-se imprescindível ressaltar o quão importante é a manutenção vital. Por isso, diversas pessoas, diariamente, trabalham arduamente para conquistar “o pão de cada dia”, como mencionado na canção “O Homem Que Não Tinha Nada” do cantor Projota. Com efeito, a necessidade de garantir um bem-estar pessoal, como também familiar, estimula muitos trabalhadores a buscarem alternativas de labuta, a exemplo dos serviços através de aplicativos, como iFood, Uber, entre outros.

Outrossim, a promoção de novas formas laborais não implica constatar a obrigatoriedade dos direitos das pessoas que trabalham nesse viés. Sob tal ótica, o detentor desse trabalho é totalmente responsável pelo controle da qualidade, da segurança e do gerenciamento na prestação do seu serviço. Dessa maneira, os excedentes números de deveres camuflam os direitos que não são ofertados a esses trabalhadores, por exemplo, o caso de um rapaz – noticiado pelo Portal G1- entregador de aplicativo na cidade de São Paulo, que foi morto por falta de assistência pelo dono do restaurante, ao mencionar que não se responsabilizou pelo caso por não o considerar seu empregado. Logo, é substancial a mudança desta conjuntura de precarização nos modelos laborais.

Portanto, infere-se que o Congresso Nacional – instância máxima do Poder Legislativo – deve criar leis para a implementação da organização do trabalho. Essa medida poderá ser executada por meio da obrigatoriedade dos direitos oportunos às pessoas que utilizam aplicativos como emprego, visto que necessitam de insumos, como plano de saúde, férias e afins, para a constância de sua força laboral, com o fito de sanar os entraves da uberização do mercado de trabalho no Brasil. Enfim, a partir dessas ações, o viajante de “Dark” perceberá um novo cenário no âmbito de labuta brasileiro.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá juhandelina.
    Em primeiro lugar, gostei da sua introdução, você apontou a tese, contextualizou e delimitou tema.
    Seu desenvolvimento está maravilhoso, cheio de informações, não está cansativo ou tedioso de se ler.
    E por último, sua conclusão contém os 5 elementos, está coerente com o que é pedido no ENEM.
    Talvez posso ter deixado alguns erros passar, porém:
    Nota: 940

    • 2
  2. Competência 1: muito bom!! Apresenta bom domínio da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais e de pontuação.
    180
    Competência 2: muito boa a sua argumentação, porém poderia ter explorado um pouco mais suas ideias.
    160
    Competência 3: Faltou organizar melhor suas ideias
    160
    Competência 4: Melhore um pouco mais o uso de consecutivos.
    160
    Competência 5: parabéns! Proposta de intervenção completa de acordo com os critérios do Enem.
    200
    Total: 860

    • 1
  3. Oii, Juhandelina!!

    Seu texto está incrível!! Vou apontar algumas coisas que percebi:

    + Introdução:
    – Ótima referência, muito top!! Nunca teria pensado nessa associação!!

    – Sua estruturação está ótima, vc traz a contextualização, faz a adesão com a temática e apresenta os argumentos, porém perceba que a impressão q dá, na sua tese, é q vc vai falar da uberização como um problema. Eu consegui entender sua lógica, todavia tente deixar mais claro que não seria a uberização em si, mas sim as consequências desse processo que caracterizariam a problemática.

    + Desenvolvimento 01:
    – Esse parágrafo ficou muito bom!! Vc traz um repertório musical e a realidade evidente acerca das novas formas de trabalho, muito embora acredite q vc poderia ter explorado o uso de referências socioculturais mais fortes, no sentido argumentativo!!

    – Só uma coisa, poderia ter ficado ainda melhor, caso vc trouxesse a relação dessas formas alternativas de labuta com a ideia de ser um problema, deixando bem claro que a uberização acontece, em decorrência do grande desemprego presente no Brasil. Sei que ficou implícito, mas é o ideal deixar bem claro essa relação, a fim de não ter nenhum problema no momento da correção.

    + Desenvolvimento 02:
    – Cuidado com a repetição de “laboral”!!

    – “Logo, é substancial a mudança desta (dessa)”

    – Semelhante ao outro parágrafo, peço q vc sempre tente retomar sua tese nos parágrafo de desenvolvimento. Perceba q vc não cita essa questão da “uberização” ao decorrer do parágrafo. Tente, além disso, utilizar mais “esse”, “tal” e outros coesivos para fazer a retomada do seu ponto de vista.

    + Conclusão:
    – “Essa medida poderá ser executada, ** por meio..” – vírgula

    – Sua conclusão traz todos os elementos necessários!!! Parabéns!!!!!

    Juhandelina, seu texto está bem escrito, com certeza, vc terá uma boa nota!!

    Minhas dicas:

    + Retome sempre a tese, deixando-a explícita na ideia de causa e consequência q vc apresentou no desenvolvimento!!!
    + Tente trazer outras áreas do conhecimento, como a filosofia, geografia e tals – perceba q apesar de trazer a música, ela não foi utilizada como mecanismo de defesa do tema, somente como uma ilustração, e não seria considerada uma “autoridade” no assunto

    Notas:

    C1: 200
    C2: 160 (deficiência na diversidade de repertórios)
    C3: 160 (falta de uma conexão direta entre a tese e o desenvolvimento)
    C4: 160 (o uso dos coesivos estão corretos, mas algumas partes ficaram sem conexão)
    C5: 200

    Total: 880

    Valeuu, Ju!! Bjos

    • 1
  4. Competência 1: 170 pontos.
    Não identifiquei muitos erros de português, mas sugiro a substituição de algumas expressões, como no primeiro paragrafo, em que seria melhor colocar “o que lhes permite viajar no tempo”; no segundo paragrafo o mais correto é “como por exemplo, no caso de um jovem” e recomendaria colocar também se colocar “veio a falecer devido a falta”; No último paragrafo substitua “pessoas que utilizam aplicativos como emprego” por “pessoas que dependem de aplicativos para trabalhar” ou algo do tipo.

    Competência 2: 180 pontos.
    Faltou passar, de uma forma mais clara, qual o seu posicionamento em relação ao tema, quais os principais problemas trazidos pela uberização e o porquê deles serem considerados um problema.

    Competência 3: 140 pontos.
    Teve uma argumentação razoável, mas um dos argumentos utilizados, “para conquistar “o pão de cada dia”, como mencionado na canção “O Homem Que Não Tinha Nada” do cantor Projota”, apesar de eu ter achado uma boa colocação, poderia ter sido feita de outra maneira, que fosse mais coerente com a música. Além disso, o texto não teve uma organização muito boa, o que acabou por prejudicar o entendimentos de alguns pontos.

    Competência 4: 160 pontos.
    A coesão do texto por vezes é perdida, devido a forma como as informações foram colocadas, o que leva a uma perca de sentido em algumas partes .

    Competência 5: 200 pontos.
    Apresentou o cinco elementos pedidos pelo ENEM na conclusão e fez uma ligação com o que o foi pedido no texto. Entretanto, recomendo que se atente para que esta não fique muito extensa, e lembre-se de nunca adicionar novas informações na conclusão.

    Nota Final: 850 pontos.

    P.s: no geral foi uma boa redação, com um tema bem relevante atualmente, mas que duvido que venha a ser o tema de uma redação do ENEM. Em relação a minha correção, desculpe-me se cometi algum erro, incoerência ou injustiça nela, é a primeira que corrijo e também é a minha primeira vez no site..

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.