A precariedade do sistema carcerário brasileiro é um grave problema em pleno século XXI. Isso deve-se ao superlotamento dos presídios brasileiros e a ineficaz do cumprimento das leis de execução penal, que por sua vez, não cumprem o papel de ressocialização do apenado, submetendo-o a condições desumanas no âmbito carcerário.
O encarceramento em massa tem como ponto principal o tráfico de drogas. Levantamento feito pelo G1 revelou que o aumento de presos por esse tipo de crime aumentou 336% de 2005 a 2013. Fruto de uma alteração na lei que endureceu as penas para os traficantes mas teve grande efeito sobre os usuários. Vale ressaltar, que a maioria dos jovens presos por porte de drogas é mediante relato policial, e no ato da prisão eles não possuem acompanhamento de um advogado , o que reforça a suspeita de que muitos traficantes presos, na verdade podem ser usuários. É inerente, que a mistura de presos provisórios (sem julgamento) com presos já condenados é um ponto de grande relevância, tendo em vista que a falta de medidas socioeducativas para ressocialização desse indivíduo, refletirá na integração desses infratores na criminalidade.
Em vista disso, urge ao estado, promover através de projetos educativos ; cursos profissionalizantes, cursos técnicos, escolas dentro do sistema prisional, práticas de esporte e etc para que o preso obtenha meios de se ressocializar durante o cumprimento da pena. Outrossim, cabe ao STJ ( Superior tribunal da justiça), reformar o sistema da justiça para combater a lentidão nos processos judiciais, que muitas das vezes obstem o detento da audiência de custódia. Portanto, é importante que se tenha em mente, que o aumento de presídios não irá resolver o “inchaço ” no sistema penitenciário brasileiro, mas que a efetivação das leis de modo que traga a reintegracao social dessa parcela da população é o caminho para uma sociedade mais humana .
POR FAVOR : Coloquem notas por competência:))
Isaella
A precariedade do sistema carcerário brasileiro é um grave problema em pleno século XXI. Isso deve-se ao superlotamento dos presídios brasileiros e a ineficaz do cumprimento das leis de execução penal, que por sua vez, não cumprem o papel de ressocialização do apenado, submetendo-o a condições desumanas no âmbito carcerário.
APONTAMENTOS:
A precariedade do sistema carcerário brasileiro é um grave problema em pleno século XXI. – FICOU BACANA
O restante ficou meio confuso. melhorar a escrita, pois tem conteúdo.
Falta coensão para retomar o desenvolimento 1
thiago1025
C1= 160, boa utilização da norma culta, porém possui alguns desvios
C2= 120, consegue interpretar bem o tema, mas é ínfima a presença das referências de conteúdo.
C3= 140, a existência de apenas um desenvolvimento prejudica o seu ponto de vista. Gostei do trecho” a falta de medidas socioeducativas para ressocialização”, pois aponta para a conclusão.
C4= 160, é preciso melhorar a coesão entre parágrafos.
C5 = 160, é importante detalhar mais sua proposta, no que se refere ao aprofundamento da argumentação.
Arthur.Albuquerque
Competência 1: Domínio da língua portuguesa: 120pts
Competência 2: Compreensão da proposta: 160pts
Competência 3: Organização e defesa: 60pts
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: 120pts
Competência 5: Proposta de intervenção: 120pts
Muitos coisas tem que ser trabalhada!!!!
Uma Redação tem que ter no maximo 2 desenvolvimento;
Muito uso de conectivo e em momentos errados;
Não tem muito coesão no texto;
Tese sem marca de autoria e projeto de texto muito fraco;
Proposta de intervenção vaga, faltou muito elementos como: MEIO MODO E DETALHAMENTO.
TOTAL: 580