Tema: A importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil

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Desde a descoberta do Brasil, no ano de 1500, os portugueses já colocavam a frente suas necessidades lucrativas ao bem-estar da natureza, um modelo disso foi o Pau-Brasil, que foi muito explorado naquele período. Neste sentido, hodiernamente, este cenário ainda é muito comum, uma vez que, o sistema capitalista é predominante no país. Dessa maneira, é necessária análise concreta da problemática, com ênfase na negligência das empresas e na falta da conscientização, na qual trazem contornos específicos a ao mal-estar da sociedade.
Sob esse viés, urge citar a negligência das empresas como promotora desse problema. Segundo o artigo 225, da Constituição brasileira de 1988, das leis ambientais, define a importância de preservar o ecossistema através da recuperação ambiental. Contudo, as empresas não atacam essa lei, um exemplo disso foi o desastre de Mariana, que devido a ausência de medidas preventivas, trouxe danos irreversíveis à muitos rios, matas e diversas mortes. Logo, percebe-se que essa falta de prevenção e fiscalização, tanto das companhias quanto do governo, afeta diretamente o meio ambiente. Desse modo, faz-se necessária reformulação dessa postura estatal urgente.
Ademais, pode-se citar a falta de conscientização como promotor desse óbice. Segundo Francis Bacon,” Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe”. Seguindo essa linha de raciocínio, como o
homem retirou do meio ambiente muito além do necessário, é essencial o uso da preservação , no entanto, esse ciclo vicioso de oferta e procura, que só desvaloriza
a matéria-prima não se extingue. Esse quadro só aumenta, visto que , hoje, com a força do capitalismo, o corpo social não vê a gravidade do problema, fazendo com que resta da natureza se deteriore aos poucos.

Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas, já que trazem consequências a natureza. Para combater essas entraves, o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria municipal do Meio Ambiente, devem promover uma demanda maior de fiscalizações nas companhias, com a finalidade de que desastres como o de Mariana não se repitam. Ademais, o Poder legislativo, deve formular as leis ambientais, por meio de corporações de punições, como o aumento do tempo de detenção, e ressarcir famílias atingidas por esses infortúnios, com intuito de que casos como esse diminuam consideravelmente.

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3 Correções

  1. Tema: A importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    Desde a descoberta do Brasil|1|, no ano de 1500, os portugueses já colocavam a (*à) frente suas necessidades lucrativas ao (*Sugestão: Em detrimento do) bem-estar da natureza, um modelo disso foi o Pau-Brasil, que foi muito explorado naquele período. Neste (*Nesse) sentido, hodiernamente, este (*tal) cenário ainda é muito comum, uma vez que, (*sem vírgula aqui) o sistema capitalista é predominante no país|2|. Dessa maneira, é necessária (*a*) análise concreta da problemática, com ênfase na negligência das empresas e na falta da conscientização, na qual (*as quais) trazem contornos específicos a ao (*duplicação de artigo) mal-estar da sociedade.

    1 – Quando citamos um período histórico muito relevante e reconhecido, é fundamental colocarmos suas iniciais em Maiúsculo, portanto: “Desde a Descoberta do Brasil…”.
    2 – O porquê o sistema capitalista é culpado da situação atual cheia de descaso para com o bem-estar da natureza? Sempre tente deixar as suas ideias, principalmente as fundamentais, claras.

    — Sua introdução está bem construída! Tem-se a tese (O cenário de descaso com o meio ambiente ainda é um problema vigente) bem clara, aliás, trazer à tona o que vai ser desenvolvido no decorrer do texto foi uma boa decisão.
    Todavia, gostaria de lhe dar uma dica que pode lhe ajudar com a produção futura de redações, tente transcrever o tema proposto na tese, visto que, dessa maneira, você terá mais em claro o caminho que traçará e deixará óbvio a sua compreensão para com a proposta da redação.
    Exemplo:
    “(…) Neste sentido, ao observar tal questão, hodiernamente, no Brasil, nota-se que tal cenário de *descaso para com a natureza*, *devido à falta de ações governamentais e sociais*, ainda é muito comum e reverbera, na sociedade, com *riscos de desastres ambientais*…”
    Entende? Assim, deixará na cara do corretor que você entendeu a proposta; porém isso é apenas uma dica, está tudo bem deixar assim como está.
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    DESENVOLVIMENTO 01:
    Sob esse viés, urge citar a negligência das empresas como promotora desse problema. Segundo o artigo 225, da Constituição brasileira de 1988, das leis ambientais, define (*é definido) a importância de preservar o ecossistema através da recuperação ambiental. Contudo, as empresas não atacam|1| essa lei, um exemplo disso foi o desastre de Mariana, que devido a (*à) ausência de medidas preventivas, trouxe danos irreversíveis à (*a) muitos rios, matas e diversas mortes(2). Logo, percebe-se que essa falta de prevenção e fiscalização, tanto das companhias quanto do governo, afeta diretamente o meio ambiente. Desse modo, faz-se necessária (*a) reformulação dessa postura estatal urgente|3|.

    1 – “Acatam”?
    2 – Quê? Trouxe danos à diversas mortes, ou ocasionou diversas mortes?
    3 – Esse termo “urgente” ficou um tanto desconexo, não seria melhor trocá-lo para “negligente”?

    — Muito bem desenvolvido, bem fechado, apenas um erro pontual: “(…) tanto das companhias quanto do governo (…)” A negligência que estava sendo desenvolvida tem como agente as empresas, não do governo, não tivemos em nenhum momento, nesse parágrafo, a menção do descaso estatal, mas sim das empresas. Para que ele possa ser citado aqui, deve haver uma citação prévia sobre o seu papel em relação ao tema.
    Ademais, recomendo que, no tópico frasal do D1, dê uma contextualização melhor sobre a relação que o assunto que será desenvolvido tem com o tema, em vez de apenas colocar “problemática”.
    ___________________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Ademais, pode-se citar a falta de conscientização como promotor desse óbice. Segundo|3| Francis Bacon|1|, (*dois pontos, em lugar de vírgula) ”Só se pode vencer a natureza (*vírgula aqui) obedecendo-lhe”. Seguindo essa linha de raciocínio, como o homem retirou do meio ambiente muito além do necessário, é essencial o uso da preservação , no entanto, |2| esse ciclo vicioso de oferta e procura, que só desvaloriza a matéria-prima (*Vírgula aqui) não se extingue. Esse quadro só aumenta, visto que , hoje, com a força do capitalismo, o corpo social não vê a gravidade do problema, fazendo com que (?) resta da natureza se deteriore aos poucos.

    1 – Sempre tente referenciar as autoridades que você coloca citações sobre.
    2 – À respeito dessa parte, seria mais apropriado um único período para desenvolver essa contradição: “(…) o uso da preservação. No entanto, esse ciclo vicioso…”
    3 – Repetição de conectivo.

    — Aqui houve um deslize bem grande, vamos passo a passo:

    -> “(…) Ademais, pode-se citar a falta de conscientização como promotor desse óbice. (…)”
    — Muito bem, temos a introdução da ideia central (ausência de conscientização), isto é, a ideia que será desenvolvida a seguir…

    -> “(…) Segundo Francis Bacon, ”Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe”. Seguindo essa linha de raciocínio, como o homem retirou do meio ambiente muito além do necessário, é essencial o uso da preservação…”
    — Como assim? Primeiramente, não entendi o que a frase de Francis tem a ver com a ideia central, logo após tem-se que o homem abusou da natureza, pegando os seus recursos, porém porque é necessário preservá-la? … Sei que é óbvio, mas a clareza é fundamental no seu texto! Você esqueceu de pôr as consequências das ações, aí você poderia concluir que é essencial tomar ações que visem preservar o meio ambiente!

    -> “(…) no entanto, esse ciclo vicioso de oferta e procura, que só desvaloriza a matéria-prima não se extingue…”
    — Em que momento tivemos a menção da lei da oferta e procura? Pensei que estávamos falando sobre os fatores das ações antrópicas sobre o bem-estar da natureza, da ganância humana e como esses fatores reverberam na natureza.

    -> “(…) Esse quadro só aumenta, visto que , hoje, com a força do capitalismo, o corpo social não vê a gravidade do problema, fazendo com que resta da natureza se deteriore aos poucos.”
    — E temos mais um assunto novo, o capitalismo.

    — Sei que esses fatores (ações humanas/capitalismo/lei da oferta e procura) tem até uma ligação, mas parecem estar jogados aqui, sem relação. Ademais, eles não tem nada a ver com a ***conscientização***, que foi esquecida totalmente. “-”

    Em suma, nesse parágrafo, não tivemos o desenvolvimento do tópico frasal, nem a conclusão de nenhum assunto que está contido aqui.
    ____________

    CONCLUSÃO:
    Em vista disso, percebe-se|1| que medidas devem ser tomadas, já que trazem consequências a (*à) natureza. Para combater essas (*esses) entraves, o Ministério do Meio Ambiente (*Agente), por meio da (*Meio) Secretaria municipal do Meio Ambiente, devem (*deve) promover (*Ação) uma demanda maior de fiscalizações nas companhias (*campanhas)|2|, com a finalidade de que desastres como o de Mariana não se repitam (*Efeito). Ademais, o Poder legislativo (*Legislativo) (*Agente2), deve formular (*Ação2) as leis ambientais, por meio de corporações de punições (*Meio2), como o aumento do tempo de detenção, e ressarcir|3| famílias atingidas por esses infortúnios, com intuito de que casos como esse diminuam consideravelmente (*Efeito2).

    1 – Repetição de termo.
    2 – Que campanhas?
    3 – O Poder Legislativo vai formular as leis ambientais por meio de ressarcir famílias atingidas?
    — Bem, nessa conclusão, temos duas propostas. Na primeira, não achei o Detalhamento de nenhum elemento; na segunda, idem.

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    Vamos lá!

    C1 – 120pts: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    C3 – 120pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com algumas falhas, em defesa de um ponto de vista.

    C4 – 160pts: Presença constante de elementos coesivos e poucas repetições.

    C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Somando, então, temos: 760pts!

    PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3

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  2. olá tudo bem?

    vamos a correção:
    _ se atente para transpor a redação para o papel, pois ela esta bem extensa…..

    Introdução: repetição da palavra “foi”, mas de resto está tudo perfeito.

    Desenvolvimento 1: expressão errada: “Contudo, as empresas não atacam essa lei”- ACATAM, mas de resto está tudo certo.

    Desenvolvimento 2: repetição da palavra “só”

    Conclusão: sua primeira frase ficou confusa: “Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas, já que trazem consequências a natureza.”, quem trazem consequências a natureza? as medidas a serem tomadas? ou as ações? , ficou confuso, cuidado!
    _”essas entraves,”- correto: ESSES
    – “Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria municipal do Meio Ambiente, devem”- nesse caso seu “por meio” indica apenas um sujeito que realiza a sua ação atreves de uma subdivisão menor. correto: DEVE ( vc poderia utilizar no plural caso trocasse por meio da por e)
    _”Ademais, “- você já usou esse conectivo no inicio do D1, nesse caso perderia ponto!

    _”esses infortúnios, com intuito de que casos como esse diminuam consideravelmente.”- você repete muito a palavra esse durante seu texto e também outros pronomes demonstrativos.

    _ Você fez duas propostas de intervenção, mas não há necessidade de tanto….

    espero ter ajudado!!
    bons estudos e continue escrevendo!

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  3. De início posso dizer que sua intro ficou muito boa, encaixou bem um repertório e soube conectá-lo ao tema, no fim apresentou seus argumentos, que por sinal são cruciais nesse tema. No seu D1 notem um erro em “atacam” ao invés de “acatam”, fora isso o seu d1 ficou incrível, você soube argumentar muito bem. Seu D2 ficou muito bom também, porém, não gostei do fechamento, acredito que seria melhor não usar a expressão “fazendo com que” na redação, faz o seu texto perder um pouco de fluídez, melhor usar conectivo já que deixa seu texto mais fluído e pontua na competência 4 se não me engane. Na sua conclusão há um erro de concordância ao meu ver ao usar o “devem”, pois não são orgãos que estão juntos, é a Secretaria da Educação que deve fazer, ela faz parte do Ministério, mas cuida dessa questão por conta própria. Fora isso sua conclusão cumpriu o que se pede, só uma dica, não usa o “Por Meio de” mais de uma vez, usa outro conectivo como “através de”. Então bons estudos.

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