“Geração sem, sem, sem: sem estudo, sem estímulo, sem oportunidade.” A paráfrase da fala de um universitário da periferia de Fortaleza demonstra uma vertente da problemática da geração nem-nem que tem aumentado seus números anualmente no Brasil pós-moderno. Diante disso, torna-se alvo de discussão os desafios enfrentados pelos jovens para cumprir seu papel na sociedade, principalmente, em relação à falta de oportunidades, bem como a carência de um referencial preparado.
É primordial ressaltar que as oportunidades de estudo e trabalho foram reduzidas para os jovens. Isso porque, a crise que teve início em 2014 no país aumentou o número de desempregados — segundo a especialista em mercado de trabalho Débora Barem —, o que diminuiu a renda e dificultou para os jovens e suas famílias custearem os estudos. Nesse viés, cabe pontuar que a sociedade brasileira se mostra omissa com relação ao acesso às chances de trabalho e realização de cursos de especialização que são negadas a juventude. Por consequência, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a parcela de jovens nem-nem que era de 18,6% em 2014 aumentou para 20,8% em 2017. Desse modo, é preciso oferecer oportunidades aos adolescentes que apresentem resultados a curto prazo.
Cabe ressaltar, ainda, que faltam estímulos para os jovens estudarem, visto que os pais geralmente são um referencial que não concluiu os estudos. A juventude tende a assimilar como exemplo aquilo com que tem contato — conforme teoria da Tábula Rasa de John Locke —, logo, forma-se a ideia de que eles não precisam concluir o ensino médio e, assim, passa para a escola o papel de incentivar a continuidade dos estudos. No entanto, nota-se que o Brasil não é exemplo no quesito educação, uma vez que o maior referencial escolar é o professor e este tem sua profissão neglicenciada pelo Estado e pela sociedade. Dessa maneira, é necessário fornecer condições pedagógicas adequadas ao docente.
Depreende-se, portanto, a urgência de solucionar a questão desses jovens que não estudam e nem trabalham. Para tanto, incumbe ao Poder Executivo a ampliação de projetos como o Projeto Superação do Instituto Dragão do Mar (IDM) que é vinculado à Escola Criativa e fornece bolsa para estudantes, para ajudá-los a fazer cursos específicos e de curta duração, com o objetivo de formar profissionais qualificados e aptos a se inserirem imediatamente no mercado de trabalho. Ademais, urge ao Ministério da Educação auxiliar financeiramente professores da rede pública a se qualificarem e melhorar a remuneração desses profissionais, com a finalidade de oferecer a juventude referenciais qualificados que os incentivem a estudar e trabalhar. Espera-se, com isso, oferecer estudo, estímulo e oportunidades aos jovens brasileiros e mitigar a problemática da geração nem-nem.
raniellyy
Oláá, boa tarde!! Sua redação está simplesmente ÓTIMA! Fez o uso correto de conectivos e frases de efeitos, é rica em conteúdo o que torna tudo ainda mais interessante, além disso, de você apresentar um bom domínio da norma culta da língua portuguesa. Só elogios, continue nesse caminho que a nota máxima vem. Parabéns!! :)
Liliane Araújo
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Redação maravilhosa, os parágrafos de encaixam bem.Tudo bem detalhado mesmo. Se houver mais erros, não consegui achar. Ótima contextualização! Parabéns
MayaraM
Olaaaa, boa tarde!
Primeiramente sua redação está bem contextualizada e com uma boa coesão o seu de conectivos fez criar um texto circuito o qual cada parágrafo se une com o outro. Gostei muito das suas citações e dados estatísticos.
Sua conclusão ficou ótima, bem detalhada e explicada,e ainda concluiu o parágrafo ficou ótimo.
Parabéns
Ryan Felipe
Redação com ótima coesão e coerência, bem alinhado com conectivos descentes.
A falta de uma alusão historica deixou a desejar, por outro lado seu dados é estatísticas foram esclarecedores e bem entendidos por minha pessoa, como tenho um senso crítico baixo em questão a redações digo que sua redação ficou ótima, além do mais teria uma boa avaliação em uma avaliação disertativa