Tema: A Persistência da Corrupção no Século XXI em Território Nacional.

  • 0

No século XX durante a Era Vargas, foi criada a Sociedade de Economia Mista Petrobrás, 1953. Tal empresa é responsável por um dos maiores reservatórios de petróleo do mundo: o pré-sal. Porém, quase 70 anos de sua criação, tal empresa pública encontra-se afetada e alvo de uma das maiores investigações de corrupção da América Latina: a Lava Jato. Com efeito, reverter essa persistência sob dois aspectos: Ineficiência do poder público e a negligência da sociedade é indispensável para uma sociedade livre, justa e solidária no século XXI.

É importante analisar, a priori, que a falta de eficiência governamental acentua essa problemática. Nesse sentido, de acordo com a revista Istoé, ” os desvios de recursos, somente da empresa petrolífera, envolvem cerca de 30 bilhões de reais, segundo estudo da Polícia Federal. Nesse viés, é notória a irresponsabilidade pública no que diz respeito à fiscalização, uma vez que a Constituição Federal atribuiu autonomia fiscalizatória aos órgãos, como agência regulamentadoras,  para exercer o controle. porém, ocorre que tal direito fora da teoria não se manifesta de maneira eficaz, haja vista a persistência da corrupção no território brasileiro como o mensalão e as pedaladas fiscais.

Outrossim, é válido ressaltar que a omissão dos indivíduos brasileiros é fator determinante para esse quadro. Dessa maneira, de acordo com o conceito de “Cordialidade” no livro “Raízes do Brasil”, do historiador Sérgio Buarque de Holanda, a sociedade brasileira adquiriu o jeitinho brasileiro, segundo o qual a vantagem pessoal se sobressai ao coletivo. De maneira análoga, nota-se que tal tese descrita por Buarque foi engendrada no Brasil e persiste até os dias hodiernos, uma vez que substancial parcela da sociedade age em desacordo com os princípios éticos básicos o que os leva a pequenas corrupções como furar fila, aproveitar de pessoas idosas e usar documentos falsos . Assim, enquanto a negligência for a regra, o bem comum será exceção.

Portanto, são necessárias medidas para o combate à persistência da  corrupção, no Brasil. Para tanto, cabe ao poder Legislativo – órgão responsável por elaborar as leis – a criação de novas legislaturas, por meio de lei ordinária, que irão cobrar a probidade e boa-fé das empresas públicas a fim de mitigar a ineficiência estatal. Além disso, a Escola deve promover, por meio de palestras, atividades que exemplifiquem a atuação dos cidadãos em prol do bem comum com o fito de agregar à sociedade uma forma de desenvolvimento nacional. Dessa maneira, será possível que empresas, como a Petrobrás, sejam utilizadas, enfim, sem as mãos da corrupção.

Por favoooor, corrijam nas competências do Enem. TMMMMJ

Compartilhar

1 Correção

  1. Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.