Iniciante

TEMA: A importância da valorização dos símbolos nacionais brasileiros

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“Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso, e o teu futuro espelha essa grandeza, Terra adorada”. Fora dos estádios de futebol, o hino nacional é cantado, muitas vezes, por obrigação e sem significado. Diante desse fato, ressalta-se uma urgência na procura pela “brasilidade”que, por sua vez, pode se relacionar, a princípio, com a valorização dos símbolos nacionais brasileiros. No entanto,tal ação enfrenta desafios como o descaso do seu povo com a promoção da nação e a valorização da cultura estrangeira em detrimento da nacional.

Em primeira análise, é válido comentar sobre a falta de patriotismo do brasileiro. Esse comportamento é perceptível quando os tupiniquins são questionados sobre os diversos símbolos de seu país como a bandeira, nem todos sabem o que cada cor ou cada estrela significa, muito menos que a única estrela, em cima de “Ordem e Progresso”, representa o Pará. Ademais o próprio hino é cantado errado por grande parte da população e, por consequência, há diversas interpretações equivocadas. Contudo, isso não é culpa dos brasileiros que desde muito novos são forçados a decorar e cantar o hino na semna da pátria. Por isso, medidas devem ser tomadas para que “Entre outras mil, és tu Brasil, ó Pátria amada!”tenha sigmificado para seu povo.

Além disso, durante sua história, o Brasil vangloriou símbolos estrangeiros. Nos primórdios, tudo que vinha da Europa era muito melhor do que a produção do próprio país, depois, o que vinha dos Estados Unidos passou a ser prestigiado. Essa atitude de se colocar em um situação de inferioridade em face do resto do mundo é, segundo o escritor Nelson Rodrigues,o “Complexo de vira-lata”. Assim, nesse cenário, é imprescindível realçar movimentos brasileiros que buscaram a brasilidade como a Semana da Arte Moderna, pois o brasileiro deveria se sentir brasileiro em todos os momentos, em todas as áreas e não só no Carnaval ou em um estádio de futebol.

Diante do exposto, é possível observar que são necessárias transformações. Para tanto, a Escola, instituição responsável pela formação do indivíduo, deve promover a valorização dos símbolos nacionais, por meio de aulas, palestras e debates que aborde os símbolos de maneira a esclarecê-los para que todos possam se sentir pertencentes à nação e aprendam sobre a pátria. Assim, com maior conscientização, haverá maior possibilidade de, a médio e a longo prazo, alterar a mentalidade do brasileiro em relação ao patriotismo.

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2 Correções

  1. C1 -> 200. Beatriz, a escolha por orações, em geral, na ordem direta é uma decisão acertada. Além de facilitar a leitura, é possível evitar alguns erros da gramática. Encontrei apenas um erro de concordância “aborde” e alguns de vírgula. Não sou a melhor pessoa para avaliar lhe nessa competência, mas segue o fio.

    C2–>120.Acredito que você tangenciou o tema proposto. Onde está a importância devalorizar o nacional? Sua estratégia de desenvolvimento é problemática.Demais, seu texto é do tipo dissertativo-argumentativo com 3 partes não-embrionárias, isto é, você tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Sobre seu repertório, o único, do Nelson rodrigues, ele é legitimado, mas não é produtivo ou pertinente ao tema. Beatriz, procure, além de citar outras referências, relacionar o seu conhecimento com o tema proposto. Você tem opinião, argumenta, mas o seu repertório e falho, principalmente os dados que você apresenta sobre a população.Seria senso-comum?

    C3->160.Beatriz, você lembra de suas teses? “urgência na procura pela “brasilidade”que, por sua vez, pode se relacionar, a princípio, com a valorização dos símbolos nacionais brasileiros” ,” o descaso do seu povo com a promoção da nação” e “valorização da cultura estrangeira em detrimento da nacional”. Você desenvolveu essas informações ao longo do texto, mas é preciso de ter atenção a sua estratégia de desenvolvimento. Além disso, seu texto apresenta uma contradição. Você culpa o brasileiro pela falta de brasilidade, de nacionalismo, pelo descaso; mas depois disse que não é culpa dele? Se essa era sua ideia, deveria ter anunciado antes. Há também um problema de progressão textual. Você acha necessário afimar que muitos não sabem sobre a estrela representar o Pará? Você não acha que saiu do caminho para a casa da vovózinha? Desculpe, é que eu escrevi caminho e lembrei da chapeuzinho. risos. Cuidado com a estratégia de desenvolvimento e com contradições. Esta poderia tirar ainda mais pontos.

    C4-> 200. Não encontrei nenhuma inadequação no uso dos conectivos/nexos. Eles são diversificados e estão presentes em todo o texto. Mas vale anotar sobre o uso de “Nos primórdios”. Quando seria esse ” primórdio? Brasil pré-cabral? Brasil colônia? Império do Brasil? você precisa deixar isso certo.

    C5->200. Beatriz, você tem todos os 5 itens dessa competência.
    Agente->A escola
    Ação->deve promover a valorização dos símbolos
    Meio->meio de aulas, palestras e debates
    Finalidade/Efeito->para que todos possam se sentir pertencentes à nação e aprendam sobre a pátria.
    Detalhamento-> instituição responsável pela formação do indivíduo, que aborde os símbolos … e haverá maior possibilidade de, a médio e a longo prazo, alterar a mentalidade do brasileiro em relação ao patriotismo.

    Beatriz, sua nota é 880.
    Parabéns, espero que tenha gostado da minha correção. Abraços, continue escrevendo.

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