A Terceira Revolução industrial, conhecida também como Revolução Informacional, trouxe diversos avanços para a sociedade na área da telecomunicação, tecnologia, indústria, informática, entre outros. Contudo, no Brasil hodierno o excesso de informações, além dos avanços, também fez surgir problemas como fake news e o desinteresse em aprender.
A princípio, é importante ressaltar que, ultimamente, houve uma grande discerminação de fake news. Decerto, as fake news ocorrem, principalmente, na internet e atinge seus usuários que se desatentos e não forem atrás de fontes confiáveis para verificar a veracidade dos fatos ficam desinformados acerca da realidade e acabam se prejudicando quando tiverem que tomar decisões baseadas nessa informação. Visto isso, a exemplo de fake news, temos a comunidade anti-vacina que espalham falsas informações sobre os componentes químicos das vacinas contra o Covid-19. Logo, vê-se que com o grande número de informações vem junto desinformação que trazem riscos até para a saúde.
Ademais, é indiscutível salientar que devido ao fácil acesso a respostas, causa um desinteresse em aprender. Segundo Silvio de Abreu, diretor de novelas, em uma entrevista para a revista VEJA, antigamente as pessoas eram mais informadas, mas hoje ninguém está interessado em aprender. Diante disso, nota-se que a causa está relacionada com a facilidade de obter uma resposta rápida, as pessoas não se aprofundam no assunto, apenas digitam a dúvida e já encontram a resposta, isso acarreta em uma sociedade com pouco conhecimento sobre assuntos, como matemática, geografia, história, política entre outros. Assim, mesmo que diante do grande número de informações que a população tem, não se pode afirmar que se converterá em conhecimento.
Portanto, é notável que o Estado deve intervir para atenuar esse problema. A priori, deve o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolver projetos em escolas e faculdades, os quais visaram desenvolver a capacidade de filtrar as informações realmente importantes e verdadeiras, a fim de evitar a desinformação causada, por exemplo, pelas fake news.
Thamirysbds
Thiago, olá, desculpa a demora! Sua redação está muito boa, o único problema na argumentação foi o D2. Por eu ter visto o texto motivador, eu sei que tudo ou quase tudo você tirou de lá para montar sua fundamentação, o que é errado, pois enquanto vc tava tirando informação de lá, tudo isso conta como a citação, ou seja, seu D2 não ha o fundamento.
Sobre a argumentação foi apenas isso, tome cuidado pq a C3 é bastante afetada. Ja sobre a norma culta encontrei alguns erros de vírgula e concordância, são eles:
Intro: (no) Brasil hodierno[,] o excesso…
Intro: problemas[,] como (fake news e o desinteresse) em aprender
D1: “discerminação” existe? acho que é “disseminação”
D1: use o “este/a” para evitar repetições, caberia melhor “estas” depois de “Decerto”
D1: “fake news” são palavras estrangeiras, precisa ter aspas
D1: “atinge[m] seus usuários…”
D1: “que[,] se desatentos e não forem atrás de fontes confiáveis para verificar a veracidade dos fatos[,] ficam…”
D1: “ nessa informação” o plural cabe melhor para enfatizar uma visão indefinida
D1: “ temos a comunidade” você não tem nada, tem-se
D1: “ que espalham” espalha
D2: “ respostas, causa” tira a virgula
D2: “ acarreta em uma sociedade” quem acarreta acarreta alguma coisa – VTD tire o “em”
Conclusão: “ quais visaram desenvolver “ visem – subjuntivo
C1: 3
C2: 5
C3: 4
C4: 5
= 17
Laysaa0
Olá, tudo bem?
– A sua introdução está boa, porém, deveria estar melhor elaborada, mostrando mais a sua opinião e desenvolvendo-a.
– Seus desenvolvimentos estão bons, alguns fatos foram pouco elaborados e desenvolvidos.
– A sua conclusão está boa, você fez uma proposta, e mostrou quais órgãos podiam ajudar a diminuir o problema.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Percebi erros de vírgula, sintaxe, e expressões como “A priori” não devem ser usadas. Alunos nota 1000 não recomendam.
C2: 160
Repertório improdutivo no D1 e o da introdução está muito superficial. Você não fugiu do tema, mas a C2 também avalia o uso de repertório e a estrutura do texto.
C3: 160
Como eu disse, repertório no D1 improdutivo, o que afeta na argumentação. O D2 está ok.
C4: 180
Gostei dos conectivos, muito bom!
C5: 160
O seu modo/meio é um agente? Não entendi.
Nota final: 820
A redação está boa, atente-se aos erros e melhore. Bons estudos e um abraço :)