Iniciante

TEMA: A SEGURANÇA PÚBLICA COMO OBRIGAÇÃO DO ESTADO E AÇÃO COLETIVA

  • 2

A Constituição Federal trata de do direito à segurança como um direito social inerente ao cidadão, contudo também é seu dever garanti-la juntamente com o estado e exercida pelas policias federais, civis e militares. A população deve ter seu papel ativo como agente mantenedora do equilíbrio social.

Nos últimos meses, o Ministério da Justiça e Segurança Pública está associado a diversas polêmicas políticas e com certa instabilidade devido a troca dos ministros chefes dessa pasta. Em meio a esse caos, as polícias, que são subordinadas ao ministério, parecem esquecidas e seu efetivo não consegue comportar o crescimento vertiginoso da violência no país, tornando o dever do policial de garantir a incolumidade das pessoas e bens cada vez mais desafiante.

Diante disso, a população que se vê esquecida pelo estado, tendo que tomar atitudes efetivas em favor de garantir a sua segurança e do local onde assistem. Nesse contexto, surgem as organizações comunitárias de segurança que são grupos formados pelos moradores que se auxiliam para garantir um ambiente menos hostil, muitas vezes, sem nenhum tipo de apoio de forças policiais ou políticas.

Nessa situação, é necessário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública abrace essas organizações e garanta que o trabalho de vigilância delas seja feito com a maior segurança possível e sempre com o auxílio e treinamento de policiais e de outros agentes da segurança, como guardas civis, bombeiros, etc. Além disso, torna-se importante que a ideia de organizações populares de segurança se espalhem por todos os lugares, com divulgação nos principais meios de comunicações e através das prefeituras e secretárias de segurança, organizando encontros com líderes comunitários para apresentarem a proposta das organizações, a fim de incentivar a população a ter um papel ativo na concretização de uma cidade mais segura.

Compartilhar

3 Correções

  1. Muito bom o seu texto!! Só recomendo que procure usar mais dados e citações para enriquece-lo.
    -Dica: encontrei alguns erros no texto mas acredito que sejam apenas por falta de atenção (ex: “A Constituição Federal trata de do direito”, acredito que vc ia escrever “trata-se” ou apenas “trata do” ou no trecho ” população que se vê esquecida pelo estado, tendo que tomar atitudes”).
    -Evite repetir palavras, procure usar sinônimos.

    • 1
  2. Muito bom seu texto, Por mais que na minha opinião em certa parte do segundo paragrafo eu achei que teve um pequena fuga do tema, e algumas mínimas falhas em algumas palavras que pode ser por causa da digitação.
    entretanto achei muito bem elaborado, meus parabéns.

    eu tenho já alguns textos elaborados com esse mesmo tema, logo mais postarei e ficaria muito grato se vc colocasse sua opinião, uma vez que é o mesmo tema.

    • 0
  3. Boa noite, tudo bem? Primeiramente, parabéns por escrever a redação, percebi alguns poucos erros nas palavras que provavelmente foram por erro de digitação, também acho que na introdução você poderia problematizar de forma mais objetiva o tema, deixando claro suas teses desde já. Fora isso, meus parabéns pelo seu texto, continue treinando!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.