Tema: a importância da educação financeira para o desenvolvimento nacional

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TEMA: A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL

De acordo com a Constituição Federal Brasileira, a educação é direito dos cidadãos e deve do Estado e da família. Desse modo, nesse contexto, inclui-se a educação financeira, que é de fundamental importância para a formação de uma sociedade mais consciente e com melhor qualidade de vida. Todavia, não é isso que acontece, tendo em vista o endividamento e a má gestão de renda dos brasileiros.

Decerto, muitas são as razões pelas quais as pessoas contraem dívidas, seja por não ter conseguido pagar o infinito financiamento de bens adquiridos, ou, seja por não conseguir quitar aquele empréstimo que pegou com o banco, e, no fim, isso tudo acaba as levando à inadimplência junto ao setor de crédito.

Ademais, atitudes como falta de planejamento financeiro, consumo excessivo de coisas desnecessárias e o só pensar a curto prazo demonstram o quão mal a população nacional administra seus recursos.

Assim sendo, fica claro que é necessário educar a sociedade financeiramente. Portanto, o governo federal junto aos canais de mídia e a secretaria da educação deveriam oferecer, gratuitamente, programas televisivos e afins abordando esse tema. E também, as escolas poderiam estruturar programas mensais para os alunos e familiares os incentivando e dando dicas sobre gestão financeira familiar. Por meio disso, ter-se-ia cidadãos mais conscientes e saudáveis financeiramente.

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5 Correções

  1. Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: sua gramática precisa melhorar um pouco.
    Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: Você não fugiu do tema e apresentou fatos interessantes.

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  2. C I – 120, 1º erro:
    no trecho: “as pessoas contraem dívidas”, esse contraem é relacionado à problemas de saúde, busque usar “adquirem, assumem”
    2º erro:
    não é legal usar “ou” entre vírgula, adote usar apenas ou seja, entretanto, etc.
    3º erro:
    na intervenção, busque SEMPRE usar os agentes com iniciais maiúsculas, ignorando isso vc terá sua nota prejudicada, atenção: Governo Federal, Poder Público, Ministério da Educação.
    C II – 160, você utiliza um repertório superficial, busque aperfeiçoar em repertórios, são chaves para o sucesso na redação
    C III – 160, articula muito bem as ideias, porém senti falta de exemplificação de dados e índices, isso pode te prejudicar no enem
    C IV – 200, possui conectivos variados, sem repetições, em todos os períodos
    C V – 120, você não apresenta detalhamento de ação/modo meio, também não apresenta a real solução para o problema, citando somente o agente e a ação.

    Nota – 760

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  3. Olá, tudo bem?
    Sua redação foi bem desenvolvida apesar de alguns desvios.

    Introdução: Você deveria ter expressado melhor a sua tese, ainda falta um “algo a mais” antes de você apresentar, de forma superficial, seu desenvolvimento/ argumentos.

    Desenvolvimento 1: apresenta características meio… Uma dinâmica/conversa com o corretor. Creio que isso não seja muito bom tá?
    Outro ponto: senti muito a falta de uns “adereços” como alusões históricas, ou citações…

    Desenvolvimento 2: Está muito vazio, tem uma boa desenvoltura, porém um certo “vazio” que poderia diminuir sua pontuação.

    Conclusão: Alguns agentes interventores poderiam ter sido abordados, a proposta foi boa e bem desenvolvida.

    Observações a mais: cuidado com a pontuação (em especial a vírgula), você colocou de mais em alguns lugares e ela se fez ausente em outros. Creio que tenha sido na hora de digitar o texto… Mas tudo bem. Procure mais textos, livros ou… momentos históricos que poderiam somar em sua redação!

    Não me sinto pronto para dar uma nota… Mesmo assim, espero ter ajudado. ;)

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  4. C I – 120, 1º erro:
    no trecho: “as pessoas contraem dívidas”, esse contraem é relacionado à problemas de saúde, busque usar “adquirem, assumem”
    2º erro:
    não é legal usar “ou” entre vírgula, adote usar apenas ou seja, entretanto, etc.
    3º erro:
    na intervenção, busque SEMPRE usar os agentes com iniciais maiúsculas, ignorando isso vc terá sua nota prejudicada, atenção: Governo Federal, Poder Público, Ministério da Educação.
    C II – 160, você utiliza um repertório superficial, busque aperfeiçoar em repertórios, são chaves para o sucesso na redação
    C III – 160, articula muito bem as ideias, porém senti falta de exemplificação de dados e índices, isso pode te prejudicar no enem
    C IV – 200, possui conectivos variados, sem repetições, em todos os períodos
    C V – 120, você não apresenta detalhamento de ação/modo meio, também não apresenta a real solução para o problema, citando somente o agente e a ação.

    Nota – 760

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  5. Saudações, Camila ^^
    Li a sua redação e vejo que você está no caminho certo, o que é ótimo!

    Porém, há algumas imperfeições em seu texto que implicam em sua nota final:

    —- ESTRUTURA: Sua redação tem a estrutura desproporcional, em relação com o modelo correto, cobrado pelo ENEM. A introdução deve apresentar um tamanho menor do que o desenvolvimento e semelhante à conclusão. Seu desenvolvimento está menor, quando comparado com a introdução e com a conclusão.

    —- DADOS: A sua redação não tem muitos dados, o que é um erro crítico. Se você almeja uma nota com mais de 900, é crucial que você coloque dados que já foram provados.

    Sua redação tem alguns erros de pontuação. É sempre bom revisar antes de mandar para o corretor.

    Espero ter ajudado ^^
    Treine esses pontos fracos e você terá uma redação muito boa ;D

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