Carlos Drummond de Andrade, escritor modernista brasileiro, redigiu um poema chamado “No meio do caminho” que expõem de maneira figurada alguns problemas que afetam o andar da vida das pessoas. Analogamente, os acidentes de trânsito no Brasil são grandes impecilhos para a continuidade da história do povo canarinho, tendo como suas principais motivações o uso excessivo de bebidas alcoólicas e a tecnologia abundante na nova ordem mundial.
Sobre o referido exposto, segundo o jornal “The News” cerca de 16 mil pessoas morrem ao ano vítimas da combinação álcool e volante. Em síntese, de acordo com o filósofo Thomas Hobbes “o homem é o lobo do homem” o que justifica a autossabotagem do ser humano ao ingerir bebidas alcoólicas e pegar na direção do veículo, mesmo sabendo das consequências. Decerto, faz-se mister melhores políticas para a contenção da dupla mortal, que hoje pode ser considerada uma crise grave no sistema de saúde brasileiro.
Ademais, é imperativo ressaltar que com o avanço da globalização o uso líquido e exacerbado das tecnologias de comunicação podem justificar os maiores acontecimentos de acidentes no trânsito na nação brasiliense. Por exemplo, aplicativos de GPS como o “Waze” expõem lugares que estão tendo blitz, induzindo indiretamente os indivíduos à beberem mais sem preocupações de punições, logo, há o agravamento da periculosidade das ruas e rodovias. Desse modo, iniciativas como as blitz policiais para a redução de catástrofes no meio social, são desvalorizadas e o estado deve intervir com mais projetos para a proteção pública e individual dos cidadãos, direito promulgado pela Constituição de 1988.
Assim, medidas exequíveis são de extrema importância para a prevenção de acidentes veiculares no âmbito social brasileiro. Dessarte, com o intuito de mitigar as problemáticas sociais causadas pela irresponsabilidade diante do volante, o Ministério da Justiça deve promover parcerias com aplicativos de GPS para evitar a disponibilização de informações sobre blitz, para gerar mais consciência à aqueles que estiverem consumindo álcool e não arriscarem sair alcoolizados. Em segunda instância, propagandas publicitárias em conjunto de aplicativos de veículos, como a “Uber”, do Ministério da Justiça e do Ministério da Saúde em rede nacional, devem ser propagadas expondo os problemas causados à si mesmo com o exagero de bebidas alcoólicas, procurando uma maior conscientização pessoal e descontos para clientes dos aplicativos, se estiverem saindo após as 20 horas de bares e baladas, visando maior proteção e evitando que as pessoas saem para beber dirigindo. Por fim, a sociedade entrará em ordem de maneira segura evitando transtornos em seus caminhos.
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL
Compartilhar
EllenHarolenes
Olá, turo bom?
Gostei bastante da sua redação, mostrou que tem um excelente domínio da língua portuguesa, e sua proposta de intervenção foi bem detalhada. A única coisa que tenho a sugerir para melhoria da sua redação é sobre os parágrafos de desenvolvimento. Percebi que você possui bastante repertório e isso é excelente, porém no primeiro paragrafo de desenvolvimento, você usou muito, foi muita informação, na próxima tente focar mais em um e assim desenvolve-lo, para que o corretor não seja bombardeado com muita informação em poucas linhas.
Espero ter ajudado,bjs.