Tema: A invasão de terras indígenas em questão no Brasil

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No período quinhentista, associado ao século do descobrimento, houve o desembarque de portugueses em solo brasileiro, com o intuito de explorar os produtos tropicais mais lucrativos. Esse empreendimento, no entanto, fez com que os verdadeiros possuidores das terras fossem expatriados. Assim, os crescentes casos de invasão às terras indígenas perduram, infelizmente, devido ao negativo exemplo histórico mencionado. Por esse motivo, é necessário dissertar não só sobre a falta de empatia de alguns influenciadores sobre o problema, mas também a respeito da inoperância do Estado diante do emblemático caso.

Diante dos fatos apresentados, é imprescindível destacar a ausência empática como um empecilho ao desenvolvimento humano. Nesse sentido, o livro “o pequeno príncipe”, de Antoine de Saint- Exupéry, ressalta que o indivíduo, quando se deixa cativar pela situação do outro, tende a se emocionar. Entretanto, a apropriação indevida das terras indígenas não causou a sensibilidade de influenciadores digitais, visto que a maioria dessas figuras públicas se isenta da responsabilidade de anunciar, por exemplo, campanhas que possam, de certa maneira, requerer do poder público ações eficientes para o cumprimento dos direitos indígenas. Desse modo, é inaceitável que o bônus da visibilidade midiática seja direcionado a membros que não se engajem, nem sequer por interesse, em assuntos capazes de invalidar a dignidade de um grupo.

Ademais, é notório que há, no Brasil, uma escassez de atuação governamental no que concerne ao desterro submetido às tribos. Na canção “Que país é esse?”, interpretada pela banda Legião Urbana, vê-se uma crítica sendo exposta: “Ninguém respeita a Constituição/ Mas todos acreditam no futuro da nação”. Nessa perspectiva, a entidade responsável pela ordem, ao passo que defende a Constituição, não a cumpre, posto que a Lei assegura a devida proteção às terras indígenas e a preservação de sua cultura. Apesar dos pontos citados, o que se analisa é a degradação das terras e o genocídio dos povos originários, já que a lei não tem seu valor efetivo. Dessa maneira, atuar em favor das gerações que tem sido afetadas com a invasão de territórios exige compromisso do governo com as funções que lhe cabem.

Portanto, a usurpação das áreas de posse indígena devem ser revertidas com urgência. Para tal fim, é preciso que o poder Legislativo reformule, por meio de reunião ordinária com os participantes, o decreto que pune a ação de roubo às terras alheias, aumentando a pena para esse delito. A ação tem a finalidade de interromper ataques como os destinados aos yanomamis, tribo amazônica. Além disso, o Ministério da Educação deve elaborar um projeto de incentivo aos influenciadores dedicados às minorias, proporcionando a esse público uma participação comprometida com o coletivo.

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4 Correções

  1. Olá, texto MARAVILHOSOOOOOOOO, parabéns ;)
    Seu texto está muito bom, muito bom mesmo
    Possui ótimos repertórios socioculturais,
    só falta se aprofundar um pouquinho mais neles
    Parabéns, seu texto está um arraso ( no bom sentido)
    Nota 960
    Bons estudos ;)
    Continue escrevendo e com certeza se dará muitooooo bem

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  2. RECADO: Mariana, peço que não leve as pontuações negativas para o coração. Elas não falam sobre você, e sim sobre esse texto. Leia e veja o que faz sentido para você melhorar nas próximas escritas. Lembre-se que aqui é o lugar para errar e se sair bem no ENEM.

    GERAL:
    – Você escreve muito bem. Sua pontuação é muito bem usada.
    – Priorize deixar a explicação do seu argumento logo após ele, e não depois do repertório, para deixar seu texto ainda mais organizado.
    – Bom repertório de elementos coesivos. Gostei da forma que seu texto ficou “amarradinho”.
    – Gostei do seu texto, você relaciona bem os assuntos do cotidiano e tem boas ideias.

    1° PARÁGRAFO:
    – Introdução bem organizada.
    – Bom repertório, e boa forma de associá-lo ao tema.
    – Não achei que a palavra “expatriados” encaixou bem, uma vez que os indígenas não foram para outro país. Mais cuidado ao usar vocabulário mais rebuscado.
    – Gostei da citação aos problemas do D1 e D2 na introdução.
    – Para fechar melhor ainda esse parágrafo, faltou uma oração que finalizasse ele e desse gancho para continuar o texto.

    2° PARÁGRAFO:
    – “Ausência empática” prejudica o sentido. Dá ideia que você está caracterizando a ausência como empática, e não que está falando da ausência de empatia.
    – Bom repertório! Combinou com o proposto.
    – Achei que seu parágrafo se desviou do argumento, pois no final ficou parecendo que o problema era o fato das pessoas que não se importavam com a questão indígena terem fama, e não mais a falta de empatia em si.

    3° PARÁGRAFO:
    – Quando se fala “a lei”, dá ideia de que uma lei específica foi citada. Opte por palavras que remetem à constituição, como “o conjunto de leis”, “ordenamento jurídico”, etc.
    – Creio que esse deveria ser seu D1, por representar o problema de maior peso no tema.
    – Gostei desse parágrafo. Sua tese e seu argumento estão bem elaborados.

    4° PARÁGRAFO:
    – Gostei que o agente, meio e a finalidade estão bem destacados no seu texto.
    – Achei que a primeira intervenção, em si, não combina com os problemas citados no D1 e D2, uma vez que foi citado a falta de empatia e o não cumprimento das leis. Sendo assim, criar leis mais rigorosas provavelmente não faria com que as leis começassem a ser cumpridas, correto?
    – Especifique o poder legislativo, como “os deputados federais”. Ao usar poder legislativo, achei que ficou vago.
    – Ao citar eventos específicos, como os ataques aos yanomamis, explique-os melhor, se não, fica como se fosse uma informação jogada. Além disso, essa informação poderia ser melhor aproveitada em outra parte do texto, já que a intervenção foca na solução do seu problema, e não na exposição de mais informações, o que pode fazer você usar mais linhas que o necessário.
    – Gostei da proposta de intervenção secundária.
    – Faltou uma oração de conclusão para finalizar seu texto com chave de ouro.

    COMP. I: 160
    COMP. II: 120
    COMP. III: 160
    COMP. IV: 160
    COMP. V: 120

    Total: 720

    BONS ESTUDOS!!!

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  3. Ótima contextualização e citação de argumentos ligados ao repertório! Citou os principais agentes, só precisou deixar mais evidente a proposta de intervenção, onde você cometa sobre a reunião para que o tema seja debatido! Seu contexto voltando de maneira geral e optado por livros, ficou super expressivo e explicativo, conseguindo visar os seus argumentos e deixando claro a sua opinião sobre o tema, onde é sempre devidamente cobrado, 820, no meu ponto de vista Corretivo!

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  4. Boa redação, só no seu último parágrafo que percebi ceto desleixo ao apresentar os agentes. por exemplo vc citou o legislativo, mas não cabeu a falar qual área do mesmo, outro que percebi foi a pronúncia do Ministério da Educação bem no final, acho que poderia citar o mesmo junto com o legislativo… mas de resto pra cima tá ótimo em meu ponto de vista.
    nota 800;)

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