Tema: A questão do saneamento básico no Brasil

  • 0

      Em “Urupês”, renomado conto de Monteiro Lobato, somos apresentados ao personagem Jeca Tatu, caracterizado como “amarelado” e anêmico, ambos sintomas de Ancilostomose. Essa doença, causada por parasitas, ocorre principalmente em locais sem tratamento de esgoto de qualidade. Dessa forma, levando-se em consideração que muitos brasileiros vivem em situações análogas a do personagem, torna-se interessante então discutir sobre a questão do saneamento básico no Brasil, especificamente sobre a importância do mesmo para a saúde da população e sua precariedade nos aglomerados urbanos.

     Primeiramente, torna-se importante entender que o saneamento básico pode ser relacionado a uma saúde de qualidade por englobar diversos serviços, entre eles a distribuição de água potável, coleta de esgoto e coleta de resíduos sólidos, ambas atividades essenciais para a manutenção da higiene no dia dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, por exemplo, se toda a população brasileira tivesse acesso a tratamento de esgoto, haveria uma redução drástica nas internações, sendo 56%somente na região nordeste.

      Em segundo lugar, devemos entender que, no Brasil, o acesso a saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1888, mas que, todavia, o governo falha ao não conseguir oferecer essas atividades para todos os cidadãos, em especial aqueles que vivem nos aglomerados urbanos. Isso ocorre principalmente devido a rápida urbanização das metrópoles brasileiras, em que uma parcela na população se desloca para regiões com baixa especulação imobiliária, como favelas ou invasões e que, por conseguinte, não contam com todos os serviços públicos oferecidos pelo governo.

      Visto que o saneamento básico é um recurso essencial para se viver em sociedade, torna-se necessário que o governo federal, juntamente com o Ministério da saúde, realize a gestão correta dos recursos públicos e destine maiores verbas para a implementação do saneamento básico nas cidades, especialmente nas regiões periféricas, baseando-se, por exemplo, na cartilha “Diretrizes sobre saneamento e saúde” publicada pela Organização da Saúde em 2018. Com essas medidas, problemas como o do personagem Jeca Tatu se tornarão cada vez mais raros no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Em “Urupês”, renomado conto de Monteiro Lobato, somos apresentados ao personagem Jeca Tatu, caracterizado como “amarelado” e anêmico, ambos sintomas de Ancilostomose. Essa doença, causada por parasitas, ocorre principalmente em locais sem tratamento de esgoto de qualidade. Dessa forma, levando-se em consideração que muitos brasileiros vivem em situações análogas (ao) personagem, torna-se interessante(,) então(,) discutir sobre a questão do saneamento básico no Brasil, especificamente sobre a importância do mesmo(1) para a saúde da população e (a) precariedade nos aglomerados urbanos.
    1-Evite utilizar “o mesmo” para retomar um termo

    Primeiramente, torna-se importante entender que o saneamento básico pode ser relacionado a uma saúde de qualidade por englobar diversos serviços, entre eles a distribuição de água potável, (a )coleta de esgoto e ( ) de resíduos sólidos, ambas(1) atividades essenciais para a manutenção da higiene no dia dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde(2), por exemplo, se toda a população brasileira tivesse acesso a tratamento de esgoto, haveria uma redução drástica nas internações, sendo 56% somente na região nordeste(3).
    1-Você tem três itens na enumeração
    2-Você poderia usar a sigla “OMS” e, dessa forma, ganharia um pouco de espaço.
    3-Informação confusa e pouco desenvolvida. Recomendo que reescreva esse último período.

    Em segundo lugar, devemos entender que, no Brasil, o acesso a saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1888, mas que, todavia(1), o governo falha ao não conseguir oferecer essas atividades (a) todos os cidadãos, em especial (à)queles que vivem nos aglomerados urbanos. Isso ocorre principalmente devido a(2) rápida urbanização das metrópoles brasileiras, em que uma parcela na população se desloca para regiões com baixa especulação imobiliária, como favelas ou invasões(,) e ( ), por conseguinte, não contam com todos os serviços públicos oferecidos pelo governo.
    1-Você já tinha usado o “mas”
    2-Crase
    Visto que o saneamento básico é um recurso essencial para se viver em sociedade, torna-se necessário que o (G)overno (F)ederal, juntamente com o Ministério da (S)aúde, realize a gestão correta dos recursos públicos e destine maiores verbas para a implementação do saneamento básico nas cidades, especialmente nas regiões periféricas, baseando-se, por exemplo, na cartilha “Diretrizes sobre saneamento e saúde” publicada pela Organização da Saúde(,) em 2018. Com essas medidas, problemas como o do personagem Jeca Tatu se tornarão cada vez mais raros no Brasil.
    Agente->o governo federal, juntamente como o Ministério da saúde
    Ação->realize a gestão correta dos recursos públicos e destine maiores verbas para a implementação do saneamento básico nas cidades
    Meio->Nenhum
    Efeito->Nenhum
    Detalhamento->especialmente nas regiões periféricas, baseando-se, por exemplo, na cartilha “Diretrizes sobre saneamento e saúde” publicada pela Organização da Saúde(,) em 2018

    Nota:680
    C1->160
    C2->120
    C3->120
    C4->160
    C5->120

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.