Iniciante

Tema: A importância do acesso amplo a vacinação no Brasil ( coloquem a nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)

  • 2

É importante ressaltar que a “Revolta da Vacina”, ocorrida durante o período da República Velha, teve como um de seus estopins o desconhecimento populacional da época sobre os benefícios gerados através da vacinação. Porém, em nossa contemporaneidade tal questão vem a se repetir, de modo a haver uma queda preocupante nas taxas a respeito da problemática, tendo em vista o difícil acesso, aliado a falta de informações que contribuem para uma população ignorante e massificada.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a cobertura vacinal tem caído cada vez mais em contramão. Assim, tal fato pode ser justificado pelo descaso estatal diante de uma atual crise de vacinação, haja vista que contribui para uma consolidação do problema, isto é mesmo a saúde vindo a ser um pilar garantido constitucionalmente, o Estado acaba por falhar na priorização de investimentos em campanhas e recursos que garantam a vacinação ampla. Além disso, o difícil acesso a locais de vacinação se faz um impasse, tendo em vista que moradores da periferia e do interior contam com uma escassa campanha vacinal, além de várias regiões não contarem com uma unidade básica de saúde, logo tais empecilhos corrobam com a precária situação.

Outro fator relevante, é a falta de informações que dificultam no controle de doenças, em virtude de muitos não conhecerem os riscos que a não imunização pode gerar à saúde, além de reduzir a segurança da população brasileira. Ademais, com o surgimento da era digital veio o surgimento da disseminação de fake news, em que ocasionam manifestações de patologias capazes de interferir diretamente na escolha dos pais por exemplo, em levarem seus filhos para se vacinar. Diante disso, uma pesquisa realizada pelo site G1, explícita que cerca de 45% dos responsáveis não levam seus filhos em campanhas de vacinação, devido os movimentos antivacinas que irradiam notícias contra sua eficácia. Nesse sentido, tem-se uma preocupante potencialização de notícias falsas, que por conseguinte tornam nossa população mais vulnerável a doenças.

Portanto, faz-se evidente que a vacinação no Brasil possuí entraves que precisam ser combatidos. Logo, cabe a mídia em conjunto com instituições educacionais em parceria com os pais, promover uma conscientização a respeito das fake news disseminadas por meio de debates em redes sociais e em salas de aulas, além de garantir os riscos gerados por uma não imunização a todos os brasileiros. Ademais, os órgãos governamentais deveriam investir em um número mais de unidades básicas de saúde no inferior e em periferias, além de melhores recursos para uma vacinação em massa que abranja a todos localidades, em principal as precárias. Assim, espera-se que a população se conscientize da necessidade de uma vacinação.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: perfeita, só tiraria esse: “é importante resaltar que”, eu começaria escrevendo: A “Revolta da Vacina”,… Está bem contextualizado e a tese está claríssima. Parabéns.

    Desenvolvimento 1: creio que no final do desenvolvimento você se confundiu e escreveu errado palavra: “corrobam” o correto é “corroboram”, fora isso está perfeito. Argumentou bem, utilizou conectivos.

    Desenvolvimento 2: está perfeitoo, trouxe um dado estatístico para comprovar seu argumento. E um contexto histórico: “surgimento da era digital”, parabéns.

    Conclusão: perfeita, bem detalhada.

    NOTA:

    C1:160, porque têm alguns erros ortográficos.

    C2: 200, perfeito trouxe outra área do conhecimento e dado estatístico.

    C3: 200, ótima argumentação.

    C4: 200, utilizou vários conectivos.

    C5: 200, perfeitamente escrita.

    TOTAL: 960

    Se poder dá uma olhadinha nas minhas redações seria bom. Agradeço desde já.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.