TEMA: A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL
De acordo com a Constituição Federal Brasileira, a educação é direito dos cidadãos e deve do Estado e da família. Desse modo, nesse contexto, inclui-se a educação financeira, que é de fundamental importância para a formação de uma sociedade mais consciente e com melhor qualidade de vida. Todavia, não é isso que acontece, tendo em vista o endividamento e a má gestão de renda dos brasileiros.
Decerto, muitas são as razões pelas quais as pessoas contraem dívidas, seja por não ter conseguido pagar o infinito financiamento de bens adquiridos, ou, seja por não conseguir quitar aquele empréstimo que pegou com o banco, e, no fim, isso tudo acaba as levando à inadimplência junto ao setor de crédito.
Ademais, atitudes como falta de planejamento financeiro, consumo excessivo de coisas desnecessárias e o só pensar a curto prazo demonstram o quão mal a população nacional administra seus recursos.
Assim sendo, fica claro que é necessário educar a sociedade financeiramente. Portanto, o governo federal junto aos canais de mídia e a secretaria da educação deveriam oferecer, gratuitamente, programas televisivos e afins abordando esse tema. E também, as escolas poderiam estruturar programas mensais para os alunos e familiares os incentivando e dando dicas sobre gestão financeira familiar. Por meio disso, ter-se-ia cidadãos mais conscientes e saudáveis financeiramente.
SuperTom
Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: sua gramática precisa melhorar um pouco.
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: Você não fugiu do tema e apresentou fatos interessantes.
LucasAlvesbarbosa
C I – 120, 1º erro:
no trecho: “as pessoas contraem dívidas”, esse contraem é relacionado à problemas de saúde, busque usar “adquirem, assumem”
2º erro:
não é legal usar “ou” entre vírgula, adote usar apenas ou seja, entretanto, etc.
3º erro:
na intervenção, busque SEMPRE usar os agentes com iniciais maiúsculas, ignorando isso vc terá sua nota prejudicada, atenção: Governo Federal, Poder Público, Ministério da Educação.
C II – 160, você utiliza um repertório superficial, busque aperfeiçoar em repertórios, são chaves para o sucesso na redação
C III – 160, articula muito bem as ideias, porém senti falta de exemplificação de dados e índices, isso pode te prejudicar no enem
C IV – 200, possui conectivos variados, sem repetições, em todos os períodos
C V – 120, você não apresenta detalhamento de ação/modo meio, também não apresenta a real solução para o problema, citando somente o agente e a ação.
Nota – 760
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Júlio;)
Olá, tudo bem?
Sua redação foi bem desenvolvida apesar de alguns desvios.
Introdução: Você deveria ter expressado melhor a sua tese, ainda falta um “algo a mais” antes de você apresentar, de forma superficial, seu desenvolvimento/ argumentos.
Desenvolvimento 1: apresenta características meio… Uma dinâmica/conversa com o corretor. Creio que isso não seja muito bom tá?
Outro ponto: senti muito a falta de uns “adereços” como alusões históricas, ou citações…
Desenvolvimento 2: Está muito vazio, tem uma boa desenvoltura, porém um certo “vazio” que poderia diminuir sua pontuação.
Conclusão: Alguns agentes interventores poderiam ter sido abordados, a proposta foi boa e bem desenvolvida.
Observações a mais: cuidado com a pontuação (em especial a vírgula), você colocou de mais em alguns lugares e ela se fez ausente em outros. Creio que tenha sido na hora de digitar o texto… Mas tudo bem. Procure mais textos, livros ou… momentos históricos que poderiam somar em sua redação!
Não me sinto pronto para dar uma nota… Mesmo assim, espero ter ajudado. ;)
Brunomaurici0
C I – 120, 1º erro:
no trecho: “as pessoas contraem dívidas”, esse contraem é relacionado à problemas de saúde, busque usar “adquirem, assumem”
2º erro:
não é legal usar “ou” entre vírgula, adote usar apenas ou seja, entretanto, etc.
3º erro:
na intervenção, busque SEMPRE usar os agentes com iniciais maiúsculas, ignorando isso vc terá sua nota prejudicada, atenção: Governo Federal, Poder Público, Ministério da Educação.
C II – 160, você utiliza um repertório superficial, busque aperfeiçoar em repertórios, são chaves para o sucesso na redação
C III – 160, articula muito bem as ideias, porém senti falta de exemplificação de dados e índices, isso pode te prejudicar no enem
C IV – 200, possui conectivos variados, sem repetições, em todos os períodos
C V – 120, você não apresenta detalhamento de ação/modo meio, também não apresenta a real solução para o problema, citando somente o agente e a ação.
Nota – 760
More_いち_Teen
Saudações, Camila ^^
Li a sua redação e vejo que você está no caminho certo, o que é ótimo!
Porém, há algumas imperfeições em seu texto que implicam em sua nota final:
—- ESTRUTURA: Sua redação tem a estrutura desproporcional, em relação com o modelo correto, cobrado pelo ENEM. A introdução deve apresentar um tamanho menor do que o desenvolvimento e semelhante à conclusão. Seu desenvolvimento está menor, quando comparado com a introdução e com a conclusão.
—- DADOS: A sua redação não tem muitos dados, o que é um erro crítico. Se você almeja uma nota com mais de 900, é crucial que você coloque dados que já foram provados.
Sua redação tem alguns erros de pontuação. É sempre bom revisar antes de mandar para o corretor.
Espero ter ajudado ^^
Treine esses pontos fracos e você terá uma redação muito boa ;D