A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

  • 2

 A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

A minissérie de drama “Maid” relata um ponto muito importante na sociedade atualmente, a violência contra a mulher, que vem sendo um assunto cada vez mais em destaque. À medida que isso ganha visibilidade deveria ter-se mais encorajamento para denúncias de agressões. Porém entre as questões presentes é o porquê dessa atenção não desestimular agressores assim diminuindo os casos, bem como não encorajar mais vítimas a denunciarem.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil se encontra em quinto lugar em homicídios contra as mulheres em uma lista envolvendo outros oitenta e três países, sendo uma classificação que indica uma taxa de risco contra mulheres no meio. Embora o tema venha ganhando muita atenção, deveria dar mais segurança para denunciar, entretanto ainda é considerado um “tabu” e a sociedade num geral muitas vezes desacredita e não dá a devida atenção a esse problema tão evidente. Essa é a realidade da personagem principal no filme de dois mil e dezoito “Acredite em mim” onde ela é vítima de uma agressão, porém ninguém acredita em sua experiência, o que lhe acarretou vários transtornos psicológicos.

Vale ressaltar que a violência não é necessariamente física e que pode ser também psicológica; dessa maneira, muitas mulheres são vítimas de agressões assim, principalmente em relações de afeto, como namoro, casamento… que são ainda mais menosprezadas. Nesse caso é muito presente a existência de algum tipo de manipulação, dependência ou jogo mental, fazendo com que a pessoa em tal situação não consiga ver o que acontece consigo mesma, o que resulta numa identificação mais complicada. Um bom exemplo é o da personagem “Jô Wilson” na série de televisão “A anatomia de Grey” onde ela foi coagida a não sair duma relação que se tornou abusiva por estar em situação de dependência econômica.

Tendo em vista tudo isso se faz necessária a intervenção do Estado, já que é um problema de saúde pública. Essa pode ser feita a partir de propagandas informativas com o intuito de apresentar e conscientizar a população a respeito do assunto, incentivando a denúncia desses casos e ao cuidado da mente, que se faz importante, ensinando como identificar essas situações e lidar com isso, além de criar um sistema de apoio para quem viveu ou vive tal situação.

Compartilhar

2 Correções

  1. Não consegui identificar tese na sua introdução.
    Seus desenvolvimentos são mais expositivos do que argumentativos, tente usar os repertórios de forma mais produtiva para ajudar a validar seus argumentos.
    Na conclusão a finalidade da proposta não ficou clara e não teve detalhamento.
    De uma atenção aos conectivos.
    Parabéns pelo texto e continue treinando.

    • 0
  2. Olá, tudo bem? :))

    Estou estudando pro enem e não sou nenhuma expert, mas espero que te ajude de alguma forma!

    Introdução: Eu amo a serie Maid, arrasou no exemplo, mas achei que ficou confuso sua ideia por conta da escrita. Falta virgula e conectivos para fazer sentido.

    Argumento 1: Achei raso sua argumentação, falta conectivos também. Poderia ter aprofundado nas questões dos direitos humanos, citando o artigo 5 da constituição federal de 1988, sobre os direitos iguais. O Brasil está em quinto lugar em uma lista com oitenta e três países, por que isso acontece? por que as mulheres não denunciam a violência? a polícia é efetiva? ou denunciando acaba até colocando a mulher em mais perigo? A falta de acolhimento e sensação de segurança no nosso país é absurda!!

    Argumento 2: Poderia ter aprofundado mais em Maid, ela é um ótimo exemplo da violência psicológica e relatar a dificuldade que nós mulheres enfrentamos tentando sair de um relacionamento abusivo, muitas vezes sem apoio familiar ou do estado.

    Conclusão: Boa, mas falta detalhamento. Como incentivar a denuncia se a mesma não oferece proteção? Se a lei é falha? Como poderia reforçar e melhorar a lei?. Educação também é essencial, incentivando debates desde cedo na escola sobre o assunto, tendo aula sobre educação sexual!! (o tanto de casos de crianças sendo abusadas por padastro, pai avô), e com certeza aumentar a punição para caso de violência, estupro contra as mulheres.

    Em resumo: Treina sua gramática, usa mais conectivos para fazer sentido, presta atenção nas virgulas, achei que faltou bastante. A sua ideia é boa mas faltou profundidade no assunto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.