tema: A INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: quantidade significa qualidade?

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A Terceira Revolução industrial, conhecida também como Revolução Informacional, trouxe diversos avanços para a sociedade na área da telecomunicação, tecnologia, indústria, informática, entre outros. Contudo, no Brasil hodierno o excesso de informações, além dos avanços, também fez surgir problemas como fake news e o desinteresse em aprender.

A princípio, é importante ressaltar que, ultimamente, houve uma grande discerminação de fake news. Decerto, as fake news ocorrem, principalmente, na internet e atinge seus usuários que se desatentos e não forem atrás de fontes confiáveis para verificar a veracidade dos fatos ficam desinformados acerca da realidade e acabam se prejudicando quando tiverem que tomar decisões baseadas nessa informação. Visto isso, a exemplo de fake news, temos a comunidade anti-vacina que espalham falsas informações sobre os componentes químicos das vacinas contra o Covid-19. Logo, vê-se que com o grande número de informações vem junto desinformação que trazem riscos até para a saúde.

Ademais, é indiscutível salientar que devido ao fácil acesso a respostas, causa um desinteresse em aprender. Segundo Silvio de Abreu, diretor de novelas, em uma entrevista para a revista VEJA, antigamente as pessoas eram mais informadas, mas hoje ninguém está interessado em aprender. Diante disso, nota-se que a causa está relacionada com a facilidade de obter uma resposta rápida, as pessoas não se aprofundam no assunto, apenas digitam a dúvida e já encontram a resposta, isso acarreta em uma sociedade com pouco conhecimento sobre assuntos, como matemática, geografia, história, política entre outros. Assim, mesmo que diante do grande número de informações que a população tem, não se pode afirmar que se converterá em conhecimento.

Portanto, é notável que o Estado deve intervir para atenuar esse problema. A priori, deve o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolver projetos em escolas e faculdades, os quais visaram desenvolver a capacidade de filtrar as informações realmente importantes e verdadeiras, a fim de evitar a desinformação causada, por exemplo, pelas fake news.

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3 Correções

  1. Thiago, olá, desculpa a demora! Sua redação está muito boa, o único problema na argumentação foi o D2. Por eu ter visto o texto motivador, eu sei que tudo ou quase tudo você tirou de lá para montar sua fundamentação, o que é errado, pois enquanto vc tava tirando informação de lá, tudo isso conta como a citação, ou seja, seu D2 não ha o fundamento.

    Sobre a argumentação foi apenas isso, tome cuidado pq a C3 é bastante afetada. Ja sobre a norma culta encontrei alguns erros de vírgula e concordância, são eles:

    Intro: (no) Brasil hodierno[,] o excesso…
    Intro: problemas[,] como (fake news e o desinteresse) em aprender

    D1: “discerminação” existe? acho que é “disseminação”
    D1: use o “este/a” para evitar repetições, caberia melhor “estas” depois de “Decerto”
    D1: “fake news” são palavras estrangeiras, precisa ter aspas
    D1: “atinge[m] seus usuários…”
    D1: “que[,] se desatentos e não forem atrás de fontes confiáveis para verificar a veracidade dos fatos[,] ficam…”
    D1: “ nessa informação” o plural cabe melhor para enfatizar uma visão indefinida
    D1: “ temos a comunidade” você não tem nada, tem-se
    D1: “ que espalham” espalha

    D2: “ respostas, causa” tira a virgula
    D2: “ acarreta em uma sociedade” quem acarreta acarreta alguma coisa – VTD tire o “em”

    Conclusão: “ quais visaram desenvolver “ visem – subjuntivo

    C1: 3
    C2: 5
    C3: 4
    C4: 5
    = 17

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  2. Olá, tudo bem?

    – A sua introdução está boa, porém, deveria estar melhor elaborada, mostrando mais a sua opinião e desenvolvendo-a.

    – Seus desenvolvimentos estão bons, alguns fatos foram pouco elaborados e desenvolvidos.

    – A sua conclusão está boa, você fez uma proposta, e mostrou quais órgãos podiam ajudar a diminuir o problema.

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  3. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 160
    Percebi erros de vírgula, sintaxe, e expressões como “A priori” não devem ser usadas. Alunos nota 1000 não recomendam.
    C2: 160
    Repertório improdutivo no D1 e o da introdução está muito superficial. Você não fugiu do tema, mas a C2 também avalia o uso de repertório e a estrutura do texto.
    C3: 160
    Como eu disse, repertório no D1 improdutivo, o que afeta na argumentação. O D2 está ok.
    C4: 180
    Gostei dos conectivos, muito bom!
    C5: 160
    O seu modo/meio é um agente? Não entendi.

    Nota final: 820
    A redação está boa, atente-se aos erros e melhore. Bons estudos e um abraço :)

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