Tema: A persistência da homofobia no Brasil
Promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a todos os indivíduos o direito ao bem-estar social. Contudo, no Brasil contemporâneo, as diversas cenas de homofobia impedem que esse direito seja plenamente evidenciado. Nesse sentido, a falta, tanto de medidas efetivas que assegurem esse direito, quanto de consciência da população, são fatores que contribuem para a persistência desse problema.
Primeiramente, cabe avaliar que os direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bi e Trans) não estão sendo devidamente assegurados. Isso evidencia uma incompatibilidade com o Contrato Social, proposto por Thomas Hobbes, o qual afirma que, em virtude do instinto perverso do homem, o Estado deve manter a ordem e garantir os direitos de todos os cidadãos. Entretanto, o atual contexto mostra-se distante dessa realidade, tendo em vista que casos de agressões e mortes a esses indivíduos ainda são evidenciados. Configurando, destarte, não somente uma incompatibilidade com a ideologia de Hobbes, como, da mesma forma, com a Constituição Federal de 1988, a qual certifica a todos os indivíduos o direito à vida. Tal fato é demonstrado em um noticiário do “Jornal Cut-Sp”, o qual afirma que o Brasil é o país em que há o maior índice de assassinatos da população homoafetiva.
Ademais, é possível observar, também, que a ausência de consciência da população sobre as dificuldades enfrentadas pela população homossexual contribui com a permanência da problemática. Nesse âmbito, o filósofo e sociólogo Karl Marx afirmou que é o indivíduo quem determina a consciência e não o contrário. Assim, a ausência dela na população corrobora o impasse, uma vez que essas pessoas tendem a desconhecer o efeito negativo que suas palavras e julgamentos podem ocasionar. Esse fator é demonstrado no filme “Orações Para Bobby” em que, devido ao repúdio e à falta de aceitação, por parte da mãe, sobre a sexualidade de Bobby, que é “gay”, o personagem, em uma tentativa desesperada de “aliviar” a dor, comete suicídio.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar a homofobia no Brasil. Logo, compete ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – como garantidor dos direitos da população LGBT – promover a integração desses indivíduos na sociedade, por meio de palestras educativas em escolas. Essa ação tem como objetivo não apenas conscientizar a sociedade sobre a importância dos indivíduos homossexuais, mas também diminuir o número de casos de homofobia no Brasil. Dessa forma, a ordem e os direitos dos indivíduos serão devidamente assegurados, da mesma forma como antes almejado por Hobbes.
Se possível corrigir por nota.
Se quiser que eu corrija uma redação sua, me mande o link
DudaQueirozRodrigues
Domínio da escrita formal da língua portuguesa : 180
Compreender o tema e não fugir da proposta: 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
Conclusão: 200
Eduarda88
Olá!
Cara, a redação está ótima, não perfeita, mas está sinceramente muito boa, mas não é pra menos, você possui um conhecimento e domínio da língua portuguesa formal excelente, desenvolveu MUITO bem o tema que foi proposto, os argumentos foram ótimos, mano, quem me dera escrever assim.
SheilaAlvesGonçalves
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
->Repetiu algumas palavras com frequência, tente usar sinônimos. Nota: 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
->Desenvolveu bem o tema e deixou claro que entendeu-o. Nota: 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
->Ordenou de forma lógica os argumentos e fatos consistentes, e mostrou que tem repertório sociocultural. Nota: 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
->Articulou bem o texto, utilizando de conhecimento diversificado e com vários recursos que garantem a lógica e clareza a sua redação. Nota: 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
->Apresentou uma proposta de intervenção muito boa, detalhada, e com total relação com o assunto central e aquilo que foi trazido ao longo de seu texto. Nota: 200
NOTA FINAL: 960
Clara_Oliveira_Prestes
Domínio da escrita formal da língua portuguesa : 160
Compreender o tema e não fugir da proposta: 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Conclusão: 200
ingrid_2012
– Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 160 (algumas palavras foram repetidas com frequência)
– Compreender o tema e não fugir do que o tema propôs = 200 (Desenvolveu bem o tema e fica claro que entendeu exatamente o que fazer)
– Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200; (Utilizou de forma inteligente informações que complementavam o seu argumento)
-Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200 (Apresentou grande domínio sobre)
Conclusão = Um texto bom, que não foge dos moldes do texto dissertativo-argumentativo. Porém, o excesso de informações ficou um pouco confuso
Danibarros
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 200;
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200;
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200;
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200;
Conclusão = 200.
madriele03
Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.