Ao longo dos anos, a violência contra as mulheres vem aumentando significativamente no Brasil. Atualmente existem leis de proteção da mulher, como a Lei Maria da Penha, e também números para pedirem ajuda quando sofrerem agressões do seu companheiro. Entretanto, nem todas as mulheres que são agredidas fazem as denúncias, por motivo de medo, insegurança, dessa forma, elas vão sofrendo caladas. Assim sendo, é necessário que as mulheres procurem ajuda quando agredidas, a fim de se livrar das agressões.
Primeiramente, segundo o Mapa de Violência de 2012, entre os anos de 1980 e 2010 foram assassinadas 92 mil mulheres, sendo 43,7 mil na última década. O aumento da violência é significativo, mostrando que as mulheres precisam pedir ajuda logo quando agredidas, pois as violências podem aumentar e acabar em assassinatos. Dessa forma, é importante pedirem ajuda para que as leis de proteção entrem em ação.
Outrossim, nem todas as mulheres pedem ajuda. Segundo apurações do Conselho Nacional de Justiça, Departamento Penitenciário Nacional e Secretária de Políticas para Mulheres, sete a cada dez mulheres ligam para o Ligue 180 afirmando as agressões do companheiro. Apesar do número ser alto, ainda não chegou-se a uma totalidade, ou seja, ainda tem mulheres que sofrem caladas, sofrendo violências físicas, psicológicas, morais e sexuais.
Portanto, é cabível ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Justiça, apresentar uma pena mais severa para agressores, a fim de mantê-los presos por mais tempo. É necessário também que o tema repercuta nas mídias sociais, abordando a importância da denúncia das agressões, para que a situação mude. A procura de ajuda das mulheres irá fazer com que as agressões acabem.
anne_brito
Olá
Introdução:
Ao longo dos anos, a violência contra as mulheres vem aumentando significativamente no Brasil. Atualmente, (1) existem leis de proteção da mulher, como a Lei Maria da Penha, e também números para pedirem ajuda quando sofrerem agressões do seu companheiro. Entretanto, nem todas as mulheres que são agredidas fazem as denúncias, por motivo de medo ou (2) insegurança, dessa forma, elas vão sofrendo caladas. Assim sendo, é necessário que as mulheres procurem ajuda quando agredidas, a fim de se livrar das agressões.
A introdução ficou um pouco rasa no final, eu não sei o que vai vir no desenvolvimento porque tu não deixou isso claro. Poderia ter planejado melhor.
Desenvolvimento: falando de uma forma geral, seu argumento no primeiro parágrafo foi “elas precisam pedir ajuda” e no segundo “mas nem todas pedem ajuda”. Fica confuso, você poderia ter abordado de outra maneira, com mais profundidade. Exemplo: se pergunta por que elas não pedem ajuda, quais são as consequências disso e, já puxando pra proposta de intervenção, o que poderia ser feito para que elas realmente pedissem ajuda. Fala sobre depêndencia emocional e econômica, falta de rede de apoio, etc.
Agora,
D1: Primeiramente, segundo o Mapa de Violência de 2012, entre os anos de 1980 e 2010, (3) foram assassinadas 92 mil mulheres, sendo 43,7 mil na última década. O aumento da violência é significativo, mostrando que as mulheres precisam pedir ajuda logo quando agredidas, pois as violências podem aumentar e acabar em assassinatos. Dessa forma, é importante pedirem ajuda para que as leis de proteção entrem em ação.
D2: oK
conclusão: Portanto, é cabível ao Governo Federal, (4) juntamente com o Ministério da Justiça, apresentar uma pena mais severa para agressores, (ué, mas isso não tem nada a ver com a falta de denúncia, que foi o problema que você abordou no texto inteiro) a fim de mantê-los presos por mais tempo. É necessário também que o tema repercuta nas mídias sociais (por meio do governo? não entendi como isso vai ocorrer), abordando a importância da denúncia das agressões, para que a situação mude. A procura de ajuda das mulheres irá fazer com que as agressões acabem.
Pesquise sobre a estrutura da redação do enem, veja o que precisa abordar em cada parágrafo, e tente organizar suas argumentações de uma forma melhor e aprofunde a proposta de intervenção. Você escreve notavelmente bem, só pecou na estrutura mesmo. Sucesso!//rt
Projeto Redação
Oie, espero que a minha correção te ajude.
Introdução:
▪︎Ao longo dos anos, a violência contra as mulheres vem aumentando significativamente no Brasil. Atualmente [1] existem leis de proteção da mulher, como a Lei Maria da Penha, [2] e [3] também [4] números para pedirem ajuda quando sofrerem agressões do seu companheiro. Entretanto, nem todas as mulheres que são agredidas fazem as denúncias, por motivo de medo, [5] insegurança, dessa forma, elas vão sofrendo caladas. Assim sendo, é necessário que as mulheres procurem ajuda quando agredidas, a fim de se livrar das agressões.
Obs.:
▪︎1- Ausência de vírgula.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎5- Coloque um “e”, pois você você enumerou dois coisas e para mostrar que você acabou deve colocar o “e”.
▪︎Faltou sua tese. É aqui que você irá mostrar para o corretor quais são os seus assuntos dos desenvolvimentos. Ela pode vir de forma generalizada, como “causa” e “consequência” ou você pode dar nome aos bois, falando qual é essa “causa” e qual é essa “consequência”. Lembre-se que, quando chegar nos desenvolvimentos, não é pra repetir a mesma coisa da tese.
▪︎A tese é cobrada na estrutura, se você não faz perderá pontos na competência dois.
Desenvolvimento 01:
▪︎Primeiramente, segundo o Mapa de Violência de 2012, entre os anos de 1980 e 2010 [1] foram assassinadas 92 mil mulheres, sendo 43,7 mil na última década. [2] O aumento da violência é significativo, mostrando que as mulheres precisam pedir ajuda logo quando agredidas, pois as violências podem aumentar e acabar em assassinatos. Dessa forma, é importante pedirem ajuda para que as leis de proteção entrem em ação.
Obs.:
▪︎1- Ausência de vírgula.
▪︎2- Ausência de conectivo, sempre após um conectivo se usa vírgula.
▪︎Aconselho não apresentar repertório no início do parágrafo, pois, no início, é o tópico frasal. Se você ler algumas redações nota mil vai perceber isso.
▪︎Siga essa estrutura nos seus parágrafos de desenvolvimentos:
▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.
▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.
Obs. 1: essa estrutura serve para os dois parágrafos de desenvolvimentos, em cada parágrafo deve conter oito ou nove linhas, não basta você argumentar quatro ou cinco linhas e achar que vai fechar a competência dois e três. Outra coisa, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, além dos conectores que servem para fazer a ligação de um período para outro. Tá, mas eu posso usar o repertório no segundo período? Poder pode, mas você terá que trazer outro em seguida, pois o que é utilizado no segundo período é de embasamento e não comprova o seu argumento. Então, tome cuidado com isso, pois se você usa o repertório no segundo período, e não traz outro, perderá pontos na competência dois e, consequentemente, a três.
Obs. 2: a quantidade de períodos é de quatro a cinco e o número de linhas oito a nove. Essa quantidade de linhas que eu falo é escrito no caderno, óbvio que digitado tem que ser mais linhas.
Desenvolvimento 02:
▪︎Outrossim, [1] nem todas as mulheres pedem ajuda. Segundo apurações do Conselho Nacional de Justiça, Departamento Penitenciário Nacional e Secretária de Políticas para Mulheres, sete a cada dez mulheres ligam para o Ligue 180 afirmando as agressões do companheiro. Apesar do número ser alto, ainda não chegou-se a uma totalidade, ou seja, ainda tem mulheres que sofrem* caladas, sofrendo* violências físicas, psicológicas, morais e sexuais.
Obs.:
▪︎1- Olhe, não coube esse conectivo no início do seu parágrafo, pois a sua frase é de oposição, mas também não pode ser um conectivo de oposição como “no entanto” porque você ainda está adicionando outro ponto negativo sobre o tema. Poderia ter feito assim: Pontua-se, ainda, que nem todas as mulheres pedem ajuda”.
▪︎Aconselho seguir a mesma estrutura que eu te passei acima.
▪︎Tome cuidado com a competência dois, visto que ela pede “diversidade de repertórios” e você trouxe outra pesquisa, mostrando a não diversidade, o que, consequentemente, afetará sua nota.
Conclusão:
▪︎Portanto, é cabível ao Governo Federal [1] [2] juntamente com o Ministério da Justiça, apresentar uma pena mais severa para agressores, a fim de mantê-los presos por mais tempo. É necessário [3] também [4] que o tema repercuta nas mídias sociais, abordando a importância da denúncia das agressões, para que a situação mude. A procura de ajuda das mulheres irá fazer com que as agressões acabem.
Obs.:
▪︎1- As iniciais de “governo federal” agora são minúsculas, dê uma pesquisada no Google que verá.
▪︎2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎Faltou o “meio” e o “detalhamento”, ou seja, por meio de que será realizado sua ação e como ocorrerá essa sua ação, detalhe o como é que o governo federal deixará essas leis mais rígidas. Eu não aconselho tá criando ou reforçando leis, crie um projeto ao invés disso.
Nota:
c1: 120
c2: 120
c3: 120
c4: 120
c5: 120
Total: 600
cartola682
Ao longo dos anos, a violência contra as mulheres(2) vem aumentando significativamente no Brasil. Atualmente existem leis de proteção da mulher, como a Lei Maria da Penha, e também números para pedirem ajuda quando sofrerem agressões(2) do seu companheiro. Entretanto, nem todas as mulheres(2) que são agredidas fazem as denúncias, por motivo de medo,(1) insegurança, dessa forma, elas vão sofrendo caladas. Assim sendo, é necessário que as mulheres(2) procurem ajuda quando agredidas, a fim de se livrar das agressões.(2)
1 – medo e insegurança.
2 – evitar repetir palavras próximas.
Primeiramente, segundo o Mapa de Violência de 2012, entre os anos de 1980 e 2010 foram assassinadas 92 mil mulheres(2), sendo 43,7 mil na última década. O aumento da violência é significativo, mostrando que as mulheres(2) precisam pedir ajuda logo quando agredidas, pois as violências podem aumentar e acabar em assassinatos. Dessa forma, é importante pedirem ajuda para que as leis de proteção entrem em ação.
Outrossim(3), nem todas as mulheres pedem ajuda. Segundo apurações do Conselho Nacional de Justiça, Departamento Penitenciário Nacional e Secretária de Políticas para Mulheres, sete a cada dez mulheres ligam para o Ligue 180 afirmando as agressões do companheiro. Apesar do número ser alto, ainda não chegou-se(4) a uma totalidade, ou seja, ainda tem(5) mulheres que sofrem caladas, sofrendo violências físicas, psicológicas, morais e sexuais.
3 – seria mais adequado: No entanto.
4 – não se chegou(estudar colocação pronominal).
5 – têm
Portanto, é cabível ao Governo Federal(6) juntamente com o (agente)Ministério da Justiça, apresentar uma pena mais severa(ação) para agressores, a fim(finalidade) de mantê-los presos por mais tempo. É necessário também que o tema repercuta(ação 2) nas mídias sociais, abordando a importância da denúncia das agressões, para que a situação mude. A procura de ajuda das mulheres irá fazer com que as agressões acabem.(7)
6 – vírgula
7 – se for fazer o ENEM, pesquisa sobre os 5 elementos necessários da conclusão.
crist
Olá
Introdução:
Ao longo dos anos, a violência contra as mulheres vem aumentando significativamente no Brasil. Atualmente, (1) existem leis de proteção da mulher, como a Lei Maria da Penha, e também números para pedirem ajuda quando sofrerem agressões do seu companheiro. Entretanto, nem todas as mulheres que são agredidas fazem as denúncias, por motivo de medo ou (2) insegurança, dessa forma, elas vão sofrendo caladas. Assim sendo, é necessário que as mulheres procurem ajuda quando agredidas, a fim de se livrar das agressões.
A introdução ficou um pouco rasa no final, eu não sei o que vai vir no desenvolvimento porque tu não deixou isso claro. Poderia ter planejado melhor.
Desenvolvimento: falando de uma forma geral, seu argumento no primeiro parágrafo foi “elas precisam pedir ajuda” e no segundo “mas nem todas pedem ajuda”. Fica confuso, você poderia ter abordado de outra maneira, com mais profundidade. Exemplo: se pergunta por que elas não pedem ajuda, quais são as consequências disso e, já puxando pra proposta de intervenção, o que poderia ser feito para que elas realmente pedissem ajuda. Fala sobre depêndencia emocional e econômica, falta de rede de apoio, etc.
Agora,
D1: Primeiramente, segundo o Mapa de Violência de 2012, entre os anos de 1980 e 2010, (3) foram assassinadas 92 mil mulheres, sendo 43,7 mil na última década. O aumento da violência é significativo, mostrando que as mulheres precisam pedir ajuda logo quando agredidas, pois as violências podem aumentar e acabar em assassinatos. Dessa forma, é importante pedirem ajuda para que as leis de proteção entrem em ação.
D2: oK
conclusão: Portanto, é cabível ao Governo Federal, (4) juntamente com o Ministério da Justiça, apresentar uma pena mais severa para agressores, (ué, mas isso não tem nada a ver com a falta de denúncia, que foi o problema que você abordou no texto inteiro) a fim de mantê-los presos por mais tempo. É necessário também que o tema repercuta nas mídias sociais (por meio do governo? não entendi como isso vai ocorrer), abordando a importância da denúncia das agressões, para que a situação mude. A procura de ajuda das mulheres irá fazer com que as agressões acabem.
Pesquise sobre a estrutura da redação do enem, veja o que precisa abordar em cada parágrafo, e tente organizar suas argumentações de uma forma melhor e aprofunde a proposta de intervenção. Você escreve notavelmente bem, só pecou na estrutura mesmo. Sucesso!
EllenAmoriim
Oii Lucas, segue minha correção.
Um ponto que vc deve priorizar: Estude a estrutura da redação, como fazer uma introdução, como fazer um desenvolvimento e a conclusão. Assim, vc vai estar mais organizado e ganhar pontos na C3.
Sua introdução ficou um pouco bagunçada, mas pode melhorar, tente começar com um repertório que fale sobre o tema ou um coringa. Abuse da linguagem formal, conheça palavras pouco conhecidas, aplique sinônimos. Vc tem ideias basta saber como estruturar.
Exemplo: Repertório, ligar o repertório com o tema e apresentar as teses.
No desenvolvimento: Não fica muito legal usar primeiramente, é um conectivo muito usado, troque por nesse cenário, em primeira análise…
Olha, senti que vc focou somente em uma ideia: Mulheres precisam denunciar, pedir ajuda… Tenha calma, tente ver duas causas para o problema. Pq que as mulheres não pedem ajuda? Insegurança? Medo? Pode dar uma causa assim: a (ineficácia das leis) que mesmo denunciando, não garantem que serão cumpridas e que a mulher estará segura. Outra causa pode ser a omissão do governo, uma vez que ele não fortifica meios para a mulher relatar os abusos, como números, instituições que possam garantir que a denúncia seja confiável. Pense em duas causa e argumente uma em cada desenvolvimento.
D1
Estude a estrutura do desenvolvimento.
Estude conectivos, vai auxiliar muito.
Use tópico frasal para iniciar o d1 e d2
Usou repertório, bom, mas ele tem que estar ligado à causa, por isso a importância de selecionar as teses, vai argumentar melhor e ganhar pontos.
Outrossim, nem todas as mulheres pedem ajuda. Segundo apurações do Conselho Nacional de Justiça, Departamento Penitenciário Nacional e Secretária de Políticas para Mulheres, sete a cada dez mulheres ligam para o Ligue 180 afirmando as agressões do companheiro. Apesar do número ser alto, ainda não chegou-se a uma totalidade, ou seja, ainda tem mulheres que sofrem caladas, sofrendo violências físicas, psicológicas, morais e sexuais.
D2
Começou com conectivo, esse é de boas.
Essa ideia da mulher pedir era assunto do d1, poderia falar sobre outra tese, cuidado.
Abuse de conectivo explicativos: Uma vez que, haja vista que…
Conclusão
A conclusão precisa responder as 5 perguntinhas, aqui vc respondeu o agente e o que deve ser feito… Faltou o restante. Também faltou detalhamento.
Estude a estrutura da conclusão, vai melhorar muito sua nota.
NOTA:
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 120
TOTAL: 600