Em sua obra “Ética Ambiental”, o filósofo australiano Peter Singer disserta que é preciso assumir uma postura ética em relação aos seres humanos e ao meio ambiente. O pensamento de Singer continua válido nos dias atuais, a partir da importância que se deve dar ao uso de energias renováveis no Brasil. Com base nesse viés, é fundamental discutir fatores que ainda interferem na utilização de matrizes energéticas limpas como os custos financeiros elevados de energias renováveis e os autoconsumidores.
Diante desse cenário, o elevado investimento financeiro em fontes renováveis de energia tem dificultado o uso massivo delas. Nessa ótica, o contratualista Thomas Hobbes, pontua em “Leviatã”, que “o homem é lobo do homem”. Porquanto, nessa esteira, entre usar energias renováveis e a matriz de energia hidrelétrica, o indivíduo ainda prefere este uso àquele, apesar de saber que pode causar mais danos à natureza e da sua escassez. Logo, para um país que objetiva ser desenvolvido, a energia hidrelétrica não deveria mais ser preferência de exploração.
Ademais, o alto índice de preços cobrados de consumidores pelo uso de energias limpas tem inviabilizado a disseminação do uso delas, principalmente pela população mais carente. Isso se dá, justamente, por a renda do consumidor brasileiro ser muito baixa, o que o faz optar, de forma obrigatória, por um meio mais barato. Nesse pensamento, a terceira Lei de Newton esclarece que toda ação provoca uma reação. Assim, o alto custo das energias renováveis prejudica, além do meio ambiente, por meio da exploração da matriz hidrelétrica, o próprio ser humano.
É necessário, portanto, que o Ministério de Minas e Energia – responsável pelo atendimento de demandas de promoção de energias – deve criar políticas públicas de redução dos custos de energias limpas, por meio de campanhas institucionais na internet e na TV, que popularizem o desenvolvimento sustentável no Brasil. Essa iniciativa terá a finalidade de mitigar as despesas dos consumidores com energia hidrelétrica. Dessa forma, em desfavor da degradação do meio ambiente, o país terá, de fato, o uso de energias renováveis com sustentabilidade e com redução de custos.
Thatapesteli
C1 – O texto está muito bem escrito, está dentro dos padrões da lingua portuguesa, apesar de alguns erros, o que se perde pontos
C 2 – O tema está muito bem compreendido e corresponde aos argumentos propostos
C3 – há presença de argumentos junto a repertórios socioculturais
C4 – Linguagem argumentativa está muito boa
C5 – Há proposta de intervanção dentro dos parâmetros exigidos.
Logo, sua redação está muito boa, parabéns.
Nayana Suellen
Olá! =)
Primeiramente, gostaria de destacar que não sou uma profissional da área, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação.
Correções:
“dificulta”
“inviabiliza”
“Internet” – com I maiúsculo.
Considerações:
Sua redação está bem escrita. Apenas se atente às palavras que podem ser simplificadas e aos fechamentos dos parágrafos. Se atente também aos conectivos que deve haver entre parágrafos. Ademais, aconselho retomar, ao final da redação o repertorio que usou na introdução.
Notas:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 880