Tema: A Maioridade Penal deve ser reduzida de 18 para 16 anos de idade como forma de combater a delinquência juvenil?

  • 0

A delinquência juvenil ainda é um grande desafio dentro do cenário atual do país. Muitos jovens, em sua maioria periféricos, cometem desde delitos leves como o roubo, até os mais graves como que se encontram, por exemplo, no narcotráfico, pela carência de estruturas carcerárias respeitáveis, orientações vindas de seus responsáveis e condições financeiras. Dessarte, enxerga-se que reduzir a maioridade penal não solucionará nada, posto que o real problema está contido na razão dessas infrações serem cometidas.

Adolescentes que infringem a lei de forma habitual sofrem com a irresponsabilidade da falta de apoio familiar e monetário. Segundo Clarice Hamburg, uma estudante de psicologia, “Ao cometer algum delito, adolescentes e jovens precisam de orientação e acompanhamento psicológico, pois estão em um momento de formação e por isso mão devem ser considerados criminosos. À vista disso, torna-se notório que esses infratores não culpados pelo fato de nascerem em famílias desestruturadas, sem auxílio governamental e de renda, vulgo vítimas da pobreza.

As prisões brasileiras estão isentas de uma infraestrutura digna pertencente aos detentos. De acordo com o Advogado Eliseu Guimarães, “A redução da maioridade penal pode agravar a crise do sistema penitenciário brasileiro, aumentando a lotação dos presídios e consequentemente, diminuindo as chances de recuperação dos jovens, influenciados pela cultura prisional dos adultos internados”. Por conseguinte, é possível identificar a ineficácia das instituições penitenciárias que atuam em condições precárias e podem apenas piorar a mentalidade ilícita dos delinquentes juvenis.

Portanto, é imprescindível que haja uma parceria entre o Governo Federal e a Anced (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente). Com a cooperação desses órgãos deve ser disponibilizado o acompanhamento terapêutico para guiar essa juventude desorientada nas delegacias e a criação de novos programas de ajuda financeira que realmente beneficiem os cidadãos menos favorecidos. Logo, o primeiro passo para superar a temática abordada será dado.

Compartilhar

5 Correções

  1. Bom… Achei sua redação muito boa! Parabéns!
    1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (160)
    2ª competência – Compreensão do tema proposto (200)
    3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (200).
    OBS: Tem alguns errinhos de português, se atente a isso dá proxima.
    4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160).
    OBS: Tente sempre começar um período com um conectivo, assim seu texto fica mais coerente.
    5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160).

    • 0
  2. Não me acho no lugar de dar uma nota, porém achei sua redação muito boa!
    Deu para entender seu ponto de vista, encontrei alguns errinhos de português, nada que impeça a compreensão do texto.
    Você soube organizar suas ideias, demonstrando conhecimento do assunto. Você seguiu todos os critérios pedidos pelo ENEM, ou seja, cumpriu todas as competências, parabéns.

    • 1
  3. Olá, tudo bem? Achei sua redação um máximo! argumentação e repertórios muito bons, parabéns!
    1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (160)
    2ª competência – Compreensão do tema proposto (200)
    3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (200).
    OBS: Tente colocar outras áreas como repertório, pois a utilização de somente um tipo pode caracterizar falta de conhecimento em outras áreas.
    4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160).
    OBS: Tente sempre começar um período com um conectivo!
    5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160).

    • 1
  4. A redação é boa, mas quando você diz que jovens cometem crimes ” Muitos jovens, em sua maioria periféricos, cometem desde delitos leves como o roubo, até os mais graves como OS que se encontram, por exemplo, no narcotráfico, pela carência de estruturas carcerárias respeitáveis” você disse que cometem crimes por que os presídios são carentes . Você também disse ” Segundo Clarice Hamburg, uma estudante de psicologia ( AI VOCÊ DEVERIA DAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ELA), “Ao cometer algum delito, adolescentes e jovens precisam de orientação e acompanhamento psicológico, pois estão em um momento de formação e por isso NÃO devem ser considerados criminosos(NÃO ACHO QUE É UMA BOA CITAÇÃO POIS SE HÁ VÍTIMA HÁ CRIMINOSO). À vista disso, torna-se notório que esses infratores não culpados pelo fato de nascerem em famílias desestruturadas, sem auxílio governamental e de renda, vulgo vítimas da pobreza.( Há vários auxílios e bolsas governamentais). Já o terceiro parágrafo ficou muito bom, o argumento faz o leitor querer ler mais o único erro que vi foi ” pertencentes aos detentos ” pois as penitenciárias pertencem ao Estado.
    O último parágrafo ficou bom. O texto ficou um pouco confuso na introdução, se você especificar mais ficará ainda melhor

    • 1
  5. Você escreveu bem, um alerta com erros despercebidos: faltou conectivos para iniciar os desenvolvimentos; tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho, seus agentes da P.I foram válidos. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário como o melhor, assim voltarei mais vezes para te ajudar.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.